terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Saturno na 9ª Casa, por Howard Sasportas

Os que têm este posicionamento encontram o sério, metódico, conservador e apreensivo Saturno na esfera da religião, da filosofia, da edução superior e das viagens. Eles normalmente têm interesse em religião e filosofia e sentem necessidade de encontrar respostas definitivas para questões básicas sobre o significado e as regras da existência. Não como Júpiter, que consegue justificar quase tudo o que quer fazer; com Saturno nesta casa, o sentido do divino é colorido pelos atributos do velho tirano - Deus é juiz, duro e capaz de punir pelo menor erro. Muitas vezes eles foram educados sob o domínio de formas de religião convencionais ou ortodoxas, e seus "superegos espirituais" são muito fortes e inibidores. Saturno na 9ª Casa deve sentir que aquilo de que Deus gosta ou não gosta está claramente definido, e que há leis e regras estritas designando como a vida deve ser vivida. Transgredir este enunciado seria um desastre. Conseqüentemente, sua filosofia é prática e utilitária. Alguns podem ser colhidos pelos ornamentos exteriores da religião, obcecados pela exata observância da lei e esquecidos do significado interior que existe por trás dessas formas.

Inversamente, há indivíduos com Saturno nesta casa que ficam tão amedrontados com qualquer coisa que cheire a universalidade ou a princípios mais elevados a ponto de se esconderem atrás de atitudes céticas e cínicas. Eles só acreditam naquilo que podem ver, testar e provar. Outros podem estudar seriamente filosofia, teologia ou metafísica, numa tentativa de concretizar, de especificar e de estabelecer verdades maiores. Os Gauquelin encontraram este posicionamento em mapas de cientistas que literalmente fizeram carreira "sabendo" e classificando leis e princípios que governam a vida.

Enquanto os que têm Saturno na 9ª Casa podem temer não serem bastante bons para Deus, eles também se preocupam achando que Deus não está fazendo seu trabalho adequadamente e que poderia tentar carregar o fardo. (Eles tendem também a ter esse tipo de sentimentos para com seus parentes próximos.)

Saturno nesta casa poderia dar lugar ao que Erica Jong chamou de "medo de voar". Enquanto Júpiter na 9ª Casa rumina a respeito de tudo o que pode e vai fazer, Saturno nesta posição fica amedrontado com seu próprio potencial e com medo de correr riscos. Para quem tem este posicionamento, toda vez que eles levantam os braços para alcançar o céu sentem cãibras. Expectativas tão negativas não são bom augúrio para o sucesso de semelhantes aventuras. Mesmo assim, devagar e com persistência, eles tendem a passar por dúvidas e hesitações e chegar lá no fim — quem sabe até antes de Júpiter, que mudou de idéia e tomou uma direção completamente diferente.

Em termos mundanos, Saturno na 9ª Casa vai encontrar algumas dificuldades e não vai se sentir bem se tiver de viajar muito. Alguns podem residir no exterior por necessidade, ou viajar em função do trabalho, mas a idéia deles de divertimento não é a de vagar pelo mundo esperando para ver o que acontece. Eles acham mais seguro ter um futuro planejado; no entanto, ironicamente, quando há épocas em que a agenda fica vazia de compromissos e eles precisam confiar e acreditar em qualquer coisa que o dia seguinte possa trazer, talvez seja este o período mais oportuno para se fortalecerem e crescerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário