quarta-feira, 19 de julho de 2017

A Qualidade da Mente do Nativo, por Abu Ali Al-Khayyat

Quando você quer conhecer os hábitos mentais do nativo, veja o senhor do ASC e Mercúrio, que é o significador do poder de compreensão, da linguagem e da fala. Se estiver em signos móveis [cardinais], isso significa a grandeza do intelecto, a captura fácil, a excelência e o amor dos diferentes ramos do conhecimento e da religião. Mas se está em signos comuns [mutáveis], isso significa um pequeno intelecto com uma grande rapidez e velocidade para a ira, e escassa e pequena estabilidade e perseverança em empreendimentos, conselhos ou negócios. Finalmente, se estiver em signos fixos, significa prudência, constância, simpatia e a conclusão das coisas realizadas.

Mas se ambos os significadores da mente, vlz. O senhor do ASC e Mercúrio, são orientais em um ângulo ou um sucedente de ângulo, significam bondade mental e hábitos e estabilidade ao fazer as coisas. Mas se você os encontra ocidentais e cadentes, eles significam um temperamento mal-humorado e uma grande gula, ganância e rapidez. E isso significa coisas da mente, assim como a Lua e o ASC significam o corpo.

Além disso, qualquer um dos planetas é atribuído a regra da carta tem suas próprias significados definidos e separados sobre as coisas da mente, que, na medida em que pode ser feito (com ajuda de Deus), devemos explicar brevemente e em ordem.

O Sol obtendo o poder do ASC, em uma boa casa livre dos aspectos maléficos, significa profundidade do intelecto, facilidade e capacidade de habilidade natural, e medo de Deus, e estabilidade, primeiro lugar e soberania. Mas, se for impedida ou cadente, isso significa uma sensação de mente, um homem de nenhum valor, um bom julgamento, pouco conhecimento e muitas loucuras.

Quando a Lua é governante do ASC, em uma casa adequada e favorável no círculo, livre de [qualquer aspecto] do mal [estrelas], significa o crescimento do nativo, a beleza do rosto e a facilidade e finalização da criação e gerando. Mas se está em uma casa maléfica, isso significa dificuldade em criar, uma mente ruim, horrenda de carne, um rosto estúpido e um corpo mal colocado.

Quando Saturno é senhor do ASC e está em uma boa casa, livre de [qualquer aspecto] do mal [estrelas], significa um homem de grande valor, profundidade e singularidade de conselhos e poucas questões. Mas se é impedido em uma casa maléfica, significa uma pessoa servil, e uma com capacidade de pouco valor, ignobilidade da mente e enganosa.

Júpiter, o senhor do ASC, em uma boa casa livre de [qualquer aspecto] do mal [estrelas], promete o primeiro lugar, a nobreza e a grandeza mental. Mas se é impedido em uma casa maléfica, significa um fofoqueiro, um hipócrita e um mentiroso.

Em seguida, o senhor de Marte do ASC, livre de [qualquer aspecto] das [estrelas] malignas em uma casa adequada, denota ousadia e precipitação, governança e liderança, exercício e renome nas terras e casas dos reis. Mas quando esse mesmo [planeta] é impedido pelo maldade [estrelas] em uma casa maléfica, a timidez e a sensação de espírito são significadas, má suspeição e muito emaranhamento em atos e palavras.

Verdadeiramente, quando Vênus ocupa o poder do ASC postado em uma casa boa e livre de [qualquer aspecto] das [estrelas] do mal, significa um corpo bem colocado, beleza, graça, características femininas e alegria. Mas se é impedido em uma casa maléfica, isso significa falta de astúcia, astúcia, efeminação, virtude e modéstia prostituídas e a pouca da licença sexual.

Mas se Mercúrio é o senhor do ASC em uma boa casa, livre de [qualquer aspecto] das infortunas, confere à habilidade, sabedoria, graça, beleza, habilidade de escrita, conhecimento, excelência e habilidade na invenção e na composição. Se o mesmo [planeta] for impedido e em uma casa maléfica, o nativo será enganador, um mentiroso, inclinado para as artes do mal e todo tipo de perversidade, um corruptor de letras, e, se houver algo desse tipo, eles são susceptíveis de enganos e fraudes.

Além disso, vale a pena observar sua aplicação com o resto dos planetas porque ele se junta facilmente com eles. Pois se é com Saturno ou se aplica a ele, isso significa seriedade de linguagem, com acuidade de intelecto e muito silêncio, investigação em medicina e [uma pessoa] de opiniões cuidadosas, mas com a infelicidade de licença sexual e luxúria.

O mesmo [planeta], se está com Júpiter ou se aplica a ele, significa honestidade e prudência, paciência, aprendizado e primeiro lugar.

E se é com Marte ou se aplica a ele, isso significa um jorro constante de palavras, falsidade e falsidade, decepção. Se [o nativo] é masculino, ele vai gostar das mulheres; Se uma mulher, um virago.

Mas onde é encontrado com o Sol ou se aplica a ele, o nativo se misturará e se unirá a reis, príncipes e homens aprendidos.

E em conjunto com Vênus, corporalmente ou por raios, significa amor ao conhecimento, conselho em ações judiciais e controvérsia entre seitas.

Por fim, quando está com a Lua ou se aplica a ela, significa o amor pela mudança de um lugar para o outro, e muitas viagens, com boa opinião das coisas e um amor por todos os ramos do conhecimento.

Verdadeiramente, essa pesquisa da masculinidade ou feminidade,  força ou fraqueza, aumentar ou diminuir nas qualidades da mente do nativo depende das naturezas e qualidades dos signos, vlz. Sobre o sexo, força, fraqueza, [e] crescimento, depende dos signos nos quais os significantes acima mencionados da mente são encontrados. E este é o conhecimento da descrição da mente e do caráter do nativo.



Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário