sábado, 22 de julho de 2017

A Riqueza do Nativo e suas Fontes, e as Coisas Significadas pela Segunda Casa, por Abu Ali Al-Khayyat

Olhe para a segunda casa [a partir] do ASC, porque se as fortunas estão nela ou a aspectam, e os maus [planetas] não estão nela e não a aspectam, e seu senhor está em um bom lugar no mapa e com relação ao Sol, significará boa sorte e sucesso para os nativos em adquirir ativos. Mas, se estes mesmos se dispuserem de maneira contrária, aponta a perda para o nativo de parte de sua riqueza. Então veja também o senhor do 2º signo. Se se aplica ao senhor do ASC, isso significa a aquisição de muito dinheiro sem trabalho árduo. Mas se, inversamente, o senhor da ASC se aplica ao senhor da 2ª casa, significa um aumento de ativos com certeza, mas com trabalho árduo.

Depois disso, considere se esta aplicação é feita [a partir] de um ângulo. E, se acontecer, isso significa muita riqueza [resultante] de coisas já conhecidas. Mas, se a aplicação for de uma casa sucedente, certamente tira algo da felicidade acima mencionada e da facilidade [de aquisição] da boa fortuna. Mas, no entanto, o nativo será bem-aventurado. Além disto, se a aplicação for de uma casa maléfica e uma não olhando o ASC, isso significa uma aquisição heterogênea para o nativo, nem boa nem ruim, ou seja, ele não se importará se ele a adquire de um boa [fonte] ou de uma má com avareza e servilidade.

Além disso, se não há aplicação entre o senhor do ASC e o 2º signo, então olhe para o senhor do 2ª. Se estiver em um ângulo, livre de [qualquer aspecto com] o mal [planetas], e a Lua [é posicionada] de forma semelhante, o nativo terá uma vida moderada, Mas se for cadente, ele enfrentará dificuldades na aquisição de bens e, especialmente, se também for impedido pelos maus [planetas].

Depois disso, considere também o senhor do ASC e Júpiter. Se um se aplica ao outro, isso significa prosperidade e meios amplos, especialmente se a recepção também acompanhar a aplicação. Da mesma forma, se a Parte [da Fortuna?] E o seu senhor estão em boas casas no mapa, livres de [qualquer aspecto] dos maus [planetas], e vislumbrando o ASC, isso significa riquezas e muitas coisas boas.

Da mesma forma, se a Lua é recebida ao aspectar o ASC, significa que o nativo terá riquezas e boas condições, mas especialmente se a estrela que a recebe é uma fortuna. O mesmo quando ela está em ângulo ou o sucedente de um ângulo, aumentado em luz e em movimento rápido, e os planetas que a recepcionam somam essas qualidades em suas próprias disposições e virtudes, significa um influxo de benefícios para o nativo e uma grande fortuna e uma sucessão de coisas que lhe chegam incessantemente.

Considere também os senhores da triplicidade da 2ª casa, porque eles também têm significação em matéria de riqueza de acordo com sua própria natureza e força. E se o primeiro deles é livre de [qualquer aspecto] dos [planetas] do mal, [os nativos] terão boas [condições] no início de sua vida. E se o segundo [senhor] for forte, ele alcançará isso no meio de sua vida. E se o terceiro também for forte, as coisas boas lhe acontecerão no final de sua vida.

Além disso, se qualquer uma das fortunas está no 11º signo da Parte da Fortuna, significa a aquisição de dinheiro e de bens. Mas se qualquer um dos maus [planetas] estiver no primeiro signo da Parte da Fortuna, significa que o nativo usará da fraude e da injustiça na aquisição de dinheiro, e especialmente se estiver em seu próprio domicílio ou exaltação. E quando o senhor da Casa da Riqueza [Casa 2] e o senhor da Parte da Fortuna se tornam combustos, significam más condições para o nativo e uma redução de sua propriedade.

Quando a Parte da Fortuna está em conjunção com as fortunas ou está em aspecto de quadratura ou de oposição a elas e os maus [planetas] estão cadentes, significa muitos bens para o nativo e para a sua fortuna. E quando é conjunta ao mal [planetas] ou está em um aspecto de quadratura ou oposto a eles e quando as fortunas não o aspectam, isso significa más condições para o nativo e poucos bens.

Quando o senhor do ASC e [o senhor] do 2º signo não se aplicam um ao outro, e quando as fortunas se afastam do ASC e do 2º signo, isso significa trabalho duro e más condições para o nativo em todos os dias da sua vida. E ainda investigando os muitos testemunhos que significam bens, considere uma aplicação do senhor do ASC ou o senhor da 2ª casa, e os senhores da triplicidade do luminar que tem o senhorio do momento [do nascimento] e [os senhores] da Parte da Fortuna e da Parte da Riqueza e [o dispositor] de Júpiter, porque se você encontrar um ou dois, ou três desses planetas que têm muitas dignidades e estão livres de [qualquer aspecto] com os maléficos [planetas] e estão em bons lugares no mapa [de casas] e veem o Sol, significa boas condições para o nativo em bens e fortuna de acordo com seu lugar e movimento. Mas se a maior parte deles é cadente ou impedida, significa perspectivas ruins para o nativo em dinheiro, de acordo com o grau de sua maldade e seu lugar no mapa.

Além disso, os lugares do significador da riqueza, ou do senhor do 2º signo, devem ser considerados. Pois, se o senhor do 2º signo estiver no ASC, significa que os nativos vão adquirir dinheiro sem trabalho árduo e sem ansiedade; e se for recebido lá, haverá a maior boa sorte nas coisas boas, e especialmente quando for recebido por uma estrela benéfica e afortunada colocada em um ângulo. Se estiver na 2ª casa, haverá aquisição, e sua subsistência será de alguma coisa conhecida, e ele não acumulará dinheiro. Se está na 3ª, pressupõe condições malignas para os irmãos e trabalho duro para eles. Mas na quarta, boas condições para os pais e o nativo continuará naquela casa em que ele nasceu, e terá excelência de suas condições. Na quinta, ele terá filhos conhecidos no palácio do rei e terão muitas coisas boas. Se for na sexta, isso implica a fuga de escravos e a perda de animais, e ele será um perdedor. Mas na casa 7, prescreve a acumulação de bens através de meios injustos e sua dispersão com mulheres e maus contratos. E se o senhor do 2º signo está na casa 8, isso significa que o companheiro irá adquirir riqueza em heranças e de algo a ver com os mortos; e será um gastador, e haverá preocupação de como ele gasta ou ganha [dinheiro]. E se estiver na 9ª casa dos céus, significa que ele será um adquirente de riquezas em viagens e de algo a ver com a religião, e não se importará com nada, exceto coisas ausentes, e seu negócio terá a ver com viagens e viajantes. E se estive na casa 10, ele alcançará riquezas a partir do rei e de seus assuntos, e dessa fonte ele ganhará a vida. Se estiver na casa 11, ele encontrará sua riqueza em amigos, agentes empresariais e negociantes ou do [manuseio] bens. Finalmente, se estiver na casa 12, ele adquirirá recursos e dinheiro a partir de prisões e inimigos e de um tipo de trabalho vil e vergonhoso, e ele será um ladrão.


Capítulo 11
Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário