segunda-feira, 22 de maio de 2017

Temperamento Fleumático, por Helena Avelar e Luis Ribeiro

 O temperamento Fleumático reúne as qualidades Frio e Húmido e está associado ao elemento Água.

Produz uma personalidade sensível e reservada, com uma forte motivação emocional. Tal como o Melancólico, é introvertido, mas a presença de Húmido confere-lhe plasticidade e adaptabilidade. Tem uma forte motivação emocional: compreende o mundo e toma decisões direccionadas para a manutenção da sua segurança e bem-estar sentimental. Por privilegiar as "razões" emocionais, pode ser muito subjectivo e volúvel ("o que hoje é bom porque me faz sentir bem, pode ser mau amanhã porque me faz sentir mal"), chegando por vezes à incongruência.

Interessa-se pelo que sente e pelo que promove a sua segurança. Encanta-se com novas pessoas e novas situações, mas facilmente adopta uma postura passiva e até um pouco preguiçosa. De forma geral, é um temperamento tímido e sereno.

Embora a emoção e os sentimentos sejam a base do comportamento Fleumático, estes quase nunca são demonstrados abertamente. Embora sensível e empático, evita comprometer-se e é pouco expressivo. Tende a assumir papéis conciliadores e possui demasiada paciência. Quando emocionalmente perturbado assume uma postura fechada e até apática.

Devido à sua excessiva maleabilidade, apresenta como maiores defeitos a preguiça e a indolência. Dificilmente mostra ânimo nas suas acções e determinação nos seus objectivos. No seu pior, a sua autocentragem emocional manifesta-se na forma de ganância, cobardia, engano e manipulação sentimental.

Ao misturar-se com o temperamento Colérico, o Fleumático ganha maior agilidade e ousadia. A expressão geral tende a ser mais temperada, devido ao contraste entre as qualidades primitivas de ambos.

A participação de Sanguíneo adiciona-lhe a qualidade Quente, o que lhe confere maior alegria e dinamismo, minimizando as facetas mais estáticas do temperamento Fleumático. A predominância de Húmido reforça-lhe a flexibilidade e a plasticidade.

A combinação com o temperamento Melancólico dá ênfase ao Frio, desenvolvendo as características introvertidas. No entanto, a adição de Seco confere-lhe maior solidez e perseverança.

Em termos fisionómicos, o Fleumático apresenta uma estatura média a baixa. Tem um corpo carnudo, de tendência flácida e que facilmente engorda. A pele é macia e fria ao toque, geralmente de cor pálida ou esbranquiçada e com pouca pilosidade.

Este temperamento está associado ao humor chamado "fleuma", que é responsável pela lubrificação e manutenção da temperatura do corpo. Em termos modernos corresponde às mucosidades e à linfa.


Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - um guia prático da tradição astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 45-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário