quinta-feira, 19 de maio de 2016

Saturno Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman



SATURNO RETRÓGRADO EM ÁRIES

Aqui o indivíduo está trazendo para sua consciência presente tudo que aprendeu a respeito de si mesmo em vidas passadas, pois ele conheceu os caminhos para lidar com a responsabilidade. Como tal, ele tende a ser muito independente e não gosta que os outros vejam nele qualquer fraqueza. Qualquer coisa que lhe seja importante na vida, ele a realiza por si mesmo, pois aprendeu como trabalhar suas ideias harmoniosamente e orienta suas energias para um objetivo.

Esta configuração acrescenta poder e força ao horóscopo porque a firmeza interior de Saturno Retrógrado equilibra a ambição Ariana e lhe dá sentido. O indivíduo finalmente se torna uma espécie de pai para si mesmo, enquanto ele mesmo é seu melhor guia através da vida. Quando amadurece, a autoconfiança torna-se forte e a habitual exibição Ariana do "ego" é menos pronunciada. O indivíduo baseia seu senso de autovalor em tudo que construiu dentro de si mesmo no passado. Ao mesmo tempo, numa vida anterior ele foi forçado a se firmar em seus próprios pés quando muito jovem. Como resultado, ele vem para esta vida com um forte senso de quão importante é conhecer o autodesenvolvimento.

Esta posição também tende a dar paciência e consideração ao que, de outro modo, poderia ser uma natureza impulsiva. Ele gastará toda sua vida tentando se tornar seu próprio Mestre.
A Fase I do Processo Retrógrado é ressaltada aqui, pois o indivíduo tenta se projetar num futuro que lhe garantirá sua autoestima. Carmicamente ele está usando a força criada de atitudes de vida passada para ajudá-lo a ter um novo começo nesta vida, através da casa regida por Áries em seu mapa; e serão as ideias, filosofias e julgamentos cristalizados que se estruturaram em seu Saturno Retrógrado que irão finalmente se tornar sua torre de força.


SATURNO RETRÓGRADO EM TOURO

Ele pode ser extraordinariamente ligado a coisas, lugares e ideias que parecem lembrá-lo de tudo com o que estava habituado no passado. Com esta posição a natureza estável de Touro é reforçada enquanto hábitos de vidas se repetem muitas vezes. Às vezes existe uma dificuldade para o indivíduo expressar o que sabe, pois a linguagem não é seu melhor trunfo.
Aqui a Fase III do Processo Retrógrado é fortemente realçada, pois o indivíduo tenta recriar tudo que valoriza, em matéria. Ele está interessado em ser capaz de estruturar sua vida para que finalmente atinja a sensação de que conseguiu sua segurança. Até que saiba disto, ele pode sentir medo de que sua proteção e segurança possam lhe ser tiradas. Assim, ele tem que trabalhar para fazer com que sua sensação interior de bem-estar seja uma parte permanente dele.

O interessante a respeito de Saturno Retrógrado em Touro é que ele dá ao indivíduo a habilidade de realmente inverter qualquer Carma físico negativo que acumulou no passado. Em seu lugar ele pode construir novamente tudo que é significativo para ele. Para fazer isto, ele canaliza muito pensamento na reavaliação de todos seus fardos passados até perceber o quanto sua Alma estava habituada a fazer as coisas da maneira mais difícil.
Até que transcenda sua ultrapassada maneira de encarar a vida, ele pode ser um pensador muito negativo. Como tal, ele pode ter raiva ao pensar como a vida parece ser difícil para ele, enquanto parece ser tão mais fácil para os outros.


SATURNO RETRÓGRADO EM GÊMEOS

Aqui o indivíduo experimenta dificuldade para se comunicar. Ele frequentemente sabe o que quer dizer, mas não sabe como dizê-lo. Ele está continuando uma lição de vida passada de como se relacionar com os outros. Ao tentar encontrar maneiras de ganhar a aceitação e a aprovação daqueles que deseja agradar, ele acumula uma forma de pensamento cristalizado após outra. Agora, nesta vida, seus menores pensamentos carregam o peso total de todos os pensamentos passados aos quais ele os associou. Assim, é difícil para ele alcançar a verdadeira essência da compreensão que busca, sem examinar minuciosamente todos os pensamentos Saturninos que juntou.

As pessoas com esta posição tendem a se preocupar silenciosamente com os outros. Saturno Retrógrado em Gêmeos acredita ser o guardião dos pensamentos dos outros. Ao mesmo tempo, há muita repetição nos processos de pensamento do próprio indivíduo. Ele procura constantemente estar segure de si mesmo, mas quanto mais pensamentos reúne, mais duvida do que sabe. Curiosamente, esta dúvida é muito boa para ele, porque faz com que liberte mais facilmente as formas de pensamento que cristalizou no passado.

Assim, sua missão Cármica é na realidade um processo de desaprendizado, através do qual ele pode alcançar novamente o estado simplista de compreender o que uma vez soube, antes de sobrecarregar a si mesmo com o "excesso de bagagem de opiniões ensinadas".
É durante a Fase I do Processo Retrógrado que ele realmente complica sua vida ao reunir muitos pensamentos. Então, depois de passar por muita preocupação e confusão na Fase II, ele finalmente é capaz de libertar tudo que não tem valor durante a fase final.


SATURNO RETRÓGRADO EM CÂNCER

Aqui o indivíduo gasta a maior parte de seu tempo na Fase III do Processo Retrógrado, na qual ele continua insistindo em emoções que sobrecarregaram seu passado. Ele tende a ser lento para progredir na vida, pois sente que constantemente tem que estar seguro de si mesmo. A necessidade por segurança é grande. Infelizmente, quanto mais energia gasta tentando libertar-se de seus bloqueios emocionais, mais ele realmente recria os próprios bloqueios que o emparedam ainda mais. Para ser livre ele precisa se permitir fluir através dos bloqueios, sem usar força. Há um espaço em toda matéria aparentemente sólida que a água é capaz de atravessar. Em muitos casos, uma forte ligação de vida passada a uma figura que representou proteção e segurança é transferida para um dos pais ou para uma figura de autoridade mais velha nesta vida, pois o indivíduo não compreende conscientemente como pode viver sem um útero protetor. Quando tenta sair de si mesmo não tem certeza se será aceito totalmente pelos outros. Assim, ele tende a encerrar suas emoções, como se para salvá-las para um indivíduo que talvez encontre no futuro e que será o símbolo da segurança passada da qual ele desistiu.
Ele tenta conservar o conceito de familiaridade em sua mente. Mesmo quando viaja, ele tenta identificar cada novo lugar com um passado no qual ele já se sente confortável. Desta maneira ele pode se mover pela vida com o sentimento de que está seguramente enraizado, não importando onde ou com quem esteja.

Por sentir que vive num mundo que parece estar mudando à sua volta, seria melhor se, ao invés de tentar fazer seu presente encaixar no seu passado, ele percebesse e aceitasse interiormente as seguranças passadas que conheceu, para que não tenha que procurá-las continuamente no mundo exterior. Desta maneira ele pode completar seu Carma de nascimento Onipresente.


SATURNO RETRÓGRADO EM LEÃO

Aqui o indivíduo é confrontado com um Carma de realização. Ele não pode se sentir interiormente valioso, a menos que possa exteriormente produzir tudo que sente que é capaz. É importante para ele se sentir importante para si mesmo bem como para os outros. Ele se esforça para conquistar o controle de tudo que faz. E os obstáculos que sente que precisa superar não são pequenos. Frequentemente, sofrerá pelos outros, pois ele obtém mais satisfação ao assumir as responsabilidades de outras pessoas. Ao mesmo tempo, ele pode ser dominador e voluntarioso.

Ele está trazendo a esta vida o resíduo Cármico de poder; o período na história da humanidade onde os fins justificam os meios. E é excessivamente preocupado era estar certo aos olhos dos outros. Ele quer ser respeitado e sairá do seu caminho para defender posições ou cruzadas por causas que fazem com que ele pareça estar mais no controle de si mesmo.
Ele é um pai severo e um adversário que deve ser respeitado, pois está sempre mais preocupado com o poder da posição que está defendendo do que na realidade em defender a si mesmo. Para que viva de acordo com as expectativas que tinham a seu respeito no passado, ele tenta assumir as obrigações dos que estão à sua volta
.
Assim, ele está vivendo uma vida de responsabilidade assumida, ao invés de uma existência natural. Ele precisa primeiro aprender a encontrar as responsabilidades dentro de si mesmo e não assumi-las para outros.


SATURNO RETRÓGRADO EM VIRGEM

Esta posição mostra uma pessoa que está tentando alcançar seus ideais passados. Ele constantemente investiga dentro de si mesmo para avaliar o quanto sua vida está de acordo com o que ele acha que deveria ser. Embora possa parecer excessivamente preocupado com os detalhes que delineiam a estrutura de sua vida, é finalmente através destes detalhes que ele é capaz de criar o universo caprichosamente arrumado que faz sentido para ele. Ele vê o mundo através de todas suas partes em separado. Então, ele tenta encaixar estas partes em tudo que construiu dentro de si mesmo, no passado. Assim, ele internaliza o que acredita serem as partes certas do mundo exterior, e a partir destas partes ele constrói sua vida estruturada.

Ele pensa que, a fim de conhecer a si mesmo, tem que entender o funcionamento de tudo que entra em contato com sua vida. O principal problema é que, devido à natureza Retrógrada de Saturno, ele inadvertidamente pré-programa sua percepção das coisas para que elas se encaixem em seus conceitos já estabelecidos. Isto o torna muito rígido e tende a diminuir sua mutabilidade de Virgem. No trabalho ele pode ser muito eficiente, particularmente quando sabe que outros estão dependendo dele para conseguir ordem e eficiência.

Carmicamente, este é o indivíduo que é forçado a viver o mundo idealizado que gostaria de ver à sua volta. Uma vez que ele se torne sensível para ver quão irreais são algumas de suas expectativas, ele pode ficar mais confortável com o mundo tal como é. A perfeição que já existe se tornará visível para ele. Devido à observação da vida das outras pessoas, inerente nesta posição, o indivíduo passa pela Fase III do Processo Retrógrado antes que possa ativamente se expressar nas Fases I e II.


SATURNO RETRÓGRADO EM LIBRA

Nesta posição, Saturno Retrógrado acrescenta uma maturidade interior às qualidades de Libra que, de outra maneira, seriam indecisas. O indivíduo sente uma forte responsabilidade para com os outros. Frequentemente ele experimenta o Carma dos outros, mais do que eles mesmos. Naturalmente isto pode tirá-lo do equilíbrio. Com o decorrer do tempo seu julgamento será completamente seguro e ele será capaz de firmar-se.

Um pacificador nato, ele frequentemente é lançado entre pessoas ou ideias opostas. Desta posição, ele tenta trazer harmonia estabelecendo um terceiro ponto estabilizador, que expressa os aspectos positivos de ambos os lados.

Ele possui a habilidade de realmente mudar as direções Cármicas das pessoas com quem tem contato. Como consequência de conhecê-lo, elas começam a reavaliar e a pesar proporcionalmente suas próprias crenças passadas e a direção na qual estiveram se movendo. Assim, para muitos, esta posição dá uma oportunidade para examinar objetivamente seus propósitos na vida a fim de que sua validade possa ser reavaliada. Para o indivíduo com Saturno Retrógrado em Libra, a vida é uma sucessão de voltas e viravoltas até que ele compreenda que sua Missão Cármica nesta encarnação não é para si mesmo, mas sim para ajudar os outros a irem para um objetivo mais equilibrado. E isto é feito estabelecendo um exemplo de equilíbrio através da harmonização das aparentes oposições do pensamento, e isto é realizado ao encontrar a unidade intrínseca dos ideais humanos.

Sua adaptabilidade lhe permite mudar de uma Fase Retrógrada para outra, dependendo totalmente da necessidade do momento. Assim, ele é verdadeiramente um dos mais versáteis e valiosos ajudantes de Deus.


SATURNO RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Aqui o indivíduo conhece o significado da vida em seu nível mais básico. Ele tem um profundo insight, cuja maior parte vem de suas próprias experiências pessoais. Vivendo constantemente à beira de destruir a si mesmo, ele continua desperdiçando tudo que consegue, devido à. falta de significado profundo que vê basicamente em quase tudo. Ele acredita que atrás do que pode perceber no momento está a realidade que ele sabe existir.

A construção de sua substância ocorre no fundo de seu subconsciente e as momentâneas fascinações da vida não o satisfazem nem um pouco. Ele está sempre consciente de uma realidade cósmica interior, que continua a atraí-lo para seu centro.

No mundo exterior ele é muito rígido em suas atitudes e existem poucas pessoas que podem desviá-lo de qualquer objetivo que ele sinta ter. Ele pode ser um cruzado, tentando transformar a sociedade em que vive, um rebelde contra a tradição ortodoxa, tentando transformar a si mesmo, ou aquele que busca a verdade desejando transformar a humanidade. Tudo depende do nível do Carma com o qual vem a esta vida.

Geralmente esta posição de Saturno é exteriormente uma experiência da Fase I, enquanto interiormente uma experiência da Fase III, age como a tendência oculta que motiva toda ação externa. Assim, as reflexões interiores do indivíduo a respeito do seu lugar na sociedade em que vive, tornam-se o estímulo para os caminhos nos quais ele gostaria de mudá-los.


SATURNO RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO

Aqui, a vida é construída em princípios passados. Muito independente, o indivíduo não pode ser guiado pelos conselhos dos outros. Às vezes ele parece excessivamente dogmático, mas a força com que expressa suas ideias aos outros não reflete verdadeiramente sua própria adesão a elas. Qualquer que seja a causa, o princípio ou a missão que ele pareça defender, está constantemente mudando. Ele tende a representar a necessidade do homem de afastar-se de quaisquer tradições que pareçam durar mais do que sua utilidade.

Geralmente a verdadeira natureza do indivíduo não se mostra até a metade da vida, depois que ele tentou os caminhos convencionais de vida e achou-os muitos limitativos. Ele preferiria ser seu próprio disciplinador ao invés de seguir ordens dos outros, que ele sente não saberem realmente o que é melhor para ele.

Em muitos casos, parece ficar mais jovem com a idade. Ele finalmente aprende a não dar importância às coisas que uma vez foram difíceis de suportar. Ele deve ficar atento à tendência de julgar os outros, pois pode alienar-se. De um modo geral, entretanto, ele tenta ser justo em sua avaliação interior a respeito das pessoas.

Ele está vivendo um Carma de aprender a permitir que sua mente superior compreenda e corrija seus erros passados. Mais tarde na vida, ele se vê fazendo tudo que, quando era mais jovem, sabia que iria fazer. Aqui, o efeito para trás do Retrógrado é acentuado, pois o indivíduo está vivendo na Fase III do Processo Retrógrado durante a maior parte de sua vida adulta, depois de descobrir que a Fase II, na qual tentou viver em sua juventude, não parece satisfazê-lo tanto quanto as outras.


SATURNO RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

Com esta posição, muito tempo é gasto na Fase III do Processo Retrógrado, pois o indivíduo tenta reconstituir uma imagem passada de si mesmo. Ele está acostumado ao trabalho duro, e vibra com a possibilidade de um dia relembrar os trabalhos e projetos bem feitos. Possuindo a notável habilidade de afastar interferências, ele pode, melhor do que qualquer outra posição zodiacal, dirigir sua vida para um objetivo proveitoso. Esta é a dádiva que o torna capaz de realizar tanto. Ao mesmo tempo, ele trabalha ao contrário, i.é, não começa nada antes de ter noção do resultado final. Isto aumenta sua abordagem prática à vida. Ele pode ser muito reservado e muitas vezes calado, uma vez que seu projeto interior tenta evitar distrações externas, que poderiam, de outra maneira, desviá-lo de sua direção autoestabelecida. Ele é especialmente bom em captar fragmentos do passado que a sociedade não notou e em fazer destes fragmentos, aparentemente sem utilidade, um grande trabalho de vida; isto porque ele não pode tolerar desperdício.

Carmicamente, ele está vivendo uma missão de realizações, mas o que ele consegue no mundo exterior é bem menos importante do que a quantidade de significado interior que estas realizações lhe trazem. Ele concluirá nesta vida o que quer que tenha acumulado numa encarnação passada. Com a maturidade desta posição, sua Alma agora está pronta para desfrutar vidas de esforços através de um caminho dado. Qualquer casa em que isto apareça, é uma área da vida que ele pode (se quiser) levar à conclusão Cármica.


SATURNO RETRÓGRADO EM AQUÁRIO

Aqui o indivíduo é muito singular e independente. Ele está interessado em todas as diferentes coisas que a vida tem a oferecer. Suas regras e tradições estão fora das normas convencionais, uma vez que representam o acúmulo de tudo que ele reuniu de tantas fontes radicalmente diferentes. Sua originalidade de ideias, entretanto, é solidamente formada c, embora ele goste de ouvir todas as novas informações que aumentarão seu repertório de conhecimento, ele ainda não muda suas atitudes básicas, que construiu numa encarnação passada. Assim, enquanto tenta alcançar o futuro, ainda mantém uma forte ligação com o passado. No mínimo, ele pode realmente consumir os que estão planejado minuciosamente o futuro, devido à sua constante necessidade de encaixar novas descobertas em conceitos passados.

Devido às qualidades extravagantes de Aquário, ele experimenta todas as Fases Retrógradas. Incrivelmente curioso, ele procura conseguir tanta compreensão de tudo que, na realidade, esgota o frescor de tudo que é novo. Assim, ele torna o não-convencional velho antes do tempo. Quando o faz, ele está, sem saber, forçando a sociedade a aceitar o novo, acrescentando-lhe características de tradição, convencionalismo e, sim, até de tédio. Quanto mais peso ele acrescenta a tudo que é novo por desprezá-lo, mais a sociedade deseja possessivamente protegê-lo.

Assim, sua missão cármica é seguir os precursores do futuro e ser uma ponte entre tudo que eles descobrem e tudo que a humanidade precisa saber e usar agora.


SATURNO RETRÓGRADO EM PEIXES

Aqui, o indivíduo gasta a maior parte de seu tempo na Fase III do Processo Retrógrado, enquanto continua examinando detalhadamente a essência de seu passado. Ele acha seu fardo na vida mais pesado que o dos outros, e tende a se demorar em mágoas passadas muito tempo depois de tê-las enfrentado e superado. Faltando-lhe confiança, ele tende a desistir muito facilmente. A paciência que precisa para revelar sua criatividade sempre vem da inspiração de outros. Mas, a verdadeira aprovação que precisa é menos dos que estão ao seu redor do que de sua própria realização de seu senso interior de valor. Não sendo uma pessoa de surpreender o mundo, ele é bastante tímido em sua juventude. Quando crescer, entretanto, um poder interior começa a surgir da verdadeira essência de sua Alma.

Parte de sua vida é baseada na realidade de sua existência atual, mas a maior parte de seu ser interior já está formada antes desta vida. Ele realizou e superou muitos dos testes que os outros ainda têm que suportar. Como resultado, a falta de confiança sentida durante a juventude é substituída por um poderoso conhecimento interior e ele fica em contato mais próximo com sua Alma.

Carmicamente, ele está recorrendo à força interior que possui, a fim de lidar com o mundo exterior. Geralmente esta posição significa grande firmeza espiritual e a pessoa não tem que ser agressiva na vida para provar seu próprio valor. Muito da compreensão inerente à esta posição é não-verbal. O indivíduo não fala dos muitos caminhos nos quais ele sabe ser capaz de ajudar aos outros. Ele tem o dom da liderança interior que adquiriu numa vida anterior e esta é a fonte de muito de seu potencial criativo agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário