sexta-feira, 3 de junho de 2011

Netuno em trânsito com o Ascendente, por Robert Hand

Netuno em conjunção com o Ascendente

Indica um estado mental idealista, algo nebuloso e vago, que não acata a verdade tal como se apresenta. Prefere viver situações complexas, confusas. Tendência a idealizar a todos com que fala, especialmente quando relacionamentos afetivos, e com isso vem muita predisposição a desilusões quando a realidade bate à porta.

Pessoas de caráter débil tendem a ser exploradas por outras para satisfazer aos caprichos egoístas. Não se deve pretender passar por mártir nos relacionamentos com os demais, certamente encontra-se aqui um verdugo, deve-se defender os próprios direitos.

Este trânsito leva a iludir-se consigo próprio, esperar demais de si ou, pelo contrário, acreditar que os outros estão a favor quando na verdade estão contra.

Se a conjunção recebe aspectos inarmônicos de outros planetas, existe o perigo de adquirir hábitos auto-destrutivos. Além isso, deve-se combater a tendência à solidão, ao abandono de si próprio, e a viver fantasias e sonhos impossíveis de se realizar.

---

Netuno em oposição com o Ascendente

Nesta época as relações mais íntimas serão conflitantes, difíceis e complicadas. Pode haver falta de comunicação ou, se há, ser falsa ou pouco clara. Pode haver perigo de engano nessas relações, assim como nas sociedades comerciais.

A consulte ou orientação de advogados, amigos ou médicos, involuntariamente podem ser equivocadas, assim não deve-se deixar nas mão de uma única pessoa as decisões importantes e não devem ser excluídas as próprias faculdades de discernir. Mesmo as pessoas mais chegadas podem mentir, enganar principalmente se este trânsito está pressionado por outros planetas.

Se o nativo oculta algo, ainda que seja "para o próprio bem", as pessoas mais próximas não entenderão assim e perderão a confiança. Pessoas em quem o nativo deposita confiança, agora parecem pessoas menos seguras. Não deve-se confiar, é possível que alguém que em outras oportunidades defendeu o nativo agora o engane.

Os contratos legais devem ser bem examinados antes de firmados. Os processos judiciais devem ser evitados nesta época porque podem aparecer circunstâncias, até então ocultas, ou táticas traiçoeiras advindas da outra parte que podem prejudicar.

É possível sentir-se a necessidade de estreitar relações com pessoas que necessitam de ajuda, apaixonar-se por alguém que deseja "salvar" e neste sentido pode vir a enganar-se.

Existe a tendência de projetar as próprias idéias ou ideais sobre os outros e tentar demonstrar que seja verdade aquilo que acredita ou querer tornar um sonho realidade.

Evitar as relações íntimas com pessoas que necessite de ajuda porque essa pessoa poderá tornar-se dependente a tal ponto que se converta em um pesadelo.

---

Netuno em quadratura com o Ascendente

Tendência a ter uma atitude idealista sobre a vida, a viver em estados de confusão, a ter ilusões e fantasias. Há uma sensação de fracasso pessoal e de escapismo; amiúde existe uma dúvida psicológica a respeito dos demais porque há uma sensação de insegurança de si. Existe uma predisposição a enganar-se ou ser vítima de ilusão causada por outras pessoas.

Esta época não é boa, nem afortunada, para associar-se a terceiros: nem sociedades, nem casamentos. Há grande predisposição de ser vítima de desonestidade. O trânsito traz a tendência a iludir-se facilmente, a distrair-se gratuitamente.

Existe a possibilidade de experiências e perturbações psíquicas. Muita confusão pode vir mesclada com incapacidade para racionalizar. Se um forte eclipse ou o trânsito de outro planeta lento (Plutão e Urano, principalmente) ocorre junto com esta configuração, a perturbação pode ser muito forte e neste caso recomenda-se buscar a orientação e o auxílio espiritual e psicológico adequado. A prática do ioga e da meditação transcendental são especialmente recomendáveis. Deve-se procurar afastar toda e qualquer manifestação autodestrutiva, deve-se colocar em seu lugar pensamentos elevados, sublimes, que conduzam a uma afinação espiritual com aquilo que é Maior. Não tenha receio de pedir auxílio a pessoas de sua estrita confiança e evite procurar ajuda em instituições dúbias como, por exemplo, a maioria dos centros espíritas e algumas Igrejas duvidosas que existem por aí. Em caso de dúvida extrema, de emergência e de falta de opção é melhor buscar conforto espiritual em uma instituição mais tradicional como a Igreja Católica, ou outra que a pessoa esteja ligada por vínculos familiares ou culturais. Nada pior, neste momento, que cair nas mãos de "pastores", "médicos", "médiuns", oportunistas. Peça ajuda ao melhor amigo ou à melhor amiga.

A dura realidade fere a sensibilidade e é difícil de suportar. Corre-se o risco de buscar o escapismo nas drogas, no álcool, em assuntos ilegais e, no melhor dos casos, na vontade de dormir muito. A pessoa pode ser facilmente influenciada ou dominada pelos outros. Não se deve permitir que os outros se aproveitem destas circunstâncias, abusem da confiança, deve-se ver a realidade tal qual ela é.

A respeito das relações pessoais, Netuno pede a substituição daquilo que impede a liberdade.Ele nos ensina que nosso apego às coisas materiais ou a certas pessoas freia a possibilidade de evolução ou de fazer aquilo que desejamos realizar. E muitas vezes, depois de passado este trânsito, damo-nos conta que o que trabalhamos tanto para reter era algo que não valia a pena proteger.

---

Netuno em sextil com o Ascendente

Marca um período de muita sensibilidade pessoal. Com este trânsito a pessoa pode compreender melhor às outras pessoas que lhe cercam, mostrando-se mais sensível e compassiva. A personalidade é mais magnética, com habilidade para sacar benefícios dos demais.

Entre os amigos encontrará mais bondade e colaboração. Mesmo pessoas não muito ligadas, como podem ser os vizinhos, podem agora demonstrar maior proximidade e afeto no coração.

A necessidade de ajudar os outros é possível que seja satisfeita em uma organização de caridade ou em algum grupo religioso. É possível que surja um interesse mais profundo em estudar teologia e até culturas estrangeiras.

É um trânsito muito favorável para os artistas.

Este contato de Netuno dará oportunidade para ser menos egoísta e considerar mais os outros para desenvolver-se espiritual e moralmente. Na realidade pode-se agora aprender na vida diária verdades que estão dentro de si, sem necessidade de leituras ou de mestres espirituais.

---

Netuno em trígono com o Ascendente

Traz uma capacidade intuitiva para captar idéias e intenções dos outros. Reforça o conhecimento psíquico e o contato com pessoas no campo esotérico. Pode trazer uma sensação misteriosa que alguma força superior parece guiar no momento adequado conduzindo a benefícios ou ganhos de maneira incomum e circunstâncias inusuais.

Na realidade este trânsito traz uma impressão de estar fora da realidade, resultando num idealismo positivo, vivendo a espiritualidade ou tendo a inspiração musical ou artística.

Existe a tendência de idealizar as pessoas que se tem contato e o perigo está em viver uma aventura incomum que, só depois de passados os efeitos deste trânsito, percebe-se o quanto foi ilusório e irreal, bem diferente do imaginado.

Existe a possibilidade, entretanto, de encontrar um guia, que pode ser um mestre espiritual ou não, porém de algum modo permite aprender coisas valiosas e ter uma compreensão espiritual mais ampla que ajuda nas relações com os outros.

Esta época que traz cansaço das obrigações e exige um descanso, retirar-se do cotidiano para poder pensar um pouco mais na própria vida, seu significado, e seu encaminhamento. Este desejo de escape pode ser muito útil para a saúde e dará as perspectivas de que necessita.