quarta-feira, 19 de julho de 2017

A Prosperidade e a Adversidade dos Nativos, por Abu Ali Al-Khayyan

No que diz respeito à questão da prosperidade e da propriedade dos nativos, e se ele alcançará muito ou pouco, olhe para os senhores da triplicidade do luminar que tem o poder do tempo [o Sol se o mapa for diurno, a Lua se o mapa for noturno]. Porque se eles estão em ângulos, livres de [aspectos] das estrelas maléficas e de impedimentos, significam que o nativo será próspero todos os dias de sua vida. E especialmente se o primeiro senhor da triplicidade estiver nos primeiros quinze graus de seu signo, porque então o nativo prosperará mais. E quanto mais perto for ao grau de qualquer ângulo, melhor será e maior será a prosperidade do nativo. Mas se estiver nos outros graus do ângulo após o quinquagésimo mencionado, ele não prosperará tanto quanto como eu disse acima, mas apenas em um grau limitado, e [também] se o planeta estiver em uma casa bem sucedida [angular ou sucedente]. Além disso, com o primeiro senhor da triplicidade colocado felizmente como eu disse, se o segundo e o terceiro [senhores] forem cadentes e impedidos, o primeiro senhor da triplicidade significa a prosperidade do nativo no início de sua vida e os outros significam adversidades e danos no meio e no final da vida do nativo.

Da mesma forma, se o primeiro senhor da triplicidade é cadente e impedido pelo mal [estrelas], mas os dois restantes [senhores] estão em ângulos, livres de impedimentos e [os aspectos de] maléficas [estrelas], o primeiro senhor da triplicidade significa que o nativo terá adversidade e infortúnio no começo da vida; mas ele será próspero no meio e no fim da vida. Mas quando todos os senhores da triplicidade, ou Senhores da Anauba [senhores do tempo], estão cadentes e impedidos, significa que o nativo terá trabalho duro e adversidade e falta de vida. Ainda assim, com tal posicionamentos, se as fortunas estão nos ângulos e as estrelas do mal estão cadentes, a prosperidade é significativa para os nativos. E se os luminares estão em bom estado, significam felicidade e recompensa de alta posição para os nativos. Além disso, se o senhor do ASC e a Lua estiverem em ângulos livres dos [astros] do mal e de impedimentos, e ela [a Lua] se aplica aos planetas em ângulos, eles prometem prosperidade para os nativos, especialmente se eles são recebidos .

E se o senhor do ASC se aplica aos luminares, e eles são encontrados em suas exaltações ou seus domicílios, ou se os luminares se aplicam ao senhor do ASC e estão em sua exaltação ou em seu próprio domicílio, eles significam boa fortuna para o nativo ao longo de toda a sua vida.

Mas se a Parte da Fortuna e o seu senhor estão livres dos aspectos negativos [das estrelas] e os [planetas] orientais aspectam o ASC a partir dos ângulos, eles significam fortuna duradoura para o nativo e grandeza de seu valor e reputação. Mas se esses mesmos significadores estão cadentes e impedidos, eles ameaçam o nativo com trabalho árduo e pouca prosperidade, e especialmente se eles não veem o ASC.

Quando os senhores do ASC são cadentes dos ângulos, mas se aplicam aos planetas em ângulos, eles significam prosperidade após o trabalho árduo. Da mesma forma, quando o senhor do ASC é cadente e em sua queda se aplica a um planeta que está em seu próprio domicílio ou exaltação, isso significa prosperidade se seguirá após trabalho árduo.

Repassando as regras:

Quando o senhor da triplicidade desse luminar que tem a dignidade está impedido, olhe para a Parte da Fortuna. Se está em um ângulo com fortunas e infortunas semelhantes, isso significa condições médias e prosperidade. Além disso, olhe para os senhores da triplicidade do Sol nas natividades diurnas e os senhores da triplicidade da Lua à noite. Se eles estão em ângulos, eles significam grandeza e excelentes circunstâncias. Mas se eles são cadentes, eles significam trabalho duro e uma existência ruim. Mas se qualquer um dos maléficos [planetas] está no 11º signo do ASC, ou com a Parte da Fortuna, ou com o Sol em natividades diurnas, ou com a Lua nos nasceres noturnos, isso significa a perda de fortuna e especialmente se não tem dignidade no signo. E se a Parte da Fortuna ou o seu senhor não aspectam o ASC ou o Sol nas natividades diurnas ou a Lua nas natividades noturnas, isso significa a perda da boa fortuna e, especialmente, se não tem dignidade no signo.

E, de fato, a Lua, nas natividades noturnas, significa a perda da boa fortuna dessa maneira: se a Lua estiver separada do mal [planetas] e sua próxima aplicação é para o mal [planetas], significa a perda da boa fortuna. E se o Alcochoden estiver em uma casa maléfica e fizer aspecto com os maléficos [planetas] isso significa a perda da boa fortuna. Além disso, se os maus [planetas] estão nos ângulos e fortunas sucedentes dos ângulos, isso significa um trabalho árduo no começo da vida e boa fortuna no final. E se o nascimento do Sol no [nascimento de] dia e a Lua nas natividades da noite está se separando dos maléficos [planetas] e se aplicando aos bons [planetas], significa uma boa existência para o nativo e sua prosperidade após o trabalho árduo. E se os senhores da triplicidade lunar (quando tem a dignidade) estão cadentes, aplicando-se a planetas que estão em suas próprias exaltações ou domicílios, significa boa sorte para os nativos após o trabalho árduo. E quando as luminárias são impedidas, sem qualquer aspecto para as fortunas, significa uma boa existência para os nativos após o trabalho árduo.




Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário