segunda-feira, 23 de maio de 2011

Plutão em trânsito com o Sol Natal, por Robert Hand

Plutão em conjunção com o Sol

Este trânsito se caracteriza por um incremento da força de vontade; também pode manifestar-se numa luta pelo poder ou o desejo de ser superior aos outros, tratando de manipular outras pessoas ou ter que discutir com alguém que pressiona injustamente, obrigando a exercer os direitos.

É possível que surjam grandes negócios com importantes empresas e em atividades científicas ou tecnológicas de vanguarda.

Em outro nível de tipo prático, poderá surgir o interesse na reparação de algo imperfeito.

Pode ocorrer também, durante estes dias, o encontro com uma pessoa de características plutonianas, ou seja, que tenha algum segredo que precisa ser revelado, ou que esteja ocultando alguma informação importante; ou, ainda, alguém que manifeste sinais de decadência, como pode ser um mendigo, um delinqüente criminoso. Com este trânsito é bem possível que este encontro traga infortúnio.

Produz-se uma grande transformação na vida em geral e na auto-expressão pessoal. O ciclo de Plutão é de 245 anos, para que faça a volta ao zodíaco, assim, pode ser que a conjunção com o Sol Natal não ocorra em toda uma vida. Quando o faz pode tomar a forma de uma intensa experiência interna que permite aflorar à superfície o começo de uma mudança fundamental, cujas conseqüências duram muito tempo, tanto para a pessoa, como para os que a cercam.

É um período em que se realiza a eliminação ou o descarte do que já não é útil ou não serve ou se consegue dar ao velho uma nova aplicação que pode resultar engenhosa.

É possível que a pessoa agora trabalhe arduamente como nunca antes o fez, porque deseja levar a cabo suas ambições custe o que custar, porém terá que atuar com muita habilidade, porque terá que suportar muitos obstáculos e perigos latentes, sobretudo quando a conjunção recebe aspectos inarmônicos de outros planetas.

De todos os modos, o planeta da regeneração e morte é uma força tremenda para produzir a "eliminação" de tudo o que está desgastado e é inútil, ainda que não sirva para adquirir ou fazer o que necessita. Pelo contrário, esta energia usada com fins egoístas, provoca antagonismos e frustrações, podendo chegar à própria violência advinda de outros. Também não serve esta energia para suprimir ou eliminar aquelas estruturas ou condições que todavia não estão prontas para desaparecer e assim não haverá nenhum progresso.

---

Plutão em oposição ao Sol

Período de intensa transformação. É possível submeter-se a circunstâncias e manifestar todas as energias para um propósito determinado ou ver frustrada sua expressão criativa por uma repressão do meio-ambiente. É um período difícil para as relações com os demais, pela luta por poder que este contato estimula.

Pode existir um forte conflito com pessoas que representam autoridade e exige prudência o contato é perigoso.

Pode significar separação ou isolamento ou solidão.

De um ponto de vista positivo, pode trazer muita ambição e uma energia fantástica para levar algo adiante, não sem encontrar resistências e oposições dos outros. É provável o êxito porque este trânsito não é desafortunado, não obstante, deve-se evitar os conflitos porque a oposição pode levar ao fracasso.

Plutão pode obrigar a realizar um novo começo.

---


Plutão em quadratura com o Sol

Os efeitos deste trânsito podem durar, aproximadamente, dois anos. Marca um período de profunda transformação na vida da pessoa. Há um desafio à força do caráter, ao amadurecimento e à integridade motivado por condições que reprimem a autêntica expressão criativa.

Este contato pode criar uma crise existencial e, para quem não se conhece a fundo, pode produzir uma grande mudança na vida. Podem surgir poderosas perturbações através de circunstâncias que escapam completamente do controle, trazendo um novo sentido de valores e outro direcionamento na existência.

Estimula a ambição e o desejo de poder a um grau inusitado. Se na personalidade existem traços de crueldade, esta é a época em que descarrega-se a energia com maior força para aniquilar tudo aquilo que se oponha. Em casos extremos, pode-se chegar a estar envolvido com assuntos de vida ou de morte.

Toda espécie de vida subversiva pode encontrar estímulo neste momento. Se a contabilidade ou o caixa do negócio está na mão de terceiros: cuidado! É necessário absoluto controle para saber se tudo está ocorrendo da maneira correta. Os empregados podem estar trabalhando nas sombras.

Os trânsitos de Plutão não são óbvios, baseiam-se em mudanças ocultas, primeiramente internas e profundas, para explodir na luz quando consumadas. Por isso é que também, a tremenda mudança que sofre o indivíduo não é evidente para os demais. Se a pessoa atua no sentido correto e voluntariamente, ou seja, seguindo a direção natural da mudança em gestação, não haverá conflito interno e a pessoa não se verá forçada pelas circunstâncias.

Sob situações perigosas, sem dúvida este trânsito pode produzir muitos danos, possivelmente através de agressões. Disso deduz-se ser melhor evitar conflitos que possam desencadear qualquer enfrentamento.

Em sua conexão com questões domésticas, Plutão tem a ver com os encanamentos e esgotos da casa, assim sendo poderão ocorrer problemas com relação a isso.

Plutão significa eliminação, assim é necessário ajudar a liberar essa energia eliminando coisas acumuladas do passado e que não têm mais qualquer finalidade na vida. Também é bom controlar o próprio sistema de evacuação para eliminar sem dificuldade o que não é essencial e limpá-lo de obstáculos. Plutão "excita" tudo que toca e as bactérias do organismo se reproduzem mais rápido que o normal. Algumas pessoas estão mais predispostas a doenças venéreas ou à infecção intestinal durante este período.

ãs vezes existe a possibilidade de desencadear-se algum perigo oculto ou secreto em prejuízo da pessoa, dependendo dos posicionamentos do tema natal. Também é verdade que, neste período, dever-se-ia evitar qualquer contato com a magia.

---

Plutão em sextil com o Sol

Os efeitos de Plutão em trânsito são muito potentes e afetam as condições que envolvem a vida da pessoa. O sextil com o Sol Natal ajuda a realizar uma mudança criativa na vida e é nesta época que se apresentam oportunidades para dar certos passos que levam à concretização dos objetivos pessoais.

Uma parte do passado está chegando ao fim e agora os verdadeiros propósitos pessoais tornam-se mais evidentes; portanto importantes mudanças podem ocorrer, alterando os objetivos de vida.

Abrem-se oportunidades para trabalhar criativamente dentro de grupos ou organizações e apresenta-se a possibilidade de estabelecer-se profissionalmente. Podem ser experimentadas posições de liderança, dinamismo e construtividade. Sob esta influência as decisões da pessoa possuem forte poder de influência.

Existe a possibilidade de incrementar o interesse pela ciência e pela tecnologia. A cooperação com os demais, voltada para o bem comum, é a filosofia que se deve aplicar com este contato de Plutão.

De um ponto de vista mais prático, é possível que surja o desejo de fazer reparos na residência ou reconstruir algo, uma manifestação externa do desejo interno de modificar ou reconstruir certas estruturas anacrônicas e deterioradas.

---

Plutão em trígono com o Sol

Sem dúvida os trânsitos de Plutão, em geral, não são tão óbvios como os dos demais planetas. Eles são sutis. Muitas vezes se baseiam em mudanças internas mais que externas, porém sempre são extremamente poderosas.

No caso do trígono, marca um período favorável no sentido que alguma situação passada pendente agora poderá ser resolvida definitivamente. A força com que se encara os problemas, provem de um caráter íntegro e incorruptível; existe mais perspectiva, capacidade de discriminação e convicção.

Pode ser um dos período mais importantes da vida porque os propósitos de vida, auto-expressão e capacidade de captação, gradualmente se movem até uma nova dimensão. existe mais poder de influência, força e efetividade, com isso obtém-se o respeito dos demais.

É possível alcançar um maior poder dentro de uma organização de qualquer natureza. Pode-se conduzir a grandes reformas estruturais. Os assuntos que se iniciam nesta época põem em movimento energias que duram muitos anos, produzirão satisfação e darão significado à vida. Na verdade é um período de regeneração que pode resultar em uma positiva mudança para evoluir e crescer em todos os sentidos.

É um trânsito que sugere começar um empreendimento de grande envergadura, também para dedicar-se à investigação científica ou realizar estudos avançados sobre tecnologia. Pessoalmente é possível assumir a liderança de algo importante, pois existe capacidade para comandar, atrair a colaboração dos demais e arbitrar as partes.

De um ponto de vista da saúde é uma boa época para produzir a eliminação de resíduos, depurar o organismo e até autocurar-se.

2 comentários:

  1. Estou passando por esse trânsito. Canceriana na casa 4,lua e Plutão em escorpião na casa 8👍🏼

    ResponderExcluir
  2. Entrando nele, sol de 5, lua em Capricórnio na 1

    ResponderExcluir