quinta-feira, 13 de julho de 2017

O Alcochoden e o que Significa sobre a Vida, por Abu Ali Al-Khayyat

(Trata-se de uma continuação daqui)

Quando você determinou o Hyleg e quer saber o Alcochoden, olhe para o senhor do termo do Hyleg, e o senhor do seu domicílio, e o senhor da sua exaltação, ou a sua triplicidade, ou o sua face. E se um desses aspecta o Hyleg, esse é o Alcochoden; e se dois ou três ou todos eles o aparecem, aquele que tem mais dignidades e é mais próximo em graus será o Alcochoden. Mas se houver um que tenha mais dignidades no lugar do Hyleg e mais próximo em graus, mas não é o Hyleg, devemos tomar primeiro o mais próximo dele na força de suas dignidades (desde que aspecte o Hyleg), e esse será o Alcochoden.

E saiba que quando o Sol é atribuído a dignidade Hylegiacal e está em Áries ou Leão e nenhum dos senhores das cinco dignidades o aspecte, será Hyleg e Alcochoden. E da mesma forma, a Lua, quando está em Câncer ou Touro, e nenhum dos senhores das cinco dignidades do signo a aspecte, será Hyleg e Alcochoden.

E quando você reconheceu o Alcochoden, veja se seu próprio domicílio ou exaltação ou triplicidade, está oriental e livre de [qualquer aspecto] do mal [estrelas], e livre de retrogradação e combustão está angular, [para então] significar [que se deve olhar] para os anos maiores [do Alcochoden] para o nativo. E se eles estão em [casas] sucedentes aos ângulos, semelhante à situação que acabamos de mencionar nos ângulos, olhe para os anos médios para o nativo. Mas se estão em [casas] cadentes dos ângulos, com as condições que mencionamos nos ângulos, ela concede seus anos menores.

Além disso, deve-se saber que, além disso, o Alcochoden é diminuído em sua própria conveniência, força e dignidade de acordo com seu lugar no círculo, ou também através das aplicações das estrelas, tal qual a ordem a sua significação diminuiu. E quando não é oriental, será convertido. E sabe-se que se o Alcochoden for diminuído [em eficácia] por qualquer uma desses modos que eu citei, reduzirá seus anos de acordo com seu lugar no círculo da maneira que eu vou dizer.

Para quando está em um ângulo (mas, como eu disse, com a exceção de que não é oriental), é convertido de seus maiores para seus anos médios. E se é ocidental e peregrino, ele cai dos médios para os anos menores. E se for ocidental, peregrino, retrógrado e combustível, é convertido de seus anos e meses menores para uma quantidade similar de meses e dias. E você observará isso de forma semelhante com outros impedimentos dos planetas e com outras casas do círculo, porque é uma regra. E saiba que a Cabeça do Dragão da Lua, quando está antes ou depois dela, aumentará em uma quarta parte os anos que significa, e quanto mais perto for em graus, melhor será. Mas quando a Cauda do Dragão estiver em seu lugar, reduzirá em uma quarta parte os anos que o Alcochoden significa, e quanto mais próximo for, pior será, e especialmente se o Sol ou a Lua estiverem no Alcochoden (e a Lua sofre mais danos por causa disso). Assim, Ptolomeu disse que a Cabeça com os planetas aumenta, e a Cauda diminui, mas mais, então, com a Lua  E se o Alcochoden estiver colocado naquilo que significa uma vida curta, e Júpiter e Vênus estão no ASC ou no MC, haverá esperança de que o nativo viva tanto quanto a quantidade de menor de anos, a menos que o termo do ASC e da Lua seja impedido pelo mal [estrelas maléficas], ou a uma das fortunas que significou a vida é governante da Casa da Morte, porque então um curto espaço de tempo e uma morte rápida significa.


Quanto as Estrelas Adicionam ou Subtraem aos Anos do Alcochoden

Anos em que os planetas individuais, quando são Alcochoden, indicam:


Quando, portanto, você descobriu a quantidade de anos, meses e dias que o Alcochoden significa, e você quer saber o que os planetas adicionam ou tiram dessa quantidade, faça isso: considere cuidadosamente se há uma fortuna conjunta a ou aspectando por trígono ou sextil, [para] aumentará seus próprios anos menores; e se for médio em sua força, tantos meses; e se for mais fraco, dias ou horas. Mas se uma estrela do mal [conjunta] for associada a ela ou a aspectos de quadratura ou oposição, isso levará seus anos menores. É preciso saber que a quadratura e a oposição das fortunas não acrescentam nada e não subtraem nada do Alcochoden, assim como os sextil e os trinos das infortunas não fazem nem uma adição nem uma diminuição. Mercúrio, no entanto, quando está com a fortuna (que adiciona) adicionará seus anos menores a ele, e se for com uma maléfica [as estrelas] vai tirá-los. E de todas [as estrelas], a que mais impõe o Alcochoden é Marte. Mas quando você sabe quantos anos o Alcochoden deu, dirija o Hyleg com os graus de ascensão até o ponto em que se trata dos corpos ou dos raios do mal (as estrelas). Para quando se trata desse ponto, significa a destruição do nativo, sem negar a onipotência de Deus.



Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário