sexta-feira, 14 de julho de 2017

Partes Árabes, por Clélia Romano

Lots Helenísticos ou Herméticos

As chamadas partes Árabes não são verdadeiramente árabes, mas Helenísticas.

É verdade, no entanto que foram abundantemente usadas pelos árabes mais tarde, que muitas vezes deram outros nomes as formulas Helenísticas e ainda criaram muitas outras.

Ninguém usou as partes ou lots tão bem como os gregos.

Os vários lotes proveem de um livro chamado Panaretos e que foi atribuído a Hermes Trimegistus.

Hermes é sem dúvida uma figura lendária, sem base histórica, mas tudo que lhe é atribuído antes da Idade Média seguramente advém de fontes egípcias ou mesmo helenísticas bastante antigas.

O Lot da Fortuna foi atribuído a Nechepso e Petosiris, um lendário rei egípcio e seu sacerdote, que viveram antes da era cristã e cujos escritos nos restam fragmentariamente.

Lots são pontos importantes da carta obtidos através da somatória de partes significativas da mesma geralmente somadas ao ASC.

Lot significa porção. Em Latim a palavra Lot foi traduzida por "pars", de onde vem o nome Parte que o leitor deve observar que difere em sentido da palavra grau, em Latim gradus, porque Parte se refere a uma parte significativa, enquanto que o grau nada mais é que um ponto zodiacal entre os 360 que formam o circulo.

Os lots herméticos são descritos em Paulus Alexandrinus, autor do sec. IV, em sua Lições Introdutórias e também em Vettius Valens, na citada Antologia, a principal obra astrológica Helenística.

Há sete Lots Herméticos baseados nos sete planetas: Os principais deles são o Lot do Lua (Lot da Fortuna) e o Lot do Sol (Lot do Uma questão muito importante em relação aos lots é que frequentemente sua formula se inverte em natividades noturnas.

Os motivos a favor da reversão são lógicos e filosoficamente coerentes, desde que eles são baseados na fundamental noção de sect .

A posição do Sol acima ou abaixo do horizonte fornece o sect ou setor da carta e determina se uma natividade é diurna ou noturna, fato da maior importância em astrologia Tradicional.

Nos tempos modernos a astrologia esqueceu-se da importância do sect: ter nascido à noite ou durante o dia passou a ser um assunto pouco importante. Conheço softwares que sequer dão a opção de reverter a fórmula para nascimentos noturnos.

O resultado é que o Lot da Fortuna é um ponto na carta que acaba por ser dispensável por muitos astrólogos modernos, que não entendem seu significado. Na verdade, se não for feita a inversão, o Lot da Fortuna será usado em lugar do Lot do Espírito, que como veremos tem um significado diferente. Isto tem causada muita confusão no entendimento do significado e importância dos lots.

Ptolomeu foi o único autor a não reverter o Lot da Fortuna, não se sabe por qual razão, e como a astrologia ocidental apoiou-se muito em Ptolomeu passou a não reverter, também. O resultado é que o lot deixou de fazer sentido.

Olimpiodorus, enquanto comenta Paulus, afirma que os luminares provavelmente são a base da construção de todos os outros lotes.

Há uma diferença entre a luz dos dois luminares: o Sol fornece sua luz a partir de si mesmo e a Lua a reflete, sendo o Sol ativo e masculino, e a Lua, passiva e feminina, como já vimos.

Desta forma, a fórmula do Lot da Fortuna, o mais importante da carta, em uma carta diurna é encontrado a partir da distância entre o SOL, o luminar diurno, até a Lua (usamos a direção dada pelo sect) somando-se o resultado obtido ao Ascendente. Uma carta noturna a formula é obtida a partir da distância entre a LUA até o Sol, somando-se a distância obtida ao Ascendente.

Todos os autores tradicionais invertem a fórmula para valorizar a importância da Lua à noite e do Sol durante o dia à exceção de Ptolomeu. Lilly seguiu Ptolomeu, tanto na atribuição das triplicidades e termos quanto no fato de não reverter a Parte da Fortuna. Nisso ambos são duas vozes isoladas em meio a maioria de autores tradicionais.

Basicamente, o Lot da Fortuna é usado para descrever a maneira pela qual o indivíduo está fisicamente conectado com o mundo. É um dos significadores do corpo e da saúde, e é também um signifícador de prosperidade, da sorte ou fortuna do nativo. Se aflito pela oposição de maléficos fala em favor do encurtamento da vida.

A Parte da Fortuna é encontrada a partir dos 3 pontos mais importantes da carta: o Ascendente, o Sol e a Lua.

Mas ela não é apenas um ponto significador, tal como os planetas ou os Nodos. É o começo de um sistema de casas. O signo do Lot da Fortuna era usado como horoskopus pelos Helenísticos, isto é a primeira casa do sistema de casas que se estende de 0º a 30° do signo em que se encontra a Fortuna, usado como um segundo Ascendente.

Tal procedimento era habitual na astrologia Helenística que costumava derivar casas, à maneira que expliquei anteriormente no capitulo sobre Casas Derivadas, mas as derivavam a partir de certos significadores que eram, por exemplo, alguns lots.

Note-se que os helenísticos usavam signos completos nestes casos, sendo a primeira casa do lot mensurada a partir de zero grau do signo onde o lot se encontrava.

Vettius Valens, escreveu o seguinte:

"... O próprio [Refere-se ao Lot da Fortuna] possui o poder do horoskopos, o da vida; o zoidion do décimo signo a partir deste, o poder do Céu, que é a reputação, do Sétimo, o poder do Descendente, do Quarto, o zoidion subterrâneo, e dos lugares restantes possuem o poder das 12 regiões.”

E continua:

"Nós também temos encontrado o 11° Local da Fortuna como o Lugar da Aquisição, um doador de bens e produtos, e especialmente quando há benéficos sobre ele ou lhe dão testemunho".

Construir uma carta a partir da Fortuna nos dá importantes pistas sobre a posição e status do nativo e sobre sua vida, principalmente olhando para o a 10a casa a partir do lot, o Meio do Céu da Fortuna e, como dissemos, para o 11° signo a partir do lot, o Local de Aquisição, que é também um testemunho importante para saber sobre a forma pela qual o nativo obtém recursos materiais.

Como vemos, a importância dada ao Lot da Fortuna, que Valens simplesmente chama Lot é imensa.

Tal lot é conhecido como o Ascendente Lunar, porque seu sentido relaciona-se a Lua, isto é dá informações sobre hábitos, sobre o que não se tem controle e sobre o corpo.

O segundo lot em importância, só ligeiramente menos importante que a Fortuna, é o Lot do Espírito, ou Daemon, que é calculado exatamente ao contrário da Fortuna.

Assim, temos:

Nascimentos diurnos:
Fortuna = Ascendente + Lua - Sol

Nascimentos noturnos:
Fortuna = Ascendente + Sol - Lua

Nascimentos diurnos:
Espírito= Ascendente + Sol - Lua

Nascimentos noturnos:
Espírito = Ascendente + Lua - Sol

O Lot do Espírito está relacionado com o caminho espiritual, a motivação e a vontade de uma pessoa. É considerado relacionado ao Sol da mesma forma que o Lot da Fortuna está relacionado à Lua. O Lot de Espírito é a vontade dirigida para o mundo. Ele mostra as suas intenções e dá sinais relacionados à carreira. A doença também pode ser indicada pelo Espírito, porque ele age indiretamente sobre o físico. Por exemplo, se Saturno fizer conjunção com o Espírito pode levar à depressão.

Tem ele o sentido de consciência e movimento.

Durante a época medieval a distinção dos dois principais lots não é tão clara.

Abu Mashar, citado por Bonatti deu, entretanto, uma feliz denominação para a Parte do Espírito. Ele a chamou Pars Futurorum, ou Parte das Coisas que Virão a Ser.

Tal denominação mostra que o Lot do Espírito pode dizer sobre o futuro de uma pessoa, o que o nativo virá a fazer para tornar-se o que veio a esta vida para ser.

Tal parte é consciente e se opõe ao significado da parte da Fortuna que mostra o que o nativo recebeu de bom ou mau, seu quinhão, sobre o qual não tem poder de mudança. Lembremo-nos que a Fortuna é uma deusa cega que dá a sorte e o azar independente do mérito.

Muito mais resta a dizer e investigar sobre o Lot do Espírito que ficou esquecido e cujo sentido dá margem a que se escreva um livro somente sobre ele; é possível que ele seja a única porta aberta para o livre arbítrio na carta.

O nativo pode, através de sua vontade e esforço realizar ações conscientes no sentido de ajudar e incrementar sua sorte e saúde. Tudo depende de como está configurado o Lot do Espírito, seu regente e que planetas lhe dão testemunho.

Em astrologia Medieval a Parte da Fortuna é usada como doador de vida em determinadas circunstâncias, mas nunca a Parte do Espírito, o que é correto em meu entender uma vez que a Parte do Espírito é ligada à consciência e ao futuro, enquanto que a vida é função de condições inatas e que ocorrem antes da possibilidade de consciência.

Veremos agora os lots herméticos baseados nos cinco planetas.

Lot da Necessidade: (baseado em Mercúrio)
٠ Para Natividades Diurnas = Ascendente + Fortuna - Mercúrio
٠ Para Natividades Noturnas = Ascendente + Mercúrio -Fortuna

De acordo com Paulus, necessidade significa constrangimentos, submissões, lutas e guerras e fazer inimigos, ódios condenações, todas as outras coisas restritivas que acontecem aos homens como resultado de seu nascimento

Mais tarde em astrologia Medieval tal lot foi chamado de Parte dos Endividados.

Lot de Eros ou de Vénus
٠ Para Natividades Diurnas = Ascendente + Vénus - Espírito
٠ Para Natividades Noturnas = Ascendente + Espírito - Vénus

Lot da Coragem ou de Marte:
٠ Para Natividades Diurnas = Ascendente + Fortuna - Marte
٠ Para Natividades Noturnas = Ascendente + Marte - Fortuna

Lot da Vitória ou de Júpiter:
٠ Para Natividades Diurnas = Ascendente + Júpiter -Espírito
٠ Para Natividades Diurnas = Ascendente + Espírito - Júpiter

Lot de Nêmesis ou de Saturno:
٠ Para Natividades Diurnas = Ascendente + Fortuna - Saturno
٠ Para Natividades Noturnas = Ascendente + Saturno - Fortuna

Nêmesis é a personificação da retribuição e da justiça distributiva. Representa a força encarregada de abater toda a desmesura (hybris), como o excesso de felicidade de um mortal, ou o orgulho dos reis. Segundo Paulus relaciona-se à tudo que pode abater o nativo, como o destino e causas subterrâneas. Este lot é chamado pelos autores Medievais de Parte dos que Sobem Subitamente.


Outros lots usados por Vettius Valens

Além do Lot da Fortuna e do Lot do Espírito, Valens usa o Lot da Base, que o leitor verá inúmeras vezes ser usado na astrologia árabe com diversos nomes, às vezes distantes de seu significado original: o Lot da Base representa a base da carta e ele dá testemunho dos fundamentos da carta.

O Lot é calculado através do calculo da menor distância entre o Lot da Fortuna e o Lot do Espírito. Esta distância é somada ao Ascendente.

Por uma questão relacionada à própria fórmula, tal Lot sempre fica abaixo na carta e seu sentido é realmente o de “fundação” e alicerce.

Além disso, Valens trabalha com o Lot da Exaltação que se baseia na exaltação dos luminares. O grau específico de exaltação é usado para determinar prestígio e status social do nativo. Ele é calculado:

Para Natividades Diurnas: Ascendente + 19° Áries - Sol
Para Natividades Noturnas: Ascendente + 3º Touro - Lua

Valens usa também outros lots que revelam muito do mundo da época: O Lot da Traição, o Lot do Roubo e o Lot do Exílio.

É interessante notar que Valens não usa o Lot de Eros tal como é descrito em Paulus. Como o lot de Eros é importante convém testar as diversas formulas.

No livro lida Antologia Valens dá a fórmula do Lot do Casamento:
para o homem: ASC + Vênus - Sol (não se inverte)
e para mulheres: ASC + Marte - Lua (não se inverte)

Já no livro VII da mesma Antologia ele descreve que Eros é obtido:
ASC +Lot do Espírito - Lot da Fortuna (inverte-se)


As Partes Árabes referentes às Doze Casas

Neste momento adentramos na maneira como a astrologia árabe trabalhou os lots helenísticos. Por uma questão didática, como nos apresenta Bonatti, tais partes são divididas por casas.

Há partes demais, em meu entender, e calculá-las em todas as cartas significa também delineá-las, isto é correlacionar cada uma com seu regente, suas dignidades essenciais e acidentais, a que assunto se configura etc. Recomendo que o leitor restrinja seu uso às mais importantes.

Quando futuramente abordarmos as técnicas específicas de delineação vamos necessitar algumas partes citadas aqui.

Abaixo, segue uma tabela com as Longitudes Absolutas dos signos. ciue pode facilitar no cálculo das fórmulas.



Partes referentes à Primeira Casa

1. Pars Vitae ou Parte da Vida =ASC + Saturno - Júpiter (inverte-se)

2. Parte da Base (como utilizada por Valens) - tal parte será usada em outros contextos, significando coisas diferentes.

3. Parte do Raciocínio =ASC+Marte - Mercúrio (inverte-se)

4. Parte do Hyleg ou Parte da Raiz da Vida =ASC +Lua - SAN(não se inverte)


Partes referentes à Segunda Casa

1. Parte da Substância = ASC + Cúspide da 2U Casa - Regente da Casa 2 (não se inverte)

2. Parte das Dívidas (já citada como Lot de Nêmesis) = ASC + Mercúrio - Saturno (não se inverte)

3. Parte dos Tesouros encontrados=ASC+Vênus-Mercúrio (inverte-se)


Partes referentes à Terceira Casa

1. Parte dos Irmãos = ASC + Júpiter - Saturno (não se inverte)

2. Parte do Número de Irmãos = ASC + Saturno - Mercúrio (não se inverte)

3. Parte da Morte dos Irmãos e Irmãs =ASC +MC - Sol (inverte-se)


Partes referentes à Quarta Casa

1. Parte do Pai = ASC + Saturno - Sol (inverte-se)58

2. Parte da Morte do Pai = ASC + Júpiter -Saturno (inverte-se)

3. Parte dos Avós:


  1. ASC + Saturno - regente do Sol (inverte-se) 
  2. Se o Sol estiver em Leão = ASC + Saturno -10º de Leão (inverte-se) 
  3. Se o Sol estiver nas casas de Saturno = ASC + Saturno - Sol (inverte-se)
  4. Parte dos Antepassados = ASC + Marte - Saturno (inverte-se) 
  5. Parte das Heranças ou da Propriedade = ASC + Lua -Saturno (não se inverte)
  6. Parte das Heranças de acordo com os persas = ASC + Júpiter - Mercúrio (inverte-se)
  7. Parte da Lavoura = ASC + Saturno - Vênus (não se inverte) 
  8. Parte do Fim das Coisas = ASC + Júpiter - Saturno (inverte-se) 

Partes referentes à Quinta Casa

1. Parte dos Filhos =ASC + Saturno - Júpiter (inverte-se)

2. Parte da Data do nascimento do Número e do Sexo dos Filhos:
ASC + Júpiter - Marte (não se inverte)

3. Parte da Condição do Filho (Masculino) ASC + Júpiter - Lua (não se inverte)

4. Parte da Condição da Filha (Feminino) = ASC + Vênus - Lua (não se inverte)

5. Parte para saber o sexo da criança= ASC + Lua - Regente do signo da Lua (inverte-se)


Partes da Sexta casa

1. Parte das Doenças, Acidentes e dos Vícios Insuperáveis =
ASC + Marte -Saturno (inverte-se)

2. Parte das Doenças = ASC + Marte - Mercúrio (não se inverte)

3. Parte dos Escravos = ASC + Lua - Mercúrio (não se inverte)

4. Parte do Cativeiro (Dia) =ASC + Sol - Regente Sol

5. Parte do Cativeiro (Noite) =ASC + Lua - Reg. Lua


Partes referentes à Sétima Casa

1. Parte do Casamento do Homem de acordo com Hermes =
ASC + Vênus - Saturno (não se inverte)

2. Parte do Casamento do Homem de acordo com Valens =
ASC + Vênus - Sol (não se inverte)

3. Parte da Luxúria e coito do homem = ASC + Vênus - Sol (não se inverte)

4. Parte do Casamento das Mulheres de acordo com Hermes =
ASC + Saturno - Vênus (não se inverte)

5. Parte do Proveito e das delícias =
ASC + Cúspide da Casa 7 -Vênus (não se inverte)

6. Parte da Licenciosidade e vergonha da Mulher =
ASC + Saturno - Vênus (não se inverte).

7. Parte do Casamento do Homem e da Mulher de acordo com Hermes =
ASC + Cúspide da 7ª - Vênus (não se inverte)

8. Parte da Hora do Casamento de acordo com Hermes =
ASC + Lua - Sol (não se inverte)

9. Parte da Honestidade das Mulheres =ASC + Vênus - Lua (não se inverte)

10. Parte da habilidade e facilidade para arranjar um casamento =
Grau e minuto de Vênus + Lua - Sol (não se inverte)

11. Parte dos Sogros =ASC + Vênus - Saturno (não se inverte)

12. Parte das Disputas/Alegações = ASC + Júpiter -Marte (Inverte-se)


Partes referentes à Oitava Casa

1. Parte da Morte = Saturno + Cúspide da 8ª - Lua (não se inverte)

2. Parte do Planeta que Mata = ASC + Lua - Reg. ASC (inverte-se)

3. Parte do Ano em que o nativo deve temer a Morte, Aflições, etc. =
ASC + Regente da SAN - Saturno (não se inverte)

4. Parte do que Pesa (preocupações, assuntos que aborrecem e preocupam inclusive doenças) =
Mercúrio + Marte - Saturno (inverte-se)

5. Parte da Preocupação, Opressão e Destruição =
ASC + Mercúrio - Saturno (Inverte-se)


Partes referentes à Nona Casa

1. Parte das Viagens = ASC + Cúspide da 9ª - Regente da 9ª (não se inverte)

2. Parte das Viagens por Água =ASC + 15° Câncer - Saturno (inverte-se)

3. Parte da Religião ou Parte da Fé = ASC + Mercúrio - Lua (inverte-se)

4. Parte da Oração e Profunda Reflexão =ASC +Lua - Saturno (inverte-se)

5. Parte da Sabedoria e da Paciência = Mercúrio + Júpiter - Saturno (inverte-se)

6. Parte da Tradição e do Conhecimento dos assuntos ou das Histórias =
ASC + Júpiter - Sol (inverte-se)

7. Parte dos Rumores se são verdadeiros ou falsos =
ASC + Lua - Mercúrio (não se inverte)


Partes referentes à Décima Casa

1. Parte da Honra e da Nobreza do Nativo = Lot da Exaltação

2. Parte da Realeza = ASC + Lua - Marte (inverte-se)

3. Parte dos Reis e Comandantes = ASC + Marte - Mercúrio (inverte-se)

4. Parte do Reino, da Vitória e Ajuda = ASC + Saturno - Sol (inverte-se)

5. Parte daqueles que sobem de classe subitamente ou Parte de Saturno (já visto como Lot de Nêmesis) =
ASC + Fortuna -Saturno (só o calculo da Parte da Fortuna é invertido)

6. Parte dos nobres ou dos notáveis = ASC + Sol - Mercúrio (inverte-se)

7. Parte dos Soldados e Ministros =ASC + Marte - Saturno (inverte-se)

8. Parte dos Reis e do trabalho do nativo = ASC +Lua - Saturno (não se inverte)

9. Parte dos Negociantes e dos Artesãos =ASC + Vênus - Mercúrio (inverte-se)

10. Parte do Comércio ou Parte da Compra e Venda = ASC + Fortuna - Espírito

11. Parte do Trabalho que tem que ser feito =ASC + Júpiter - Sol (inverte-se)

12. Parte Significando se Existe Razão para um Reinado ou Não =
Júpiter + grau do MC - Sol (não se inverte)

13. Parte das Mães (Progenitora) = ASC + Lua - Vênus (inverte-se)68

14. Parte da Morte da Mãe =ASC + Saturno - Vênus (inverte-se)


Partes referentes à Décima Primeira Casa

1. Parte da Glória ou Parte da Excelência e Nobreza = Lote da Base

2. Parte de Ser Conhecido Entre os Homens, Reverenciado e Constante nos Negócios = ASC + Sol - Fortuna (inverte-se)

3. Parte da Sorte ou Proveito = Lot da Base

4. Parte do Anseio e Esperança (e desejo pelas coisas do mundo) =
ASC + Parte do Espírito - Parte da Fortuna (inverte-se)69

5. Parte da Esperança e da Fé = ASC + Vênus - Saturno (inverte-se)

6. Parte dos Amigos = ASC + Mercúrio - Lua (não se inverte)

7. Parte da Concordância entre amigos (e entre marido e mulher) = ASC + Mercúrio - Parte do Espírito (não se inverte)

8. Parte da fertilidade e da Abundância no Lar =
ASC + distância entre Lua e Mercúrio (não se inverte)

9. Parte da Honestidade mental = ASC + Sol - Mercúrio (inverte- se)

10 Parte da gratidão= ASC + Vênus - Júpiter (inverte-se)


Partes referentes à Décima Segunda Casa

1. Parte dos Inimigos = ASC + Marte - Saturno (não se inverte)

2. Parte dos Inimigos de acordo com Hermes =
ASC + Cúspide da 12ª casa - Regente da Casa 12 (não se inverte)

3. Parte das obrigações e aflições =
ASC + Parte do Espírito -Parte da Fortuna (inverte-se)

Conclusão: Como o leitor pode verificar há na astrologia Medieval a repetição de fórmulas usadas pelos Helenísticos com propósito diferente. Outras fórmulas tem sentido diferente de autor para autor desde a época helenística.

Lots ou partes não tem um ponto referencial como os planetas e acabaram por perder a pureza com a qual foram criadas.

Cabe ao leitor conhecer as mais importantes ou testar as mais significativas, antes de incorporá-las a seu trabalho habitual.

No que diz respeito a certas partes como a Parte da Morte ou do Casamento do Homem, serão usadas em técnicas especiais que estudaremos e farão parte da composição de um almuten que leva em consideração diversos significadores. Desta forma, a Parte propriamente dita permanece um tanto quanto neutralizada dentro da quantidade de significadores a serem sopesados.

As partes, com exceção da Parte da Fortuna e do Espírito são um complemento para a delineação e não um manual para encontrar através da fórmula uma resposta pronta.

No geral, se os testemunhos encaminharem o raciocínio em determinada direção e uma parte encaminhar em outra direção, fique com a maior parte dos testemunhos.



Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011.

O livro pode ser adquirido aqui: http://www.astrologiahumana.com/

Um comentário:

  1. Excelente! Tenho muito interesse nos lots e utilizo nas minhas leituras!

    ResponderExcluir