quinta-feira, 26 de maio de 2016

Regentes da Primeira Casa, por Marion March & Joan McEvers



Esta é uma Casa muito especial, e para entender a força do seu regente, também chamado o REGENTE DO MAPA, você precisa compreender o princípio envolvido. A primeira Casa, como o nome implica, é o começo — o seu começo como pessoa neste mundo, como um corpo com forma e aspecto. A cúspide da primeira Casa, chamada ASCENDENTE, só pode ser calculada quando é conhecida a hora exata de nascimento. O signo e o grau mostram o horizonte leste no momento do nascimento, ou, simbolicamente, o momento em que o dia nascia. Todos os outros planetas do mapa são expressos através do signo do Ascendente, de modo que você pode ver como é importante entender perfeitamente esta Casa.

A primeira Casa é considerada angular, ou seja, é ativa, dinâmica e iniciadora. É a primeira das Casas da vida, e como tal representa o aspecto físico das Casas pessoais, o corpo. (Das outras Casas da vida, a quinta é considerada a alma e a nona, a mente ou espírito.) Como esta é a Casa onde emerge o seu corpo físico, ela descreve a sua aparência e a sua personalidade exterior. Também descreve a maneira como você deseja aparecer, a face que você deseja mostrar ao mundo e a forma como você decide embalar ou vender a si mesmo.

Áries é o signo natural da primeira Casa, e Marte é o seu regente natural; assim, a despeito do signo do Ascendente, a sensação do "eu" e "mim" é inata a esta Casa. No começo, o recém-nascido só consegue pensar em si mesmo e nas suas necessidades básicas de sobrevivência. Esse sentimento básico é canalizado pelo regente e acentuado ou diminuído de acordo com o signo e a Casa envolvidos. Ao lado dessa orientação egocêntrica, básica, existe um maravilhoso sentimento de novidade, de exploração e de entusiasmo que é sempre uma parte automática de tudo que é o primeiro. A colocação por Casa do regente do Ascendente é onde você realmente deseja estar.

Regente da primeira na primeira: Como a primeira Casa tem a ver com aparência, postura, atitudes e, basicamente, com o eu, a pessoa que tem o regente do Ascendente nela é muito automotivada, interessada em si mesma e às vezes um pouco egoísta, dependendo, é claro, dos aspectos a esse planeta. A sua aparência é importante e você dá atenção à elegância, à maneira de se vestir e de se apresentar. Seus próprios desejos e ideias são prioritários, o que muitas vezes se traduz numa atitude de "eu primeiro". Geralmente você cria suas próprias condições, boas ou más, e se a energia for adequadamente manejada, tem vida longa, usufruída em condições agradáveis. É possível que a infância seja relativamente feliz e que você desfrute de um bom relacionamento com a família. Se os aspectos não forem bem manejados, por outro lado, vai ser preciso superar alguns problemas de comportamento antes de poder alcançar a felicidade e o contentamento.



Regente da primeira na segunda: Você é quem estabelece seu sistema de valores, selecionando e escolhendo os canais que acha apropriados, desprezando muitas vezes as convenções e o que se espera de você, principalmente se o regente for Marte ou Urano. E possível que tenha uma forte motivação financeira e direcione muito do seu tempo e energia no sentido de ganhar a vida. O dinheiro e o que ele representa são importantes; esse posicionamento indica, muitas vezes, as pessoas que ganham a vida trabalhando na área financeira. Se o regente estiver bem aspectado, o fluxo financeiro é tranquilo, o sistema de valores é coerente e elevado, e existe muita capacidade de ganhar dinheiro. Se houver aspectos desfavoráveis a esse planeta, pode haver dificuldades financeiras, ausência de valores adequados e desperdício de talentos inatos.


Regente da primeira na terceira: A comunicação das ideias — as suas ideias — é muito importante. Você tem pontos de vista definidos a respeito de tudo, e tem um interesse fundamental em comunicá-los. Gosta realmente de viajar: é possível que as viagens façam parte de sua carreira. Com frequência, envolve-se nos assuntos de seus irmãos - pode trabalhar com eles ou, se forem mais jovens, sentir-se responsável por eles. Se as energias não forem usadas corretamente, é possível que haja atrasos ou obstáculos em sua educação, mas você sente necessidade de aprender e em geral é um leitor aplicado. Muitas vezes dotado de senso de humor, é capaz de rir de si mesmo e essa capacidade faz com que tenha um jeito descontraído de abordar a vida.


Regente da primeira na quarta: O lar e a família são o ponto focal de sua vida; pode haver uma ligação muito forte com um dos genitores, provavelmente a mãe. Esse relacionamento pode ser amoroso e gratificante, se o planeta tiver aspectos fluentes; mas se a energia não for corretamente usada, é possível que você tenha muito a aprender a respeito do relacionamento familiar. Muitas vezes o genitor indicado é forte, dominador e lhe dá apoio, e você pode seguir os seus passos. O lar, para você, representa segurança; mesmo que não tenha a sua própria casa (o que seria de surpreender), você transforma qualquer lugar em que esteja no seu lar, com todas as pequenas coisas que você precisa para viver de um modo confortável.


Regente da primeira na quinta: Os pintores Paul Cézanne e Vincent van Gogh  têm esse posicionamento criativo. Você é amante do prazer, generoso e dramático, gosta de pintura e de música, é bastante liberal e vaidoso e pode deixar-se levar pelo turbilhão da vida social. Em outro nível, é possível que você seja aventureiro, esportista e ousado, disposto a assumir riscos na vida e no amor. Provavelmente os filhos vão desempenhar um papel importante na sua vida. Se não tiver filhos, as outras crianças vão se sentir atraídas por você, e vice-versa. É um romântico nato, atraído pelo amor e toda a sua parafernália; os aspectos vão determinar se a sua vida amorosa vai ser tranquila ou cheia de altos e baixos. Em outras palavras, você está apaixonado pelo amor.

Regente da primeira na sexta: O nome do seu passatempo é trabalho. Se o planeta estiver bem aspectado, você trabalha de bom grado e com afabilidade. Pode ser que você se interesse por dieta, saúde e higiene, e seja ou incrivelmente amimado e bem organizado ou terrivelmente bagunceiro. Surpreendentemente, muitas pessoas voltadas para o esporte têm essa colocação. Você é uma criatura de hábitos e, contanto que os outros respeitem essa faceta, é de fácil convívio.Quando há aspectos desafiadores ao seu regente, pode ser que você tenha que lidar com problemas de saúde relacionados com ó planeta e o signo, mas se, em vez disso, você usar as energias no trabalho, não vai ter tempo de ficar doente.

Regente da primeira na sétima: Você é sociável e precisa da estima e da aprovação dos outros para se sentir completo. Se as energias não forem usadas adequadamente, é possível que você seja muito competitivo, briguento e mesmo difícil de conviver. Mas quando integra esse planeta no mapa de forma positiva, é um bom vendedor, mediador ou relações públicas. Você gosta das pessoas, e a recíproca é verdadeira. É raro vê-lo sozinho. Deseja e precisa de companhia; com o apoio de outros fatores do mapa, esta é uma boa indicação de um casamento precoce. Sem um par, você se sente incompleto. Com aspectos desfavoráveis, pode ser que você tenha medo de transtornos constantes num relacionamento e prefira ficar solteiro.

Regente da primeira na oitava: Seus interesses se centralizam em todos os assuntos da oitava Casa e, dependendo do planeta que rege o Ascendente, é possível que você tenha aptidão para matemática ou boa capacidade de ganhar dinheiro. O sexo ou o ocultismo podem atraí-lo. Entre nossos clientes, encontramos muitos médicos com esse posicionamento. Muitas vezes você tem muito carisma e sex appeal; pode se sobressair em gerência financeira, contabilidade ou na área bancária. Qualquer que seja o signo do Sol ou do Ascendente, é possível que você exiba a discrição, a integridade e a eficácia de um Escorpião. Profundo e reservado, se outros fatores do mapa confirmarem, tem um senso de humor cáustico. Sem dúvida se sente atraído pelo lado sério da vida.


Regente da primeira na nona: Um sonhador de sonhos possíveis, eis o que você é, principalmente quando a energia é conduzida de forma positiva. Filósofo e romântico nato, você tem uma visão alegre, esperançosa e otimista da vida. A nona é a Casa da aspiração, e esta é a sua palavra-chave. Você acha que pode conseguir tudo que deseja, e só se houver aspectos muito desfavoráveis não atingirá seus elevados ideais. Pode ser que as viagens e os assuntos legais desempenhem um papel muito importante na sua vida, mas o resultado só pode ser avaliado a partir do planeta envolvido, de seu signo e de seus aspectos.


Regente da primeira na décima: Dificilmente você vai ocupar o banco de trás. Se o seu negócio não for a política, com certeza você vai ser um ator, um intérprete ou estar de alguma forma no comando. Você gosta de ser notado e tem uma necessidade inerente de reconhecimento. Esse impulso pode causar algum escândalo, se o planeta estiver mal aspectado. Em geral você é o tipo de pessoa que se encarrega das coisas, a quem os outros recorrem em busca de soluções. Com este posicionamento, um dos genitores pode ter muita importância na sua vida.

Regente da primeira na décima primeira: Você pode ser um bocado aventureiro e até ousado; se o seu regente receber aspectos desafiadores, você pode tirar prazer de empresas arriscadas. Pode até ser vítima de circunstâncias que o conduzam a áreas mais ou menos perigosas.  Aqui existe a necessidade de adquirir um bom discernimento no trato com os outros, porque o que eles pensam pode ser importante para você. Os amigos são um fator significativo para a sua autocompreensão; é recomendável escolhê-los cuidadosamente. Este é, muitas vezes, o posicionamento dos verdadeiros humanitários, que atuam em grandes organizações no sentido de ajudar os outros e mostrar-lhes o caminho.

Regente da primeira na décima segunda: Você é um pouco retraído e tímido na juventude, mas aprende a confiar em sua força interior à medida que amadurece. Muitas vezes esse posicionamento leva a uma carreira na área de shows, ou como escritor, detetive, embaixador ou especialista em relações públicas, por causa de sua grande capacidade de manipulação nos bastidores. Você não é exatamente uma "tímida violeta", mas sabe quando deve guardar para si a própria opinião, dando, assim, a impressão de ter grande sabedoria. Não tem medo de ficar sozinho; na verdade, gosta da sua própria companhia. Com aspectos desfavoráveis, é preciso tomar cuidado para não se retirar muito do mundo e esquecer de voltar.


Um comentário: