quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Aquário no Ascendente e Leão no Descendente, por Howard Sasportas


Ironicamente, os que têm Aquário no Ascendente (o ponto do autoconhecimento) recebem um sentido mais claro de sua única e particular identidade, ficando para trás e tendo uma visão objetiva e impessoal da vida. Apreciar os acontecimentos, as pessoas, as circunstâncias e mesmo eles próprios de uma perspectiva mais afastada, lhes permite uma imagem mais global ou completa do plano das coisas. Um conhecimento maior do grupo, e um mais amplo sentido do contexto social em que funcionam, substitui um quadro de referência puramente subjetivo ou pessoal.

Como discutimos anteriormente na 11ª Casa, Aquário é corregido por Saturno e Urano. O lado Saturno de Aquário ascendente pode parecer a um grupo uma melhora no seu próprio sentido de identidade ou importância. Junto com isso surgem dúvidas; por exemplo, como "estar no grupo certo", como "fazer o que é certo" etc. O lado mais uraniano do Aquário ascendente, no entanto, pode julgar inapropriado conduzir a vida somente para aumentar ou sustentar a segurança ou o poder pessoal. Algo maior que o self individual deve ser levado em consideração.

Com base nisso, mais do que qualquer outro signo Ascendente, Aquário pode agir de acordo com aquilo que ele ou ela sente que vai sustentar ou melhorar o funcionamento de um todo maior. O signo de Aquário tem sido associado ao mito de Prometeu. Acreditando que a humanidade poderia ser melhor do que era na época, Prometeu roubou o fogo dos deuses e o deu ao homem. Do mesmo modo, Aquário ascendente consegue se encontrar melhor na vida com um sentido de esperança e de visão de um novo futuro: uma crença de que aplicando as teorias ou conceitos certos, as circunstâncias poderiam ser melhoradas; porém, do mesmo modo que Prometeu é punido pelos poderes existentes por seu feito desafiador, alguns prometeanos modernos podem ser condenados, maltratados ou mesmo aprisionados por teorias ou ações que transgridam ou destratem a autoridade estabelecida. E mais, é da natureza da vida que velhas estruturas ou paradigmas, quando apenas sobrevivem ou já ultrapassaram sua utilidade, abram caminho para novos padrões e ideias. Aquário ascendente muitas vezes está sintonizado com as últimas tendências e as novas ideias que pairam no ar.

Normalmente, os ideais associados com Aquário ascendente são igualitários: fraternidade, solidariedade, justiça e igualdade para todos. Por tudo isso, Aquário no Ascendente pode assumir a causa de segmentos da sociedade que o sistema existente condena ou oprime (Abraham Lincoln, certamente nascido ao amanhecer, é considerado como tendo Aquário no Ascendente). Às vezes, a visão deste ascendente é idealista demais e subestima a força da mais insaciável, terrena e aquisitiva natureza das pessoas. Do mesmo modo, quem tem este signo ascendente fica irritado com emoções irracionais e centradas em si mesmo e nos outros que entrem em conflito com suas teorias nobres e utópicas. Immanuel Kant, o filósofo alemão que escreveu sobre ética e estética, tinha Aquário na 1ª Casa. O visionário místico e filósofo Krishnamurti nasceu com Aquário ascendente e Urano na 9ª Casa, a dos ideais elevados.

Leão no Descendente é o lado sombrio de Aquário no Ascendente. Sob a fria objetividade e os ideais igualitários de Aquário pode manifestar-se o anseio leonino por poder pessoal e reconhecimento. Quem tem Aquário ascendente, com todo seu amor à igualdade e à liberdade, é muitas vezes atraído por pessoas de grande prestígio e influência. Pode mesmo haver uma tendência de usar os outros no sentido de conseguir força, poder e importância (Leão na 7ª). Por toda essa falta de egocentrismo eles são capazes de aborrecer alguém durante horas se esse alguém os fizer de bobo numa festa. (A outra pessoa vai ficar na geladeira durante dias.) Leão é um apaixonado e usa seu próprio sentido de self, de honra e de prestígio como primeira base de referência. Para evitar qualquer investida de Leão, seja ela interior ou exterior, o Aquário ascendente fica alerta para não obscurecer demais a visão que Leão tem da vida. Com Aquário, existe o perigo da necessidade de um sistema altamente funcional tomar a dianteira da singularidade, do humanitarismo e da individualidade criativa dos que têm que se adequar a eles. Exemplificando como extremos, o sonho aquariano poderia facilmente tornar-se um pesadelo orweliano.

Fisicamente, Aquário ascendente tende a ser grande, com traços bem delineados, aprimorados, claros e abertos. Em sua aura muitas vezes há uma carga elétrica ou magnética.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário