terça-feira, 1 de novembro de 2016

A Lua na 4ª Casa (Câncer no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas



Enquanto o Sol na 4ª Casa se esforça por livrar-se de uma maior identificação com a família, a Lua na 4ª Casa encontra segurança e um sentido de fazer parte dela dentro dessa estrutura. O refúgio das batalhas da vida é questionado voltando-se para o lar. Mesmo tendo uma família própria, quem tem este posicionamento pode fazer as malas e voltar para sua família de origem quando se apresentam dificuldades. Eles têm necessidade de um lar como uma espécie de retiro e santuário, e por isso estão sempre muito ligados aos acontecimentos e às mudanças da atmosfera nesse ambiente, embora nem sempre consigam demonstrar obviamente seus sentimentos aos outros. Muitas vezes, quando a vida os pressiona demais, eles voltam aos padrões de comportamento da primeira infância. Eu conheço uma pessoa com este posicionamento que quando fica nervosa tem uma enorme necessidade de comer chocolate pois era exatamente isso que a mãe lhe dava quando ela era pequena, para se sentir melhor. É como se houvesse um mecanismo na psique que diz: "Está bem, eu já cresci bastante por ora; agora vou voltar um pouquinho à infância."

Uma criança normalmente procura a mãe para ter segurança e sustento mas, com a Lua na 4ª Casa, é possível que o pai lhe proporcione uma sensação de maior segurança do que a mãe. Algumas pessoas com este posicionamento podem ainda estar procurando por um pai para dar segurança às suas vidas. A longo prazo, os pais têm de ser encontrados num nível arquetípico vindo de dentro do self. Dependendo dos aspectos que a Lua recebe nesta casa, as qualidades de cuidados e sustento podem ter sido aprendidas mais com o pai do que com a mãe.

Às vezes, a Lua de 4ª Casa movimenta-se sem parar procurando um lar ou mesmo um país no qual se sinta mais segura ou no qual se sinta mais à vontade.

Esta é às vezes a condição dentro do lar que flutua. Muitas vezes existe um interesse na linhagem da família, por bens imóveis ou arqueologia, e talvez um forte desejo de viver na água. As condições que envolvem o fim da vida podem ser mostradas pelos aspectos da Lua nesta casa.

Com Câncer no Fundo-do-Céu uma ânsia persistente de paz, segurança e tranqüilidade é o fundamento sobre o qual está construída a vida.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário