domingo, 8 de janeiro de 2017

Saturno na 7ª Casa, por Howard Sasportas

Relacionamentos não são muito fáceis para pessoas com Saturno na 7ª Casa; no entanto, esta é exatamente a área através da qual elas vão ser desafiadas a crescer e a se examinar. Tentanto pular fora, podem se queixar de que o homem ou a mulher certos nunca apareceram, ou lamentar que algum defeito no parceiro tenha sido o problema. No entanto, em vez de apenas acusar o destino, a má sorte ou a escolha indevida, é dentro de si mesmos que irão desenterrar razões pelo desalento de seus assuntos pessoais.

Onde quer que Saturno se encontre, aí está o medo. Muitas vezes estas pessoas criam obstáculos a um relacionamento por medo de ficarem ligadas demais aos outros. Elas podem temer o grau de dedicação que um relacionamento requer e se sentirem aterrorizadas em ficar dependentes demais de outra pessoa. Apavoradas e sempre na expectativa de serem feridas, não podem se arriscar à vulnerabilidade de uma verdadeira intimidade. Como muitas vezes numa 7ª Casa, para se traçar as origens deste tipo de complexos, os relacionamentos de primeira infância devem ser examinados.

Será que se abriram com os pais e foram feridas, rejeitadas ou ma1 interpretadas? Se isso aconteceu, elas ainda hoje se antecipam como sendo inaceitáveis e ma1ªamadas pelos outros. Será que o casamento dos pais era tão péssimo a ponto de obstruir a própria idéia de uma união feliz? Se isso aconteceu, não podem aprender com os erros de seus pais? Procurando respostas e soluções para esse tipo de perguntas, tornam-se mais sábias em relação a si mesmas, aos relacionamentos e à vida em geral. Esta é a dádiva de Saturno na 1ª Casa.

Vi muitos casos de pessoas com Saturno na 7ª Casa reclamando das limitações e das restrições de seus parceiros — se elas não fossem tão esposas, eles conseguiriam muito mais. Algumas vezes, isso é bem verdade, pois escolheram, inconscientemente ou não, homens ou mulheres ostensivamente tiranos como companheiros. No entanto, a crença de que o parceiro as segura é uma forma de autodecepção; contudo, de fato, o que elas fizeram foi projetar seus próprios bloqueios e medos interiores prolongando-se até os parceiros. Mesmo quando ficam livres de seus maridos ou esposas, supostamente castradores, muitas dessas pessoas com Saturno na 7ª Casa encontram outras razões para não se aventurar mais à frente e se expandir. Por que não examinar esses obstáculos internos primeiro?

Saturno na 7ª Casa pode procurar um parceiro seguro. Às vezes, os que apresentam menos risco são aqueles que também não representam uma grande paixão ou, como uma polícia autoprotetora, deliberadamente escolhem parceiros que julgam inadequados ou ausentes em certos pontos. Por isso, se o relacionamento falha, e o outro sai de casa, eles se tranqüilizam achando que estão melhor sem aquele imprestável. Outros ainda parecem escolher parceiros que tenham as mesmas fraquezas que eles e, então, começam a demolir a outra pessoa pelos mesmos motivos que as fazem se sentir infelizes.
Saturno nesta casa também se manifesta pela procura de um parceiro que lhes dê segurança e estabilidade. Por essas razões, este posicionamento muitas vezes foi associado com casamento com uma pessoa mais idosa, uma figura de mãe ou de pai. Isso pode funcionar, mas ao custo de mantê-los pequenos e dependentes. Se isso falhar, será uma bênção, pois ver-se-ão forçados a desenvolver seu próprio manancial interior de força e sustento. Por não ser fácil, trata-se de uma realização que sempre vale a pena.

Saturno na 7ª Casa pode casar-se tarde na vida ou não encontrar mais a completa realização numa união até que seja mais velho — como se o Tempo dos Pais tivesse que lhe ensinar algumas coisinhas antes que um mútuo e sadio relacionamento possa realmente se formar.

No campo mundano, litígios tendem a ser longos e arrastados; seria aconselhável tentar tirá-los do tribunal.