quarta-feira, 1 de junho de 2016

Regentes da Nona Casa, por Marion March & Joan McEvers

Cadente, uma das Casas da vida, a nona é representada por Sagitário e naturalmente regida por Júpiter. O calor e o alcance do fogo de Sagitário se combinam com a atitude otimista e expansiva de Júpiter, fazendo com, que esta Casa seja a da sua mente superior e da sua abordagem filosófica e idealista da vida. Apesar do desejo de Júpiter de crescer e se expandir, e apesar da necessidade de Sagitário de apontar sua flecha para as estrelas, as aspirações são mantidas dentro dos limites tradicionais da sua educação. (A nona Casa é oposta à sua terceira Casa, do ambiente e da primeira educação.) Como está do lado ocidental do meridiano, onde você se envolve com os outros e muitas vezes depende deles, o tamanho dos seus passos será proporcional ao apoio que receber dos outros. A menos que o regente desta Casa seja Urano ou Plutão, ou que o regente esteja tão pressionado que você se tome um rebelde sem causa, você vai ter seus objetivos e almejar concretizá-los. Se o regente formar aspectos fortes com Júpiter, a religião vai desempenhar um papel importante ou prover as linhas gerais pelas quais você pauta sua conduta.

Como está implícito na flecha que simboliza Sagitário, os objetivos da nona Casa são amplos e de longo alcance; assim, são reveladas aqui as viagens longas e as transações com o exterior. Como a nona Casa é a terceira a partir da sétima, que representa o seu parceiro conjugal, ela é considerada a Casa da família do seu cônjuge. Pela mesma lógica, é a quinta Casa a partir da quinta, ou seja, os filhos de seus filhos — isto é, seus netos.

Regente da nona na primeira: Você é o tipo de pessoa que tem a sua própria filosofia de vida e não hesita em dar a conhecer suas ideias às pessoas com as quais entra em contato. Se houver confirmação de outros fatores do mapa, você procura adquirir uma boa educação e pode até decidir arejar seus pensamentos ensinando. Se o planeta for Júpiter, Netuno ou a Lua, é possível que você seja bastante religioso e até opte pela vida religiosa, tomando-se padre, freira, ministro ou rabino. Quando o Sol, Marte ou a quita Casa são fortes, pode ser que você se sinta atraído pelos esportes e, com a correta aplicação da energia, pode se sobressair nessa área. Você pode também escolher uma profissão na área jurídica mas, se o planeta estiver muito aflito, pode agir contra a lei.

Regente da nona na segunda: Pode-se dizer que você investe o seu dinheiro de acordo com as suas convicções. Ou a sua filosofia é bem materialista, ou você está mais do que disposto a usar seus rendimentos para apoiar suas teorias e conceitos. Em outro nível, pode ser que você ganhe a vida através de viagens, do comércio exterior ou, possivelmente, do ensino ou da religião. A maioria das suas viagens vão ser feitas com propósitos de negócios, e grande parte da sua despesa vai ser reembolsada, ou passível de dedução no imposto de renda.

Regente da nona na terceira: Este é o posicionamento clássico do escritor ou do professor, porque une a Casa das ideias (nona) e a Casa da comunicação (terceira); se houver confirmação de outros fatores do mapa, você tem facilidade em divulgar seu conhecimento e até em redigir os livros que transmitem a sua matéria a seus alunos. A não ser que o regente receba aspectos muito desfavoráveis, você adora viajar e está sempre pronto a fazer as malas e partir de uma hora para outra. Com muita frequência esse posicionamento faz de você um missionário, já que precisa comunicar suas crenças, principalmente para as pessoas que moram em lugares bem longínquos.

Regente da nona na quarta: É muito provável que, em alguma época da sua vida, você resida no exterior. Você tem profundo interesse pelas culturas, povos e questões estrangeiras, e em geral se dá bem com as pessoas que tenham interesses diferentes. Com aspectos desafiadores, pode ser que você encontre dificuldades legais em relação a imóveis. Existe uma possibilidade remota de que, por não cumprir a lei, você viva num estado de confinamento, principalmente se o planeta envolvido for Marte, Urano ou Saturno. Geralmente você conserva durante toda a vida a filosofia ou religião que lhe ensinaram na infância, a menos que Urano seja o regente da nona Casa e que esteja muito pressionado. Mesmo assim, pode indicar apenas que você tenha sido criado num ambiente muito liberal, aprendendo a procurar respostas para as muitas perguntas que faz.

Regente da nona na quinta: A sua filosofia é "viva e deixe viver". Pode até ser que você tenha atitudes um pouco inconsequentes. Pode ser que você expresse a sua filosofia através de uma atividade criativa no campo musical. Em outro nível, é possível que você ensine religião ou filosofia, ou se destaque na área desportiva, porque está combinando a energia solar da quinta Casa com a energia expansiva jupiteriana da nona Casa.

Regente da nona na sexta: A sua filosofia é a do dia a dia, a sua religião é prática — o suficiente para viver com ela confortavelmente. Pode expressar-se de muitas formas diferentes, mas é sempre fácil e funcional, raramente é profunda e muitas vezes é bem humorada. Você pode trabalhar como professor, conferencista ou em importação/exportação. O seu trabalho pode estar relacionado com o exterior, e pode até ser que você viaje a trabalho para lugares bem fora de mão.

Regente da nona na sétima: Para você, é muito importante ter um parceiro que compartilhe suas opiniões ideológicas e tenha a mesma formação. Entretanto, se o planeta for Urano, Plutão ou Marte, você pode deliberadamente escolher alguém cuja filosofia seja totalmente diferente da sua — alguém com quem possa debater de vez em quando para aguçar e definir a sua própria perspectiva. Ou, em outro plano, a sua filosofia pode ser influenciada ou determinada pelo seu parceiro e pelo seu relacionamento. Geralmente esse é o posicionamento das pessoas envolvidas com a lei — os que fazem a lei, os que transgridem a lei e os que defendem a lei. Você pode ser atraído pelo ministério. Você pode sentir atração por alguém de nacionalidade diferente da sua; ocorre também frequentemente uma ativa participação na vida social da família de seu cônjuge, os seus afins. Se eles e você se dão bem ou não, vai depender dos aspectos ao planeta envolvido.

Regente da nona na oitava: É provável que sua filosofia de vida esteja associada à metafísica ou ao ocultismo; certamente você se sente fascinado pelos mistérios mais profundos da vida e do além. Altamente intuitivo e perceptivo, em especial se Netuno ou a Lua estiverem envolvidos, você parece ser capaz de "se sintonizar". Se o planeta estiver bem integrado no mapa, pode ser que você descubra que, ouvindo os seus palpites e a "pequena e suave voz interior", inapelavelmente vai tomar as decisões certas e escolher o melhor caminho.

Regente da nona na nona: Vários transgressores da lei têm esse posicionamento. No lado positivo, esse posicionamento pode indicar excepcional talento para ensinar — uma capacidade para se sintonizar com a mente dos alunos e transmitir no comprimento de onda certo. Isto é particularmente válido se o planeta for Mercúrio, Urano, Netuno ou a Lua. Você pode ser um viajante ou uni explorador, sempre à procura de novos mundos para conquistar.

Regente da nona na décima: É muito frequente o engajamento em carreiras que envolvam viagens, possivelmente ao exterior. Você parece ter afinidade com o exterior; se houver confirmação de outros fatores do mapa, pode se sair bem como embaixador, diplomata ou adido de embaixada. Vários astronautas americanos têm esse posicionamento. Se o planeta for Mercúrio, Júpiter, o Sol ou a Lua, pode ser que, depois de uma bem-sucedida carreira, você passe a transmitir aos outros os seus conhecimentos sobre aquela área. Quando a energia é expressa da forma mais física, é possível que você se tome um superastro dos desportos ao entretenimento. A filosofia que você adota pode vir a influenciar o seu governo; você pode desempenhar um papel fundamental na política mundial.

Regente da nona na décima primeira: Grande parte dos seus amigos têm os mesmos antecedentes, uma formação muito semelhante à sua e a mesma perspectiva de vida que você tem, principalmente se o planeta regente receber aspectos fluentes. Se estiver desafiado, parece que você se sente atraído por pessoas que pensam de modo radicalmente diferente do seu, o que, por outro lado, pode encorajá-lo a aprender e a ampliar seu campo de visão. Com a aplicação correta da energia, você pode ser um diplomata ou exercer uma função estratégica no governo. Em outro plano, pode usar seu conhecimento legal como ponte para a política, principalmente se o planeta regente for o Sol, a Lua ou Mercúrio. Quando a energia é mal aplicada, pode haver uma tendência a dissipar o seu talento numa vida de festas e atividades sociais, viajando de um lado para outro com os amigos, nunca se fixando realmente em algum projeto.

Regente da nona na décima segunda: Você baseia sua filosofia nos seus mais profundos sentimentos e na força que extrai de suas convicções. Você acha que não precisa coletar dados de fatores externos para moldar suas crenças. Escrever pode ser uma expressão — uma ocupação bastante reservada, bem de acordo com a décima segunda Casa; ou a pesquisa em profundidade, possivelmente na área médica. Se a energia não for adequadamente integrada no mapa, pode ser que você tenha grandes dúvidas acerca de seus preceitos e crenças e existe a possibilidade de que recorra à psicanálise, trabalhando a sua postura emocional e espiritual no intuito de descobrir quem realmente é. Mesmo que outros fatores no mapa indiquem uma personalidade extrovertida, sociável e até superficial, um lado de sua natureza permanece oculto e reservado. Pode ser que você viaje a lugares distantes para estudar e aprender filosofia ou tradições ocultas e metafísicas. Um eterno pesquisador, você quer aprender tudo o que a vida tem a oferecer.







Nenhum comentário:

Postar um comentário