quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sagitário, por Sementovski-Kurilo



Sagitário pode considerar-se um idealista de grandes horizontes, tendendo a ter as metas mais elevadas do engenho humano. O que lhe falta é a agilidade na inteligência, como se pode observar em Gêmeos, por exemplo, signo oposto ao de Sagitário e regido por Mercúrio. Falta, também, o pensamento sistemático e profundo de Capricórnio, regido por Saturno. Sua inteligência é espontânea, pode-se dizer ingênua, fundada sobre a experiência, como Escorpião, mas com uso completamente distinto deste.

Em algumas pessoas regidas por Sagitário são apressadas, muito superficiais; gente que fala com gosto de coisas sublimes, porém na realidade não as sentem. Se em alguns momentos se mostra leal, franco e competente, em outros aproxima-se da mentira e da presunção. Especialmente desagradáveis, essas características negativas, aparecem nas mulheres essas, aí a presunção, associada com uma estreites de horizontes, e a falta de sensibilidade e de tato, dão lugar às más palavras, intrigas venenosas, cheias de inveja e de ciúmes com respeito às outras mulheres; às vezes mostram a tendência a obstinar-se defendendo uma ideia ou programa, adotados de outras pessoas ou apropriados pelo influxo do tempo, sem convicção íntima nem inteligência crítica, e que com frequência só responde a interesses mesquinhos e pessoais.

Sagitário tem um sentido muito desenvolvido da realidade - e nisto são afins com Virgem - portanto não se perdem em vãs quimeras, limita-se em fazer grandes projetos, em imaginar-se criador de importantes organizações e como protetor magnânimo dos demais; em geral, tem tendência ao exagero, tanto no bem como no mal, na palavra e no ato.

A grande ambição de Sagitário é elevar-se a todo custo acima do ambiente que nasceu ou acima dos que rodeiam; o arrivismo nas pessoas menos espirituais, e a aspiração ao sobre-humano nos mais espiritualizados, são as metas dos nascidos baixo dessa influência primordial e os motivo essenciais da existência.

A esse respeito, Sagitário está animados pelo mesmo otimismo, persuadido de poder lograr tudo quanto foi prefixado, e com freqüência creem-se protegidos e favorecidos por uma justiça superior que não poderá deixar de reconhecer seus méritos, poder-se-ia dizer que estão convencidos de haver nascido sob uma "boa estrela". Assim, dificilmente se deixam desanimar; depois das desilusões e dos fracassos reempreendem com a mesma energia suas ocupações e prosseguem pelas mesmas vias sobre as quais haviam encontrado obstáculos. A crença na proteção sobre-humana não tem nada de mística, como tampouco de religiosidade (a que, em geral, os nativos de Sagitário tendem mais que os outros) e está totalmente desprovida de todo elemento metafísico; se é lícito dizer, concebem a Deus como um bom e valente amigo, generoso e sempre pronto a escutar suas orações e a satisfazer os desejos que dirigem a Ele. Nisto se parecem com crianças grandes e quem sabe esta é a razão porque, entre os sagitarianos, se encontram muitos fundadores ou membros de comunidades religiosas baseadas nos princípios da simplicidade, dir-se-ia ingenuamente primitivas, e também em altas posições na hierarquia da Igreja, elevados à dignidade, não tanto pela virtude de seus dotes intelectuais, mas pela graça e pureza de seu coração e pela austeridade de sua vida.

A certeza de serem os "filhos prediletos da Providência", nos melhores exemplos de Sagitário, não impede que lutem e se fatiguem por alcançar a posição desejada. Já no caso dos sagitarianos mais fracos, ao mesmo tempo que estão muito inclinados ao gozo do prazer, observa-se uma pronunciada preguiça e a energia, que no sagitariano forte se encontra a serviço de importantes progressos e de uma atividade sistemática, vem a ser insensatamente desperdiçada em satisfazer a desejos e ambições enganosos. Até certo ponto, todos os nativos de Sagitário estão ameaçados neste sentido, todos, mais ou menos, são propensos à aventura, especialmente no campo sentimental e sexual, ao jogo com a vida, ao desprezo pela morte, ainda quando nenhum motivo o justifique.

Se é certo que os nativos de Sagitário são excelentes companheiros de vida, também é verdade que dificilmente logram ser constantes em seus afetos. Quem sabe é esta uma nota trágica de Sagitário, já que estão de posse de um sentido social mais desenvolvido, sentem profunda necessidade de laços familiares e de amizade em geral. De tal modo que procuram ajudar e assistir a seus semelhantes, sacrificando algumas vezes um tempo precioso em detrimento de si próprios. Aí pode estar a explicação do fenômeno de que, entre os sagitarianos superiores, se encontrem homens animados por ideais sociais sublimes, capazes de grandiosas visões de uma sociedade futura melhor, criadores de obras de um profundo e universal humanismo.

Os sagitarianos estão sujeitos de modo particular a moléstias hepáticas, a debilidade nas vias respiratórias, a lesões nas artérias e nos músculos.



Fonte: Sementovski-Kurilo: Astrologia - Tratado Teorico e Pratico
Tradução: Claudio Fagundes

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado! VocÊ já determinou o seu signo dominante?

      Excluir
  2. Olá tudo bem? Então eu sou Ariano, porém o signo dominante que aparece é Sagitário, a minha dúvida é eu sou de fato um Ariano porém com muita influência de sagitário no caso independente da lua de do ascendente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, precisaria ver seu Mapa Natal para entender isso melhor. O signo dominante ser Sagitário acontece se tiver vários planetas, lua ou Ascendente em signos mutáveis e mantendo também presença em signos de fogo. Signo dominante é dominante mesmo. Tem maior importância que o signo solar na formação da personalidade, muito embora o signo solar continue também a ser importante.

      Excluir
    2. Certo obrigado por esclarecer minha dúvida, então eu acabo então tendo características fortes do signo de sagitário então?

      Excluir
    3. Você olharia meu Mapa Natal, se eu passasse os dados para você? Gostaria que falasse o dia/mês/ano, horário e local de nascimento para você?

      Excluir
    4. Sim as características de Sagitário seriam predominantes.

      Mande seus dados para meu email calex.sp@gmail.com, para eles não ficarem expostos aqui.

      Excluir
    5. Só que , no meu entender, seu signo dominante é mesmo Áries e não Sagitário.

      Excluir
    6. É que como eu fiz no site astro.com la estava dizendo que em primeiro lugar era o signo de sagitário e em segundo tava Áries e por isso fiquei confuso.

      Excluir
    7. Não pode ser Sagitário. Com a Lua em signo mutável e o Ascendente em signo cardeal e o Sol em cardeal, ficaria entre Câncer e Áries. Como vc tem dois planetas em Sagitário, signo de fogo, descarto Câncer e fico com Áries. No meu entender seu signo dominante é Áries.

      Excluir
    8. Claudio tudo bem? estava vendo meu Mapa e reparei que a casa 1 está no ascendente e no signo de leão também, pois o certo seria se a casa 1 é no ASC, e o meu é em Câncer logo na lógica a casa 2 seria em leão, porém lá fala que a casa 2 é virgem e leão e câncer representam a casa 1, essa eu não entendi. Lá tbm mostra que os último graus do meu ASC em câncer estão muitos próximos dos graus de Leão, o que isso significa?

      Excluir
    9. Você tem Vênus e Peixes interceptados, ou seja, não tem nenhuma cúspide de Casa nesses signos. Por conseguinte, Câncer e Capricórnio têm duas cúspides de Casas neles. Quanto à análise, alguns astrólogos, em sua maioria, consideram que quando a cúspide da casa está muito próxima do começo de um signo fica valendo, para interpretação, a casa que esta cúspide está mais próxima. Foi o que certamente aconteceu com a análise do seu mapa.

      Excluir
  3. Ei, meu signo predominante deu sagitário, mas estou um pouco confusa. Também fiz no astro, poderia fazer para mim e ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda seus dados de nascimento para meu email que eu vejo para vc.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual seria o Ascendente? E os outros planetas onde estão?

      Excluir
  5. Olá,
    Estou com uma dúvida enorme sobre qual é meu signo dominante, pois tenho Vênus, marte, Júpiter e Plutão em sagitário, mas tenho Sol, lua e Mercúrio em escorpião, qual dos dois seria o dominante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual seria o Ascendente? E os outros planetas onde estão?

      Excluir
    2. Ascendente em Áries
      Saturno em Peixes
      Urano, Netuno, Juno e meio do céu em capricórnio
      nodo médio e quiron em libra
      lilith em câncer.

      Excluir
  6. Olá, minha pergunta é: Sou libriana, com dominante em sagitário, conheci uma pessoa canceriana com dominante em câncer, como câncer escraviza sagitário, quero saber se ele me escraviza,por causa do meu dominante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém escraviza ninguém por causa de signos. Para entender melhor os relacionamentos, com a ajuda da astrologia, convém fazer uma análise de sinastria.

      Excluir
  7. Boa tarde! fiz um calculo ensinado num video e deu sagitario predominante e o q vc escreveu bateu bem comigo.
    (o calculo deu mais pontos em mutavel e mais pontos em fogo.) e é meu ascendente tb, ou seja eu sou isso q vc escreveu e ao quadrado? kkk obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu nem mais adoto isso de "signo dominante". Prefiro calcular o Almuten Figuris que o planeta mais dignificado do mapa e a partir dele fazer minhas análises. Esse texto é do autor russo citado e é uma vertente que eu estudava na época em que postei. Já faz um tempo.

      Excluir