domingo, 25 de setembro de 2016

Libra no Ascendente e Áries no Descendente, por Howard Sasportas


Enquanto Áries ascendente apela para a ação deliberada, decisiva e autoafirmativa, Libra no Ascendente requer deliberação e ação cuidadosamente escolhidas, baseadas numa constatação objetiva e justa de qualquer situação. Em outras palavras, tudo o que os outros precisam ou querem, tem de ser levado em consideração. Um julgamento reflexivo é a tônica deste Ascendente: várias alternativas são pesadas na balança e a maneira mais apropriada de ser ou agir será selecionada. No entanto, essa capacidade de perceber o ponto de vista dos outros, bem como a habilidade de analisar uma situação por todos os seus lados, pode invalidar a ação. Daí a reputação de Libra ascendente de vacilante, indeciso e de estar sempre "em cima do muro".

Escolhas são bem mais fáceis de serem feitas quando se tem um sistema de valores no qual basear-se. A responsabilidade de estabelecer um conjunto de valores, padrões e ideias, sobre os quais se possa fundamentar uma ação, pesa demais nos ombros deste Ascendente. Seria tão fácil deixar outra pessoa decidir por eles! E mesmo quando Libra ascendente baseia suas ações naquilo que parece ser verdadeiro e justo, será que existe uma garantia de que a coisa vai dar certo até o fim? Um amigo meu é um ávido adorador do sol. Nos raros dias em que o sol brilha claro e forte na Inglaterra, em vez de ficar em casa em seu jardim ele age de uma forma heroica: pega o carro e vai direto para o escritório. Como recompensa, deveríamos imaginar que os deuses devem sorrir para ele por tão honrosa decisão. Mas por que será que sempre chove no seu dia de folga? Libra ascendente precisa aprender a fazer suas escolhas e sofrer suas consequências.

Libra ascendente também significa tentar equilibrar o lado masculino e o feminino da vida, as necessidades místicas e as noções práticas entre cabeça e coração, intuição e lógica e, o mais importante entre o que queremos e precisamos e o que os outros precisam e querem. Libra no Ascendente busca o relacionamento perfeito, a filosofia ideal e por isso tudo o que é harmonioso e agradável. Muitas vezes existe um interesse em artes e uma atração por sistemas abstratos, como a política ou a matemática, que lhe oferecem simetria e conceitos perfeitos. Alguns dos ideais e das crenças de Libra ascendente podem estar muito além das relações mais básicas das realidades da vida. No entanto, ao mesmo tempo, este Ascendente pode ser bastante crítico quando alguma coisa não acontece como desejado ou esperado. Todos que têm este posicionamento podem ser assim: "Em nome da harmonia é melhor que as coisas sejam do meu jeito, tá!" (Será que é Áries aparecendo?)

Os relacionamentos são importantes para Libra ascendente e também necessários para sua evolução e crescimento pessoais. Se Libra está no Ascendente, então Áries está no Descendente. De certo modo, Áries na esfera da vida associada com um parceiro faz surgirem as qualidades librianas. Se um parceiro é terrivelmente egocêntrico e dogmático (um tipo ariano), o ascendente Libra vai ter que aprender a se ajustar e a fazer concessões. No entanto, se a outra pessoa se torna injusta demais, enérgica e exigente, o Libra ascendente aprende a intervir em favor de seu self e a exigir os traços librianos de igualdade e equilíbrio. Os opostos têm uma maneira toda sua de entrar uns nos outros. Se o ascendente Libra não gosta da maneira como você conduz as situações, logo você vai ficar sabendo.
A maioria dos livros de astrologia atribuem a Libra muito charme pessoal e um corpo bem-proporcionado, porém com tendência a engordar devido à preguiça e à autoindulgência. Signos de Ar no Ascendente têm, em geral, uma visão bastante primitiva a respeito delas.

De acordo com os registros de batismo, Adolf Hitler nasceu com Libra ascendendo, enfatizando a ferocidade com a qual Libra luta pela sua filosofia e por seus ideais políticos, destruindo tudo que não se ajusta à visão de harmonia e perfeição. Para o bem do equilíbrio, eu citaria alguns bons exemplos do temperamento de Libra ascendente, como o sensível poeta Carl Sandburg, com Vênus em Peixes na 5ª Casa, a da expressão criativa, e Winston Churchill, com o regente Vênus, na 3ª, a casa da comunicação.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.