segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Urano na 1ª Casa, por Howard Sasportas

Quem tem Urano na 1ª Casa encara melhor a vida tendo a coragem de determinar suas próprias verdades para si mesmo. Se não há caminho, eles tendem a fazer um. Altamente originais e inventivos, apresentam novas descobertas ou idéias em seus vários campos de interesse. Alexandre Graham Bell, que patenteou o telefone, nasceu com Urano em Áries na 1ª Casa. Mary Baker Eddy, a fundadora da Christian Science Church, a única mulher a fundar uma religião, nasceu com Urano em Capricórnio nesta casa. Nikola Tesla, cientista e inventor nascido na Iugoslávia, cuja vida é contada no livro The Prodigal Genius ("O gênio pródigo"), tinha Urano em Touro na 1ª Casa. Tradicionalmente, Urano é associado com a eletricidade, e Tesla foi o primeiro homem que efetivamente utilizou a corrente alternada. Obviamente, quem tem Urano na 1ª Casa desempenha melhor seu papel como líder — eles não conseguem cooperar bem como prosélitos. Como poderiam, com um Urano tremendamente individualista na casa natural de Áries e de Marte?

Falemos a respeito de eletricidade - eles a têm naturalmente. Muitas vezes isso pode ser visto em seus olhos, em seu rosto ou em volta de seus cabelos — algo em torno deles crepita e zumbe. Se Urano está com aspectos difíceis, as pessoas com esta posição podem ser extremamente obstinadas e discordantes, gostando de ser diferentes apenas pelo prazer.

No entanto, elas precisam de muita liberdade pessoal para se encontrarem. Muitos de nós derivam nosso sentido de quem somos sendo a mulher, a mãe, o filho, o patrão, o amante etc. Porém, para os que têm Urano na 1ª Casa, essa representação coletiva tradicional de identidade não é suficiente. Há sempre algo melhor ou diferente que eles poderiam ser e por isso têm grande dificuldade em estabelecer um sentido definitivo sobre quem são. Outros podem achar isso maravilhoso ou dolorosamente irritante.

Basicamente, eles querem apenas ser deixados em paz para prosseguir naquilo que intentam, sem ninguém que os perturbe. Não adianta mesmo querer detê-los. Relutantes em aderir a formas convencionais ou a padrões de comportamento, eles não querem saber de nada que seja falso ou sufocante com a vivacidade de um raio laser. Para os outros, eles às vezes parecem chocantes.

Se Urano está próximo ao Ascendente, pode haver algo inusitado com o nascimento ou com a primeira infância. Um caso extremo que Lois Rodden cita em The American Book of Charts ("O livro americano de mapas") é de um menino brasileiro com Urano em Virgem na 1ª Casa e com muito Aquário na 6ª Casa; ele nasceu com duas cabeças, cada uma comendo e respirando separadamente. Eu também conheço uma criança nascida com Urano na 1ª Casa no Ascendente que foi tirada da mãe adolescente um dia depois do nascimento e adotada. De alguma maneira, com Urano na 1ª Casa, a vida dessa criança não vai ser normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário