sexta-feira, 26 de maio de 2017

O Modelo Ptolomaico e a Ordem Caldaica, por Helena Avelar e Luis Ribeiro


Um comentário:

  1. Esse esquema é para mostrar como se vê os planetas a partir da Terra. É um esquema demonstrativo. Veja que na esfera exterior está o zodíaco, que representam posições no Céu (Primum Mobile), ou seja, os signos, também chamados de Casas Celestes. Em seguida, de fora para dentro, vem a esfera do firmamento, onde ficam o que chamamos de estrelas fixas. Depois vem a esfera de Saturno, o planeta mais exterior. Depois a esfera de Júpiter, o seguinte, sempre do mais lento para o mais rápi, ou seja: a ordem caldaica. Depois vem a esfera de Marte. Depois a do Sol. Depois a de Vênus... a de Mercúrio e a da Lua, que é quem se move mais rápido no Céu.

    Finalmente temos a Esfera dos Quatro Elementos e no centro dela fica a Terra, o nosso ponto de vista. Por que os quatro elementos? Porque a Terra é formada pelos 4 elementos: o fogo, a terra, o ar e a água. O símbolo da Terra é um círculo dividido em 4 quadrantes. Esses 4 quadrantes representam os 4 elementos que constituem a Terra.

    A Terra não aparece no Mapa Astral? Aparece sim. A Terra é representada pela 12 Casas, também chamadas de Casas Terrestres.

    ResponderExcluir