segunda-feira, 13 de março de 2017

Anatomia e os signos do zodíaco (autor desconhecido)

Desde tempos imemoriais, cada signo do zodíaco tem um relacionamento específico com determinada área do corpo, de Áries (a cabeça) a Peixes (os pés). O pensamento médico mais recente, astrologicamente orientado, assinalou relacionamentos entre os signos e os sistemas glandular e nervoso.

Tais relações freqüentemente se fazem por polaridade, isto é, relação entre o signo e seu signo oposto. Por exemplo: áries é regido pela cabeça. O signo oposto de áries é libra, que rege os rins. Assim, o ariano pode ser afetado por doenças que tendem a atingir as partes do corpo regidas pelo signo oposto, que é Libra.

Portanto, as dores de cabeça do ariano podem estar diretamente relacionadas com as funções renais, que caem sob a influência de libra. Recomenda-se sempre ler o seu signo e também o signo oposto, para entender mais a fundo a relação do seu signo com o corpo humano.

Descubra a relação do seu signo com os órgãos do corpo humano:

Áries rege a cabeça. Como conseqüência, os arianos freqüentemente sofrem de dores de cabeça. As glândulas arianas são as supra-renais, que lançam adrenalina na corrente sanguínea em caso de emergência — como um arroubo de cólera ou energia arianas —, o que confere aos nativos deste signo a reputação de impetuosos. Tente viver da forma mais relaxada que puder, a fim de evitar concentração excessiva de energia e explosões desnecessárias.

Touro rege a garganta e pescoço. Isso faz com que os taurinos sejam especialmente vulneráveis a resfriados e calafrios. A glândula taurina é a tireóide, e qualquer disfunção desta provoca sérios problemas de peso. Para evitar este tipo de transtorno, faça uso de uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos regularmente. E ao menor sinal de baixa temperatura, agasalhe-se e proteja a região do pescoço para evitar inflamações nesta região tão sensível para os taurinos.

Gêmeos governa os nervos, braços e ombros; também rege os pulmões, e os resfriados podem transformar-se em bronquite. Os geminianos são irrequietos e "vivem com os nervos à flor da pele". São particularmente sensíveis aos males causados pelo fumo. Também devem ficar atentos a alterações nos braços e ombros decorrentes da prática de esportes, como tênis, voleibol e outros que requerem esforços destas regiões. Também pode facilmente ser acometido por dores causadas pelo uso excessivo do computador.

Câncer rege o estômago e o tubo digestivo. Os cancerianos tendem a se aborrecer e preocupar mais do que as outras pessoas, ficando assim sujeitos a indigestões e úlceras, o que lhes dá a fama de portadores de saúde delicada. As glândulas mamarias são atribuídas a Câncer, o signo da maternidade. Portanto, os cancerianos(as) devem ficar sempre atentos à alimentação, evitar alimentos ácidos e com temperos fortes que contribuem para o aparecimento/agravamento dos problemas estomacais.

Leão rege o coração, coluna e dorso. Os leoninos devem ser "moderados" na meia-idade, ou ficarão sujeitos a um ataque cardíaco. Desde muito cedo os leoninos devem ficar muito atentos às dores na coluna e pescoço, pois poderão sofrer mais tarde as conseqüências de abusos, como exercícios muito pesados ou atividades físicas além de sua capacidade. Durante toda a vida, devem praticar o alongamento, caminhadas e outros exercícios que estimulem a musculatura de forma leve. Atividades como natação, yoga, pilates ou RPG são extremamente recomendadas.

Virgem rege o sistema nervoso e os intestinos. Os virginianos apresentam as mesmas indisposições estomacais e intestinais dos cancerianos. Tendem a ser nervosos. É importantíssimo aos nativos de virgem, que cuidem da alimentação. Frutas, verduras e fibras são indispensáveis. Refeições em horários fixos e sem exageros farão grande diferença na vida dos virginianos. O ideal é manter uma rotina de seis refeições diárias, comendo moderadamente em cada uma delas. Quanto ao sistema nervoso, leve uma vida relaxada e sem preocupações em demasia. Se não for possível, devido à rotina do dia-a-dia, é importante praticar alguma atividade zen, como yoga, tai-chi-chuan ou qualquer forma de meditação.

Libra governa os rins. Qualquer alteração no modo de vida do libriano, redunda de imediato em sérios distúrbios renais. Quando há uma mudança na alimentação, por exemplo, o libriano sofre devido à mudança no padrão de moléculas que circulam em seu sangue, que por sua vez, é filtrado pelos rins. Assim, os rins percebem as alterações externas e avisam o corpo em caso de mudanças negativas. Preste atenção à estes avisos.

Escorpião rege os órgãos sexuais. Qualquer repressão dessa energia sexual pode provocar atitudes desagradáveis. Em casos extremos, os escorpianos podem ser cruéis e violentos. Por isso tente meditar e liberar as energias concentradas, conversar com seu parceiro sobre suas fantasias e namorar muito. Os nativos deste signo devem ter particular cuidado com doenças que possam atingir os órgão sexuais, pois são muito suscetíveis a elas. É importante o auto-conhecimento, auto-exame, e ao menor sinal de alterações, procurar um médico.

Sagitário rege o fígado, quadris e coxas. Sendo pessoas ativas por natureza, os sagitarianos ficam apáticos caso não se permitam uma quantidade considerável de atividade física e mental, e aumentam de peso; essa gordura acumula-se nos quadris e coxas, principalmente nas mulheres. Por isso, sempre devem praticar exercícios físicos. Corridas, natação e atletismo em geral são boas opções. O fígado é a maior e mais importante glândula do corpo humano. É responsável pela destruição de hemácias velhas no sangue, pela regulação do armazenamento e liberação de glicose, síntese de proteínas entre inúmeras outras funções. O fígado atua sobre o corpo inteiro. Assim, qualquer alteração, pode trazer problemas graves, como diabete, acúmulo de toxinas, entre outras. Fique atento!

Capricórnio rege os joelhos, ossos e dentes. São comuns os problemas ortopédicos e dentários, bem como o reumatismo. Esportes pesados para os joelhos, como tênis e atletismo devem ser evitados. Toda a atividade física dos nativos deste signo deve ser acompanhada por profissionais de educação física, fisioterapeutas ou médicos, para que qualquer alteração possa ser diagnosticada e tratada a tempo. A alimentação deve conter bastante cálcio, para suprir e fortalecer os ossos e dentes. Exposição ao sol da manhã ou final da tarde é essencial para o capricorniano manter a saúde em dia. Deve evitar friagens a fim de controlar problemas reumáticos. Atividade física leve é recomendada em todas as fases da vida.

Aquário rege a circulação. As pessoas que apresentam uma forte influência de Aquário em suas cartas natais sofrem de varizes e esclerosamento das artérias, e o frio lhes é especialmente penoso. O signo também governa tíbias e tornozelos, e as fraturas são comuns. Nunca permaneça muito tempo sentado ou deitado na mesma posição. Se trabalhar sentado ou em viagens longas, levante pelo menos uma vez a cada hora para se movimentar e ativar a circulação. O alongamento é muito importante e ajuda nesta tarefa. Banhos quentes alternados com duchas frias ativam a circulação e devem ser feitos sempre que possível. Outra boa dica é colocar um calço de aproximadamente 8 centímetros embaixo dos dois pés da cama do lado onde repousam seus pés. Essa ligeira inclinação da cama vai fazer sua circulação melhorar e com isso os membros inferiores desincham durante a noite.

Peixes governa os pés. Quando estes são afetados, mesmo por problemas insignificantes como sapatos que incomodam, o bem-estar geral do pisciano parece ressentir-se. Os nativos de Peixes muitas vezes reagem desfavoravelmente aos medicamentos, e estes devem ser sempre administrados com cuidado, já que mesmo o remédio mais simples pode ter efeitos nocivos. Unhas encavadas devem ser rapidamente tratados com ajuda especializada de podólogos, pois se tratadas incorretamente podem permanecer por longos períodos, afetando sua vida como um todo, causando inclusive distúrbios nervosos e psicológicos. Os nativos deste signo são bastante suscetíveis a micoses nos pés. Estas devem ser tratadas corretamente e por períodos prolongados, para o fungo não cair na corrente sanguínea, espalhando-se para outras partes do corpo. Massagens e escalda-pés podem realizar verdadeiros milagres na vida de um pisciano, pois alivia as tensões acumuladas nos pés, resultando em bem-estar geral.

Extraído de: http://astral.oxigenio.com/anatomia_signos/anatomia_signos.htm sem citação de autoria.