quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Urano na 4ª Casa (Aquário no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

Dane Rudhyar escreve sobre Urano na 4ª Casa que ele "aponta para a possibilidade de se tornar construtivamente desarraigado".2 Seja por escolha pessoal ou por inevitáveis circunstâncias externas, quem tem Urano na 4ª Casa não parece limitado pela unidade da família biológica. Ele pode se sentir um estranho, gente de fora ou um invasor de sua família de origem, ou, por alguma razão, sua vida de família na primeira infância foi interrompida e a família desfeita. Este posicionamento de Urano implica uma necessidade de encontrar o lugar a que realmente pertence, pois sua família ou suas raízes raciais parecem não lhe dar esse tipo de compreensão. Muitas vezes, ele requer incansavelmente muito espaço e liberdade para procurar sua verdadeira família ou lar "espiritual".

Temendo a perda de alternativas, os que têm esta posição são algumas vezes relutantes em lançar quaisquer raízes. Talvez haja algum lugar melhor ou mais apropriado para eles ali na esquina. Em certos casos que tenho visto, o rompimento foi atraído externamente como que por destino; algo de fora os impele a um movimento ou à necessidade de se desarraigar. Ou então tudo parece perfeitamente seguro no lar até que o Urano na 4ª Casa seja "bombardeado" por progressão ou trânsito e, de repente, sem mais nem menos, eles se mandam ou a família se desfaz ou muda de alguma maneira.

Este posicionamento também pode descrever um lar familiar diferente. O lar poderia ser usado como lugar de reunião de grupos ou organizações, onde idéias diferentes são trocadas. Eles podem viver numa comunidade utópica ou numa casa que tenha algo nada convencional. O pai (ou um dos pais oculto) pode ter algumas características de Urano. Ele tende a ser pouco convencional ou excêntrico, ou literalmente aparecer e desaparecer do lar. Talvez se sinta frustrado em ser pai. Às vezes, está fisicamente presente mas continua a ser uma pessoa desconhecida com a qual um relacionamento emocional mais íntimo é difícil. Ocasionalmente, tenho visto Urano na 4ª Casa em mapas de pessoas que, enquanto cresciam, observavam seus pais tendo colapsos mentais. De um ponto de vista mais positivo, pode ser um pai muito original, inventivo, livre-pensador e amoroso sem ser sufocante.

Embora isso possa se revelar só com certa idade, quem tem Urano na 4ª Casa, em geral é profundamente inconvencional. Em alguns casos, pode viver de certo modo até a meia-idade e depois mudar radicalmente seu estilo de vida quando Urano faz oposição a si mesmo. Um interesse pela metafísica, por sistemas políticos e filosóficos pode aparecer conforme vai ficando mais velho.

Urano na 4ª é semelhante a Aquário no Fundo-do-céu ou na 4ª Casa. É preciso encontrar uma identidade baseada em outra coisa além da unidade da família. Em certo ponto da vida, ele poderá querer participar de atividades que beneficiem ou melhorem a família ou a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário