sábado, 22 de julho de 2017

Circunstâncias do Nativo e as Coisas Significadas pela Primeira Casa, por Abu Ali Al-Khayyat

Olhe para os senhores da triplicidade do ASC porque o primeiro senhor desta triplicidade significa o início da vida, o segundo do meio e o terceiro o fim. Mas se um deles estiver em seu próprio domicílio ou exaltação, em ângulo ou sucedente de ângulo, aplicando-se às fortunas e livre de [qualquer aspecto] dos [planetas] maléficos, isso significa boas circunstâncias para o nativo em seu próprio tempo de sua vida.

E se um deles está em uma casa maléfica, combusto, retrógrado ou em sua queda, ou aplicado aos maléficos [planetas], significa condições ruins para o nativo em seu próprio tempo de vida. E considere os aspectos do senhor da triplicidade, primeiro ao senhor do ASC, em segundo lugar ao senhor do MC e em terceiro ao senhor da 7ª casa, porque se estiverem bem colocados, será uma significação maior para o bem; e se ambos estiverem impedidos, será uma maior significação para o mal.

Em seguida olhar para a aplicação da Lua aos planetas na hora da natividade para apreender as circunstâncias do nativo. E se ela está [também] se separando de [alguns dos] planetas, a condição do nativo é dividida em dois modos, dos quais [o primeiro] dependerá do signo da Lua e do seu lugar nas casas do mapa, e o segundo sobre o Senhor da casa da Lua, sua casa e e sua aplicação até o lugar do Sol e dos planetas e, inversamente, a aplicação deles ao Senhor da Casa da Lua.

Olhe mais para o senhor do ASC e seu lugar nas casas do mapa. Porque se estiver no ASC, significa que o nativo será honrado entre suas relações próximas e com criados e conhecidos. Se for na Casa 2, ele será o destruidor de sua própria propriedade. Mas se for recebido lá, ele irá lucrar e fazer ganhos. Mas na 3ª casa do céu do ASC, significa que ele terá irmãos adequados e viajará muito. Na quarta, que ele será bom e terá bons benefícios de seus pais. Na quinta, que ele se alegrará com as crianças e terá muitos amigos. Na Casa 6, ele será assediado por grandes e inúmeros trabalhos servis e enfermidades. Na Casa 7, ele será brigão, facilmente irritado, e seguirá os desejos das mulheres. Na Casa 8, ele será enganador, com muita tristeza e fraco espírito. Na Casa 9, ele viajará muito e será um amante do conhecimento. Na décima, que ele sempre estará com os reis e ganhará a vida a partir deles. Na Casa 11, que ele será dotado de bom caráter e terá muitos amigos, mas poucos filhos. Na Casa 12, ele vai levar uma vida ruim e ter muitos inimigos.


Capítulo 10
Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1