terça-feira, 31 de maio de 2016

Regentes da Oitava Casa, por Marion March & Joan McEvers

As palavras-chave geralmente associadas à oitava Casa são sexo, morte e transformação. Isso pode ser atribuído ao fato de estarmos falando de Escorpião que, na mitologia como na astrologia, é representado por três símbolos: o humilde escorpião, representando a natureza inferior do homem (o sexo); a águia, representando uma espécie mais elevada, pronta a voar e deixar a Terra (a morte); e a fênix, um pássaro mágico que renasce das cinzas e se transforma. Sabemos que o sexo pode representar muitas qualidades — o simples desejo, com o propósito de reprodução, ou a demonstração de um profundo sentimento de amor. A morte, também, tem muitos significados e nem sempre significa a morte da pessoa; com a mesma frequência representam  a uma ideia, um pensamento, uma ação ou mesmo uma doença que morre ou é transformada. A cirurgia também é um aspecto dessa Casa, e muitas vezes uma operação acarreta o fim (morte) de uma doença maligna. Como a oitava Casa é a segunda a partir da sétima, ela também significa o apoio financeiro, moral, espiritual ou físico que você recebe do seu parceiro ou do público. Indica heranças, testamentos, impostos e seguros, assim como os assuntos ocultos, o sono e a pesquisa profunda. É uma Casa sucedente, de conclusões. O regente natural é Plutão, e o corregente é Marte.

Regente da oitava na primeira: Você tem grande necessidade de mostrar ao mundo o que sente a respeito dos assuntos da oitava Casa. Se você tem conhecimentos do ocultismo, pode querer demonstrar a sua habilidade. Muitas pessoas com esse posicionamento têm um sex appeal inato. Não dá para definir muito bem o que é, mas existe uma certa atração magnética e carismática. Se o regente tiver muitos aspectos desafiadores, pode ser que você queira se vangloriar de sua sexualidade. Muitas pessoas com esta colocação falam muito a respeito da morte, parecendo mesmo flertar com ela. Não têm medo da morte, mas pensam nela.

Regente da oitava na segunda: A não ser que o regente seja muito difícil de ser integrado, você vai ter apoio dos outros, não só em palavras mas com respaldo financeiro, se precisar ou quiser. Com aspectos desfavoráveis, os seus excessos sexuais podem custar-lhe muito dinheiro e seria bom reavaliar seu sistema de valores ou suas prioridades antes de prejudicar sua autovalorização. Você pode obter ganhos através de um parceiro ou de uma herança e também pode ter muita sorte cobrando dívidas, principalmente se Júpiter ou Saturno estiverem envolvidos e se houver aspectos fluentes aos regentes da segunda ou oitava. Muitas pessoas com essa colocação aparentemente são muito bem tratadas mesmo depois de um divórcio, por meio de pensões ou porque continuam trabalhando com os recursos do ex-parceiro.

Regente da oitava na terceira: Quase da mesma forma que ocorre quando o regente da oitava está na primeira, você tem necessidade de expressar o que diz respeito à oitava Casa. Desta vez, entretanto, isso não tem um peso tão grande na sua personalidade; em vez disso, você fala, canta, pinta ou escreve sobre esses temas. É possível que você seja a alma das festas, porque é ótimo para contar histórias apimentadas ou piadas ligeiramente fortes. Pode ter uma voz erótica, aquele jeito meio rouco que parece sempre uma insinuação sexual.

Regente da oitava na quarta: Um dos seus genitores desempenha um papel importante no estabelecimento de suas atitudes em relação ao sexo. Se você é homem e a quarta Casa representa a sua mãe, pode ser que você a tenha superestimado e exija demais de qualquer mulher que encontre. Muitas vezes se dá a isso o nome de "complexo de madona". No mapa de uma mulher, esse posicionamento muitas vezes produz mulheres muito fortes, que acham que não precisam de um homem para se provarem, e assim podem ser pioneiras. Parece que um bom número de pessoas com esse posicionamento trabalha na área imobiliária, investindo para si próprias ou ganhando a vida com imóveis. Cuidam dos recursos dos outros (oitava Casa) e fazem isso através de terras, casas ou em outras áreas da quarta Casa. Como a oitava Casa mostra a morte e a quarta o fim da vida, é bem razoável dizer que se o regente da sua oitava Casa está na quarta, você vai morrer em casa.

Regente da oitava na quinta: Este é o exemplo perfeito de pessoas que revelam o sexo de uma maneira romântica e encantadora. Muitas bonitas atrizes de cinema têm esse posicionamento. Os filhos, mais do que os pais, o parceiro ou a carreira, podem desempenhar um papel importante no seu processo de mudança ou transformação. É como se você só percebesse o que é a vida depois do nascimento deles, quando toda a sua perspectiva muda. Temos notado esse fato com clientes e alunos do sexo masculino ou feminino que têm esse posicionamento.

Regente da oitava na sexta: É possível que você administre os recursos de seu parceiro ou de outras pessoas, com muito trabalho de sua parte. Muitas vezes você e seu parceiro trabalham no mesmo local, mas em atividades diferentes e este, portanto, não é um relacionamento direto. Se o regente gerar muita tensão, enquanto você não aprender a lidar com os aspectos poderá ter problemas no aparelho excretor, ou surpresas com sua saúde. Uma boa vida sexual é importante para o seu bem-estar físico e psicológico; se o regente for proeminente, você é capaz de quase tudo para satisfazer suas necessidades. É possível que você se envolva em algum tipo de pesquisa e trabalhe com afinco em suas investigações, sem que isto seja a sua carreira — e sim uma atividade paralela, uma forma de prestação de serviços ou de ajuda aos outros.

Regente da oitava na sétima: Pode ser que você tenha uma atitude bastante retraída e escrupulosa em relação ao sexo, a ponto de só obter satisfação realmente com o seu cônjuge. Como o escorpião, a águia e a fênix são apenas etapas de desenvolvimento, pode ser que você descubra que o seu potencial de crescimento e sua capacidade de transformação dependem muito do relacionamento que tem. Muitas pessoas com essa colocação se envolvem com a administração dos recursos do parceiro. Nos negócios, lidam com a parte financeira, enquanto o sócio geralmente cuida de outras facetas da sociedade. Temos vários clientes da área jurídica que têm os regentes da oitava Casa na sétima, e a maioria aparentemente se especializa em advocacia de empresas, diferentemente dos cintilantes advogados criminalistas que aparecem na televisão.

Regente da oitava na oitava: Muitas pessoas que apresentam ao público uma certa imagem sexual têm o regente da oitava na oitava. Por outro lado, você também pode se envolver com o ocultismo, ou, como o diretor Roman Polanski, pode fazer filmes a respeito do ocultismo e do sexo ("O Bebê de Rosemary", "Chinatown" e "Tess", para citar alguns). Toda a vida de Polanski é cheia de acontecimentos estranhos, como a morte ritual de sua esposa Sharon Tate pelo bando de Manson, a sua fuga da câmara de gás em Auschwitz na infância, e seu envolvimento com jovens (menores) que o obrigou a fugir dos Estados Unidos. Ele tem Câncer na oitava e a Lua em Câncer na oitava em conjunção próxima com Plutão; ambos fazem parte de uma cruz T com Marte e Urano. Esse posicionamento pode funcionar de forma totalmente oposta se o regente tiver muitos quincunces. Talvez simplesmente você apenas não se preocupa em se ajustar a todas as necessidades sexuais de um parceiro, ou pode considerar que o sexo e a aura que o envolve são exageradamente descabidos e que você pode passar sem isso. Se houver muitos aspectos desafiadores ao regente, tenha um cuidado especial ao apresentar sua declaração de renda — parece que a Receita Federal sempre consegue pegar você.

Regente da oitava na nona: Há um certo otimismo e idealismo permeando todas as suas atitudes de oitava Casa. Quaisquer tendências ocultas ou místicas vão se entrelaçar ou se imbuir de religião, e vice-versa. Pode ser que a sua mente superior desempenhe um papei importante na sua transformação. Com aspectos desfavoráveis, você pode não conseguir completar sua educação superior, por falta de respaldo financeiro ou por sua avaliação demasiadamente otimista impedindo o estabelecimento de alicerces sólidos. Isto pode impedi-lo de utilizar toda a sua capacidade de lidar com os recursos dos outros.

Regente da oitava na décima: Esta é a colocação clássica do político bem sucedido, que recebe apoio dos outros para atingir seus objetivos de carreira. Muitas outras figuras públicas, numerosas demais para mencionar, também têm esse posicionamento. Igualmente numerosos são os atores e atrizes que receberam apoio do público. Em alguns casos, a sua vida sexual pode se tomar muito pública, e se os aspectos desafiadores ao regente não tiverem sido resolvidos, podem ocorrer escândalos. Muitas vezes o significado disso é que a sua morte, quando ocorrer, será num lugar público. É possível que você escolha uma profissão de oitava Casa, como agenciamento funerário, embalsamamento, cirurgia, prostituição, comércio de artigos sexuais etc.

Regente da oitava na décima primeira: Os amigos podem dar-lhe muito apoio, e você pode fazer muito com os recursos deles. Muitos dos seus sentimentos em relação a assuntos da oitava Casa são bastante orientados para objetivos. Você não estuda astrologia só para se divertir, mas para atingir determinados objetivos que você tem em mira. O mesmo se aplica a qualquer área oculta que você decida investigar. Você pode se engajar em alguma área de pesquisa, mas a sua  motivação se baseia sempre num objetivo futuro ou na esperança de concretizar uma ambição futura, o que pode impedi-lo de aproveitar o que está fazendo enquanto o processo se desenrola. Suas atitudes em relação ao sexo podem depender do quanto você se sente amado, uma questão típica da décima primeira Casa. Se não se sentir amado,você não consegue ter prazer com o sexo. Isto não significa, porém, que você tenha que amar a pessoa — apenas se sentir necessário, querido, desejado é oque lhe importa, principalmente se estiverem envolvidos a Lua, Vênus ou Saturno.

Regente da oitava na décima segunda: Para você, é difícil demonstrar a sua verdadeira natureza sexual, pois tem medo de se tomar muito vulnerável ao se abrir. Porém, sob certas condições, ocorre o contrário, e você tem uma série de casos, a maioria secretos. Se os aspectos forem muito desfavoráveis, você pode dar demasiada ênfase ao sexo, e os problemas daí decorrentes prejudicam os seus relacionamentos. Seus sentimentos são muito profundos, principalmente se estiverem envolvidos a Lua, o Sol, Marte ou Plutão; quaisquer mudanças que ocorram com o passar do tempo vêm do seu interior, como parte integrante de você. A sua morte, quando acontecer, pode sobrevir num hospital. As vezes esse posicionamento traz um medo da morte sem que você entenda a causa. Na maioria das vezes, você tem acesso aos recursos dos outros, a não ser que os aspectos ao regente não tenham sido integrados no mapa; entretanto, pode ser que você não se aperceba disso, ou pode querer que os outros não saibam, mantendo esse fato, assim, mais ou menos encoberto.