quinta-feira, 22 de junho de 2017

Antíscios dos Planetas, por William Lilly

Além destas e de muitas outras divisões dos signos, achei por bem apresentar de forma simples os antíscios dos planetas.

Os signos antíscios são aqueles que são da mesma virtude e estão igualmente distantes do primeiro grau dos dois signos tropicais, Câncer e Capricórnio, e em cujos graus, quando o Sol lá se encontra, os dias e as noites têm a mesma duração; por exemplo, será óbvio que quando o Sol está no décimo grau de Touro, se encontra tão distante do primeiro grau de Câncer como quando está no vigésimo grau de Leão; portanto, quando o Sol está a dez de Touro, tem o seu antíscio a vinte de Leão; ou seja, ele dá virtude ou influência a qualquer estrela ou planeta que naquele momento esteja no mesmo grau por conjunção, ou a ele faça qualquer aspecto.

Mas, para que se veja melhor e mais perfeitamente onde cai o antíscio em graus e minutos, observe-se a tábua seguinte:


Qualquer planeta em Gêmeos envia o seu antíscio para Câncer ou, estando em Leão, para Touro.

Se se quiser saber os graus e minutos exatos, devem ser calculados da forma seguinte: Vamos supor que Saturno está a vinte graus e trinta e cinco minutos de Leão, e eu quero saber em que parte do zodíaco está o seu antíscio. Em frente a Leão, encontro Touro, portanto concluo que o seu antíscio está em Touro. Para saber o grau e minuto, calcule-se assim:

Ver em que grau e minuto está o planeta, subtraí-los de 30 graus, e o restante indica o grau e o minuto. Como Saturno está a 20º 35' de Leão, subtraio-os de 30º00'.


Aqui subtraio 25 min. de um grau ou de 60 min. que tomo emprestado, e ficam 25 min. O grau que tomei emprestado tirado dos 10, restam 9 graus. Então o antíscio de Saturno cai a 9 graus e 25 min. de Touro, que é o signo que se vê em frente a Leão; mas esta tábua apresenta o cálculo mais rapidamente.


O uso é fácil; se se entrar com os graus inteiros do planeta, as duas primeiras colunas servem; assim, suponhamos que Marte está a 14 graus de um signo, procurar 14 na primeira coluna, em frente está 16, sendo a esse grau que ele envia o seu antíscio.

Se houver minutos, entrar nas quatro últimas colunas; se se entrar com 17 min. na quinta coluna, em frente encontra-se 43, ou primeiro procura-se o signo onde cai o antíscio, depois subtrai-se o número de graus e minutos em que está o planeta de 30, o que resta é o grau e minuto em que se encontra o antíscio; e tal como há antíscios, os quais sendo de bons planetas consideramos iguais a sextis ou trígonos, também há contrantíscios, os quais consideramos como sendo da natureza de uma quadratura ou oposição; e para saber onde se encontram, não é preciso mais do que ver em que signo e grau se encontra o antíscio, e no signo e grau opostos é onde se encontra o contrantíscio; tal como nos exemplos anteriores, estando o antíscio de Saturno a nove graus e 25 min. de Touro, o seu contrantíscio terá de estar a 9 graus e 25 min. de Escorpião.



William Lilly, in Astrologia Cristã.

O livro, em seu primeiro livro, pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com.br/Astrologia-Crist%C3%A3-Livro-B%C3%A1sica-ebook/dp/B014VL3VP4/ref=sr_1_fkmr0_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1497124732&sr=1-1-fkmr0&keywords=William+Lilly%2C+in+Astrologia+Crist%C3%A3



Nenhum comentário:

Postar um comentário