quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Libra, por Sementovski-Kurilo




Libra indica uma pessoa é mais receptiva que expansiva, e por essa razão falta constância à sua vontade; em consequência adapta-se mais às circunstâncias do que tende a modificá-las, segundo sua própria natureza. A tradição astrológica atribui este fenômeno de diminuição da vitalidade ao fato de que no signo de Libra o Sol se encontrar em "queda", quer dizer, não exerce o influxo potente como quando encontra-se em seu próprio domicílio, em Leão, ou exaltado, em Áries.. Como quer que seja o fenômeno da diminuição da vitalidade é devido à passividade em muitas, ainda que decisivas, situações da vida, e pode ser observado regularmente naqueles que têm Libra como signo dominante. Isto não significa que estes estão totalmente incapacitados para dedicar-se a uma atividade precisa, Trata-se mais de uma tendência que prevalece, porém que não é exclusiva de sua natureza. Deste modo a sua faculdade de adaptação não é uma faculdade de inteligência; Libra não identifica-se com um ambiente porque acha oportuno fazê-lo, trata-se de uma reação instintiva e em alguns casos poderia ser falado inclusive de renúncia da individualidade própria. O caráter instintivo dessa atitude apenas revela-se em um ambiente em que não encontra o mínimo apoio com o qual geralmente se contenta; se vê-se obrigado a permanecer nesse ambiente geralmente se sente estranho e sofre profundamente. Numa situação psicológica mais singular com este gênero de passividade, Libra identifica-se com os demais, ao ponto de ser considerado por estes como uma espécie de alter-ego, superior ao próprio eu, como modelo digno de ser imitado (Gandhi). Deste modo se explica porque Libra é encontrado freqüentemente como um signo importante no Mapa Natal de diplomatas, juizes e outras profissões que requerem de certo modo uma despersonalização.

Por outro lado Libra sente profundamente o que é arte, e se não é produtivo tem a respeito múltiplos interesses; sem dúvida, quando outros fatores decisivos favorecem nestes indivíduos o desenvolvimento de um talento efetivo e das forças indispensáveis para cumprir uma obra, há possibilidade de ascender aos níveis mais elevados da criação artística, sobretudo no campo da música (Beethoven e Verdi), e a "musicalidade" dos quadros de Bocklin, e "o nascimento da tragédia pelo espírito da música" de Nietzsche.

A capacidade de identificação com os demais, a tendência a socorrê-los, se não de forma ativa, ao menos indiretamente, com sugestões e conselhos, corresponde em Libra a outra característica distinta: como sente a harmonia com a arte, assim vê na justiça, no sentido mais amplo de palavra, a garantia de felicidade, a prova de toda a existência verdadeiramente digna. É difícil ofender a Libra em seu orgulho como, por exemplo, Áries ou Leão, porque o orgulho é um sentimento que Libra, pode-se dizer, ignora; é mais fácil ofender no seu sentido de justiça; e mais, cada ofensa levada sob este aspecto a outros, chama imediatamente a lançar-se em defesa do ultrajado.

Se a faculdade de adaptação, o sentido de arte e de justiça, o desejo de harmonia e de equilíbrio, a mediação e a conciliação, podem ser as grandes diretrizes na vida de Libra, a falta de uma verdadeira espiritualidade e portanto de uma profundidade de alma faz com que entre seus representantes se encontrem frequentemente indivíduos superficiais, frios e até certo ponto pouco sinceros, pois se comprazem a fazer muitas coisas vãs, em entrincheirar-se em uma amabilidade artificial e em dissimular com belas palavras coisas e atos desagradáveis.

Também na vida afetiva de Libra refletem-se estas características essenciais, tanto no sentido positivo como no negativo. Adaptar-se à outra pessoa, evitar o quanto seja possível o conflito por um lado, porém vendo-se impossibilitado de aprofundar o próprio sentimento e tendo falta de uma verdadeira personalidade. Como em geral é otimista, Libra sucumbe muitas vezes a acessos imprevistos de pessimismo sobretudo depois de desilusões causadas por outras pessoas. Portanto, Libra jamais deveria unir-se a pessoas de temperamento vivaz, nervoso ou excitável, é também desaconselhável toda pessoa inclinada a arrebatamentos passionais.

Libra pode escolher uma profissão relacionada com a arte, com a moda ou de luxo; sem dúvida os homens podem ocupar postos na indústria e no comércio, além das outras profissões e atividades já mencionadas.

As predisposições patológicas em Libra, são problemas de circulação sanguínea e no aparelho digestivo; enfermidades da pele, dos rins e bexiga. Nos casos das mulheres podem ocorrer problemas nos órgãos genitais internos.


Fonte: Sementovski-Kurilo: Astrologia - Tratado Teorico e Pratico
Tradução: Claudio Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário