sábado, 1 de outubro de 2016

O Complexo Ascendente, por Howard Sasportas



Já mencionamos que grande número de fatores influencia a manifestação do Ascendente além do signo que se encontra na cúspide da 1ª Casa. Isso inclui:

1. O planeta regente do signo que se encontra no Ascendente, e seu posicionamento por signo, casa e aspectos.

2. Planetas junto ao Ascendente (a dez graus da cúspide, seja na 1ª ou na 12ª Casa).

3. Os aspectos do próprio Ascendente.

O Planeta Regente


O planeta que rege o signo que se encontra na cúspide da 1ª Casa, chamado de regente do Ascendente e às vezes conhecido como regente do tema, sugere como o signo que está no Ascendente vai tentar se expressar. Sua posição por signo, casa e aspecto deve ser cuidadosamente examinada.

Por exemplo, se Áries está ascendendo, Marte é o planeta regente. A posição elemental de Marte mostra o que estimula o Áries ascendente. Marte num signo de Fogo é estimulado por algo que sonha ou intui. Num signo de Água, ele é estimulado por emoções ou sentimentos. Marte em Ar é excitado por algo que contempla ou pensa, enquanto Marte em Terra é motivado por algo prático ou concreto que tem de ser ganho com uma ação. Se Marte está em Câncer ou Peixes (Água), a vitalidade física de Áries ascendente é bem menos óbvia do que se Marte se encontra num signo de Fogo, como Áries, Leão ou Sagitário.

O posicionamento por casa do regente do Ascendente sugere a área de vida em que serão feitas experiências muito importantes que influenciarão diretamente o crescimento e a autodescoberta. Continuando com o exemplo de Áries ascendente, o posicionamento por casa de seu regente, Marte, vai aprimorar o campo de experiências que requer a ajuda de Áries, com sua ação e decisão. Se Marte está na 2ª Casa, a pessoa deveria desenvolver maior potencialidade em lidar com dinheiro e com o mundo material. Se Marte está na 3ª Casa, deveria aumentar sua auto-expressão, sua habilidade em se comunicar e em desenvolver seu intelecto para produzir um sentido mais completo do self.

Aspectos com o planeta regente jogam uma luz na maneira como a pessoa funciona bem como na maneira e na direção que a expressão do Ascendente toma. Por exemplo, a qualidade e a direção da energia exibida por um Áries ascendente com Marte em conjunção com Júpiter será bem diferente de um Áries ascendente com Marte em conjunção com Saturno.

O tamanho da 1ª Casa vai depender de um signo de longa ou de curta ascensão estar se elevando com relação ao hemisfério no qual a pessoa nasceu, e também do sistema de casas escolhido para fazer o mapa. Algumas pessoas terão uma 1ª Casa muito ampla, às vezes com um arco maior que 60°. Elas podem ter um signo no Ascendente, outro interceptado e uma parte de um terceiro signo conduzindo para a próxima casa. Todas as qualidades representadas pelos signos que aparecem ali terão que ser desenvolvidas de algum modo, embora o signo da cúspide tenha maior peso. O posicionamento do planeta regente de qualquer signo da 1ª Casa pode ser examinado do mesmo modo que o regente do signo ascendente.

Planetas junto ao Ascendente

Planetas no Ascendente ou junto a ele (dentro de 10°, seja na 12ª ou na 1ª Casa) aumentam ou modificam as qualidades do Ascendente. Se Áries está ascendendo mas Netuno está em conjunção com o Ascendente, a pressa em defender o self é afetada pela sensibilidade e dispersão de Netuno. No entanto, se Júpiter ou Urano se encontrarem ali, a vontade da pessoa e seu direcionamento são aumentados.

Aspectos ao Ascendente

Planetas que fazem aspecto com o próprio Ascendente tendem a mostrar se outras qualidades na pessoa estão em harmonia ou em conflito com o tipo de expressão que o signo Ascendente requer. Por exemplo, um Saturno em quadratura com um Ascendente Áries pode sugerir que o medo, o cuidado ou a reserva (Saturno) iniba a potencialidade total do signo ascendente. Se Saturno está em oposição ao Ascendente, a pessoa pode se sentir limitada pelos outros. Saturno em sextil ou trígono com Áries ascendente sugere que a pessoa tem a exata noção do esforço a ser empregado numa determinada situação e possui também um bom grau de disciplina e prática para levar adiante outros objetivos. Enfim, tanto a natureza do planeta como a natureza do aspecto têm de ser levados em consideração para julgar as influências sobre o Ascendente em questão.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário