sexta-feira, 3 de junho de 2016

Regentes da Décima Primeira Casa, por Marion March & Joan McEvers

Uma parte do lado diurno (acima do horizonte) do horóscopo, a décima primeira Casa fica do lado oriental do meridiano e é a última das três Casas dos relacionamentos. De acordo com o seu signo natural, Aquário, e seu regente Urano, representa os relacionamentos sociais e mentais, aqueles com os quais você compartilha interesses — em outras palavras, seus amigos. Como é a Casa seguinte ao ponto mais alto que você atinge, a décima, ela revela os resultados da sua ambição e dos seus objetivos; descreve os fins e metas que você espera alcançar através de sua carreira ou status (décima). Como Casa sucedente, não se relaciona com o início, mas sim com o seguimento do que quer que você tenha começado na décima. Pelo fato de Aquário preferir o envolvimento gdois, a décima primeira mostra as organizações e as associações com amigos. A quinta Casa é onde você dá amor, portanto a décima primeira, oposta àquela, é onde você o recebe. Da mesma forma, a quinta é onde você assume riscos deliberadamente e a décima primeira indica circunstâncias sobre as quais você tem pouco ou nenhum controle.

Outra razão pela qual a décima primeira representa circunstâncias além do seu controle é que Urano é o planeta do inesperado; assim, nunca se pode ter certeza absoluta de como se vai reagir à sua energia. Urano representa o seu ímpeto de liberdade e a décima primeira reflete essa necessidade.

Regente da décima primeira na primeira: Com esse posicionamento, os amigos são importantes para você. Você raramente perde de vista seus objetivos: com aspectos desafiadores, pode ser que se aventure onde ninguém tem coragem de ir. Essencialmente, você é bastante voltado para objetivos e muitas vezes escolhe bem cedo o seu caminho na vida, avançando com firmeza sem tolerar interferências, mesmo que demore um pouco a integrar a energia a seu tipo de vida. Quando há aspectos desfavoráveis, você pode ter tendência a tratar mal os outros, até aprender que pode chegar aonde quer usando tato, diplomacia e um pouco de charme. Em alguns casos, para alcançar suas metas, você fecha os olhos para o que não quer ver. Os amigos podem  desempenhar um papel importante na sua vida. Se o planeta for Netuno e tiver aspectos desafiadores, precavenha-se para não ser enganado por pessoas que só são amigas nas épocas de prosperidade.

Regente da décima primeira na segunda: É possível que, em alguma época da sua vida, você faça negócios com amigos. Esse posicionamento também indica que você poderá ganhar a vida trabalhando numa grande organização; se o planeta for Júpiter ou Netuno, talvez um grupo religioso — uma igreja ou uma obra de caridade. Por outro lado, pode ser que você absolutamente não trabalhe, e que seu sistema de valores dependa completamente das pessoas com as quais tem mais convivência. Se houver confirmação de outros fatores do mapa, pode ser que você se deixe facilmente influenciar por seus pares e que precise trabalhar para desenvolver seus próprios valores, talentos e recursos. A chance de você fazer uma carreira ligada ao governo é altamente provável, pois a décima primeira Casa representa o congresso, o parlamento.

Regente da décima primeira na terceira: É quase certo que você vai fazer amigos entre seus vizinhos, colegas de escola e conhecidos do dia a dia. A menos que o planeta regente da décima primeira receba aspectos muito desafiadores, em geral você se dá bem com seus irmãos e mantém com eles um relacionamento amistoso por toda a vida. Pode ser que seus objetivos e ambições estejam ligados à área de viagens e comunicações; os aspectos envolvidos indicarão a maneira como você pode ter êxito em seus empreendimentos. Várias figuras de destaque nos esportes têm esse posicionamento.

Regente da décima primeira na quarta: Invariavelmente, seus amigos passam um bocado de tempo na sua casa, e você vai à casa deles com frequência. Em nossos arquivos temos muitos mapas de pessoas da "geração das flores" com esse posicionamento. Achavam a vida comunal bastante satisfatória e gostavam da proximidade diária com os amigos. É possível que você viva numa casa fornecida pelo governo. Suas esperanças, desejos e objetivos podem estar diretamente associados à aquisição da casa própria, de propriedades ou de imóveis. Temos vários alunos com esse posicionamento que trabalham com investimentos imobiliários. Com bastante frequência, o genitor representado pela quarta Casa também é seu amigo, ou quem o motiva a atingir seus objetivos.

Regente da décima primeira na quinta: Você ama de verdade os seus amigos, e o sentimento é recíproco, principalmente se o planeta estiver funcionando bem no mapa. Aqui, mais uma vez, muitas pessoas cujos objetivos estão relacionados com esportes têm esse posicionamento. Suas metas podem estar estreitamente vinculadas ao campo da criatividade e do entretenimento. Desde que o regente não esteja muito pressionado, os filhos são uma fonte de alegrias; muitas vezes, a sua vida social se liga à deles.

Regente da décima primeira na sexta: Este é o posicionamento clássico de quem se doa desinteressadamente — doando a si próprio ou doando seus serviços. Muitas vezes você trabalha  para organizações de caridade, em alguns casos remuneradamente, mas em geral apenas doando seu tempo e energia para ajudar os outros. Talvez você seja o cantador de bingo nas reuniões dos veteranos de guerra, o grão-mestre de uma ordem filantrópica ou o presidente de uma associação de pais e mestres. Em outro plano, você pode prestar algum tipo de serviço ao governo — serviço civil, por exemplo. Temos muitos mapas de pessoal da marinha e do exército com o regente da décima primeira na sexta. Muita gente com esse posicionamento trabalha em restaurantes ou bares.

Regente da décima primeira na sétima: O interesse que você tem por ideias novas e de grande projeção pode ser canalizado para algum tipo de cruzada pública. Você procura um parceiro com quem possa se relacionar numa base amigável; para você, um intercâmbio de iguais é tão importante quanto o é a segurança para outras pessoas. Se o planeta for Urano, Plutão ou Marte, esse intercâmbio pode às vezes ser desequilibrado, porém o espírito de camaradagem sempre tem importância em qualquer relacionamento duradouro. Você consegue fazer seus amigos sentirem-se as pessoas mais importantes do mundo. Muitas vezes toma-se representante de alguma organização de caridade ou sem fins lucrativos, pois quando consegue integrar o planeta regente no resto do mapa, o seu charme é capaz de fazer qualquer um abrir a bolsa.

Regente da décima primeira na oitava: Pode ser que você tenha a sorte de receber uma herança deixada por algum amigo. Com aspectos muito desfavoráveis. pode acontecer de você ser destituído, de uma forma ou outra, de uma posição social confortável, ou ser vítima de mexericos e comentários desairosos por parte de pessoas que julgava serem seus melhores amigos. Até você aprender a lidar com esses desafios, as pessoas com quem se relaciona podem se aproveitar de você; se não se afumar, pode achar mais fácil tomar um caminho não muito desejável, optando pela linha de menor resistência. É claro que precisaria haver outras indicações no mapa de uma forte dependência dos outros. Você acha a amizade importante e procura o apoio dos que lhe são íntimos. Se o planeta estiver bem aspectado, seus amigos o amparam de todas as formas possíveis. Se a Lua, Vênus, Marte ou Plutão estiverem envolvidos, pode ser que a sua necessidade de receber amor dependa muito dos seus envolvimentos sexuais, e nesse caso a posição da oitava Casa (sexo) é mais forte do que a décima primeira Casa (amigos e amor recebido). Como a décima primeira é a Casa das circunstâncias sobre as quais não temos nenhum controle e a oitava é a Casa da morte, esse posicionamento pode indicar morte acidental ou inesperada.

Regente da décima primeira na nona: Você procura amigos que tenham os mesmos pontos de vista que você, que compartilhem seus princípios morais e éticos. Contudo, muitas vezes seus amigos são estrangeiros, ou você vive longe do lugar onde nasceu, apreciando as culturas estrangeiras e experimentando situações domésticas diferentes e estimulantes. Muitas vezes o dinheiro vindo de sua carreira (a décima primeira e a segunda, a partir da décima) se relaciona com países distantes. Suas metas e esperanças podem se concentrar na aquisição de uma boa educação; você pode se sentir atraído pela advocacia ou pelo ministério. Se o planeta for Júpiter ou Vênus, será fácil se relacionar com a família do cônjuge em base em geral bastante amistosa.

Regente da décima primeira na décima: Muitas vezes a sua carreira se liga, de alguma forma, ao governo. Muitos senadores e deputados têm esse posicionamento. Pode ser que você escolha seus amigos entre aqueles que julga poderem ajudar sua carreira; se usar esse posicionamento de forma positiva, seus amigos e conhecidos não vão medir esforços para ajudá-lo a subir. Em contrapartida, você vai auxiliá-los na realização de seus desejos e esperanças. Você vai conhecer a maior parte dos seus amigos através da profissão ou da carreira. Com aspectos muito desafiadores, ou se houver mau uso da energia, é possível que você chegue até o topo e depois caia devido a circunstâncias imprevistas.

Regente da décima primeira na décima primeira: Sua determinação em atingir suas metas é muito forte, se os aspectos forem estimulantes. Caso contrário, pode ser que você ande à deriva, sonhando indolentemente pela vida. Parece que a vida sorri para você, principalmente quando o planeta é Júpiter ou Vênus; muitas vezes existe inclinação pela arte, em geral com bastante sucesso. Você se identifica muito com seus amigos, que ocupam um lugar importante na sua vida, é bastante sociável e filantrópico, e quase sempre se pode contar com sua contribuição para uma boa causa — financeiramente ou doando o seu tempo. Dependendo dos aspectos, naturalmente, pode ser que você tenha amigos controvertidos ou incomuns.

Regente da décima primeira na décima segunda: Suas metas e objetivos podem estar relacionados com a profissão médica, a pesquisa, ou algum tipo de atuação nos bastidores. Vários escritores têm esse posicionamento. Havendo aspectos desafiadores, pode ser que você não escolha seus amigos com cuidado; eles podem mostrar-se traiçoeiros ou invejosos de sua posição. Mesmo sendo bastante sociável, parece que você precisa de algum tempo para si mesmo todo dia, para recarregar as baterias e para entrar em contato consigo mesmo. Isso se aplica principalmente quando há outras indicações nesse sentido no mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário