quarta-feira, 24 de maio de 2017

Antiscias, por Gilson Nunes

A antíscia é uma relação/conexão entre pares de signos devido à mesma quantidade de luz solar que cada um destes signos recebem durante o ciclo anual solar, tendo como ponto de referência o solstício de verão (ponto 0 de câncer). Traçando uma linha deste ponto até o ponto do solstício de inverno (ponto 0 de capricórnio), os signos espelhados estarão em antíscia, como mostra a imagem a seguir:


Colocando em outras palavras, para deixar mais claro: tomando um ponto qualquer a partir de 0 de câncer ou 0 de capricórnio, e transferindo esse ponto para o outro lado do zodíaco, teremos dias com igual duração — é por isso que dizemos que os graus em antiscion recebem a mesma quantidade de luz. Portanto, quando o Sol transita pelo 10° grau de gêmeos, o dia dura tanto quanto quando o Sol transita pelo 20° de câncer, pois os dois pontos estão a uma mesma distância do ponto 0 de câncer, como mostra a imagem a seguir.


Observe que a ligação demonstrada se dá por graus. Então por que é o signo como um todo que está ligado, e não somente os graus? Simples: porque os helenistas consideravam a antíscia (plural de antiscion) como uma espécie de aspecto oculto. Ocorre que os helenistas consideravam aspectos por signos inteiros, de forma que se dois pontos não estão em antiscion, mas estão em antíscia, ainda assim estarão ligados.

Oposto ao signo de antíscia, temos o signo de contra-antíscia; oposto ao grau de antiscion, temos o grau de contra-antiscion. Se câncer é a antíscia de gêmeos, capricórnio (oposto a câncer) é a contra-antíscia de gêmeos; se o grau 20 de câncer é a antiscion do grau 10 de gêmeos, o grau 20 de capricórnio (que se opõe ao grau 20 de câncer) é o contra-antiscion do grau 10 de gêmeos.

Sabendo-se qual é o signo de antíscia, uma maneira fácil para encontrar o grau exato de antiscion é subtrair de 30 o grau em questão. Para o grau 10 de gêmeos (signo que faz antíscia com câncer): 30 - 10 (de gêmeos) = 20 (de câncer).

Antes de prosseguir, é preciso clarificar que a antíscia, na forma como era utilizada pelos helenistas, é uma relação entre os signos como um todo. Já a astrologia medieval faz uso do antiscion (a ligação não apenas por signo, mas também por grau, se considerando uma orbe de um ou dois graus para mais ou para menos). A Órion utiliza a antíscia (relação entre os signos) para análises natais, mas usa antiscion (relação entre graus) na análise de horárias.


Extraído da página Órion Astrologia: https://www.facebook.com/orionastral/

---

Nota: veja exemplos do autor aqui.