terça-feira, 4 de abril de 2017

O Elemento Ar, por Ptolomeu

O ELEMENTO AR. Para esta triplicidade o elemento cristalizador da Força Primária é o Ar. Consideramos que o ar é um grande elemento alimentador, de onde todos os seres vivos extraem sua nutrição, através da respiração. O ar é a grande cobertura que envolve o planeta; sem ele estaríamos expostos ao frio do espaço quando o Sol estivesse iluminando a outra face da Terra. E, estaríamos expostos a uma grande temperatura, quando o Sol estivesse brilhando sobre nosso horizonte. A ciência esotérica considera o ar como o segundo elemento positivo e grande amigo do primeiro: o fogo. É o terceiro elemento, de caráter expansivo, sua primeira casa de domínio e também a 3ª do Zodíaco, correspondente ao signo de Gemini que rege, no corpo humano, os braços e os pulmões.

OS SIGNOS DESTA TRIPLICIDADE (Gêmeos, Libra e Aquário). Chamados signos aéreos são, devido ao elemento ar, quentes e úmidos. Correspondem à substância mental e ao temperamento sanguíneo, que se distingue por amizade, concórdia, inteligência e faculdades mentais. Correspondem a três estados da mentalidade:


  • O despertar do intelecto; neste sentido corresponde aos primeiros estudos.
     
  • A erudição científica, a expressão artística, seja gráfica ou literária.
     
  • A mentalidade criadora, desvelada pela intuição que permite o descobrimento de novas técnicas, filosofias ou formas artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário