sábado, 28 de maio de 2016

Regentes da Quarta Casa, por Marion March & Joan McEvers

Aqui estão o começo e o fim — as raízes, os traços herdados e a base psicológica. Na realidade, alguns astrólogos, inclusive Robert Hand, acham que a quarta Casa deveria ser o começo do mapa, e não a primeira, como ensina a tradição. Você pode descobrir bons argumentos para defender essa teoria, mas preferimos achar que o signo natural da quarta Casa, o protetor e maternal Câncer, assim como a instintiva Lua, representando a mãe e regente natural da quarta, descrevem a gestação do nativo, o verdadeiro começo do que mais tarde emerge como "corpo" na primeira Casa. A quarta é uma Casa de conclusões e mostra uma forma de transmutação, como o fazem todas as Casas relacionadas com os signos de água. A quarta mostra os anos forais da vida, assim como o fim do corpo físico. A oitava geralmente é considerada a liberação da alma; a décima segunda representa a morte filosófica.

Na aplicação prática, a quarta Casa indica a sua vida privada, o tipo de lar que você constrói, assim como os seus antecedentes familiares, e um de seus genitores, em geral aquele que você considera maternal ou protetor. Também descreve as propriedades como casas e imóveis.

Regente da quarta na primeira: Um de seus genitores pode ter profundo impacto ou influência sobre você; também pode ser que você herde algum imóvel da família. Faça o que fizer na vida, os seus antecedentes familiares são importantes; se houver aspectos fluentes ao regente, constituem um apoio nas épocas boas e nas más.

Regente da quarta na segunda: As pessoas com esse posicionamento podem desenvolver um sistema de valores bastante diferenciado, mas é claro que o planeta e seus aspectos vão determinar os resultados. Temos muitos clientes com essa configuração que são extremamente preocupados com dinheiro, e sofrem uma forte influência saturnina, ou com Capricórnio na quarta ou com Saturno em aspecto desfavorável com o regente da quarta. Esse posicionamento também pode significar que você ganha a vida trabalhando em casa ou lidando com imóveis, agricultura, geologia e campos correlatos.

Regente da quarta na terceira: A sua forma de comunicação depende muito dos seus antecedentes e do que sente a seu próprio respeito. E provável que o ambiente do seu lar, na infância, fosse formado por pessoas que trocavam idéias com freqüência. Os parentes, em especial seus irmãos e irmãs, podem ter desempenhado um papel muito importante no seu lar; os aspectos ao regente revelam se esse fato lhe agradava ou não. Muitas vezes, quando o regente da quarta Casa está na terceira, você é criado por um parente, ou um parente vive com você e se toma parte integrante da família.

Regente da quarta na quarta: O seu lar sempre desempenha um papel importante na sua vida. Mesmo que você more num quarto de hotel, ele é um lar, com o seu toque pessoal. Você sempre volta para casa, seja ela qual for, para recarregar suas baterias. A sua atitude com relação ao lar e à infância varia, dependendo do planeta envolvido. Se for Saturno, isso pode ser uma indicação de uma infância relativamente difícil, com muitas responsabilidades, ou um genitor muito severo exercendo muito domínio sobre você quando jovem. Marte mostra uma casa muito movimentada, ou muitas brigas entre os pais. A maioria das pessoas com esse posicionamento sente necessidade de possuir algum imóvel, de preferência uma casa para morar.  Geralmente um dos genitores desempenha um papel importante na sua vida. Se o regente tiver aspectos fluentes, é possível que você tenha bastante sucesso no seu lugar de origem. Esse posicionamento também pode significar gosto pelas antigüidades, principalmente se estiverem envolvidos o eixo Câncer/Capricórnio ou a Lua e Saturno.

Regente da quarta na quinta: Amor e romance fazem parte integrante de sua vida privada. Quando o regente é Urano, não é sempre que o namoro é com o parceiro habitual. Os filhos desempenham um papel importante no seu lar; se não houver filhos, é possível que você convide outras crianças para trazerem alegria para dentro de sua casa. Quando o planeta regente é Saturno, os filhos podem ser antes uma responsabilidade do que a diversão que você previa. Uma das coisas que você faz com prazer na vida é especular, seja particularmente ou como parte do seu trabalho normal. O lar significa intrinsecamente, para você, descontração e lazer. É possível que você tenha em casa uma sauna, uma banheira de água quente ou equipamento de ginástica; provavelmente tem'uma bicicleta fixa, em especial se Marte estiver envolvido com destaque.

Regente da quarta na sexta: Você não é necessariamente um pé-de-boi no emprego, mas com certeza adora trabalhar em casa, nem que seja só mexendo aqui e ali. Ë possível que tenha sido criado com idéias muito definidas a respeito de prestação de serviços, de modo que mais tarde tem dificuldade em aceitar pagamento pelos seus serviços. Há muitos casos em que, na infância, a pessoa se vê rodeada de empregados, e sua expectativa é de que as coisas continuem assim na idade adulta.

Regente da quarta na sétima: Um parceiro — conjugal ou de negócios — pode ser importante para a sua segurança; mas se o regente da quarta estiver fortemente aspectado, pode acontecer exatamente o contrário, e você pode ser o tipo de pessoa que faz tudo sozinha. Você pode ser uma pessoa que aparece muito em público, por opção ou por uma situação familiar, mas sempre sente uma enorme necessidade de privacidade, e poucas pessoas sabem realmente o que se passa por trás das portas de sua casa.

Regente da quarta na oitava: Provavelmente você é muito reservado. Por mais amistoso e direto que pareça (dependendo do Ascendente), poucas pessoas sabem realmente o que você sente ou o que faz. É possível que, quando jovem, você tenha ficado muito impressionado com a morte de alguém, o que pode tê-lo levado a encarar a vida, a morte e a procura da felicidade de uma forma mais profunda que a maioria das pessoas, e numa idade mais tenra. Pode ser que você seja muito persuasivo; quando ficar mais velho, é possível que investigue as questões do ocultismo. Para se sentir realmente seguro, ou para corresponder ao que acredita serem as expectativas de seus pais, é possível que você tenha que passar por uma grande transformação. Havendo confirmação de outros fatores do mapa, pode ser que lidar com os recursos dos outros, ou obter seu apoio, seja uma parte importante do seu sistema de raízes. Muitos políticos têm esse posicionamento.

Regente da quarta na nona: É possível que seus pais tenham lhe dado uma sólida formação religiosa e filosófica. A educação universitária pode ser importante para você. Pode ser que seus pais tenham nascido no exterior, ou que, na juventude, você tenha sido muito exposto a influências culturais diferentes ou estrangeiras. É possível que você viva longe do lugar onde nasceu, ou tenha muita curiosidade a respeito de lugares longínquos e goste de colecionar objetos de arte de outros países. Também pode ser que você tenha um pedaço de terra ou um imóvel num lugar bem distante de sua residência. Se o regente tem muitos aspectos geradores de tensão, você pode achar muito difícil corresponder aos elevados objetivos inspirados por um dos seus pais, ou por ambos, na juventude.

Regente da quarta na décima: Seus pais têm uma importância fundamental na sua vida, pois a quarta e a décima Casas representam o eixo parental. Se o seu lar foi do tipo tradicional, onde o pai é a figura de autoridade, é possível que ele tenha sido bastante severo; em conseqüência, se o regente tiver muitos aspectos desafiadores, pode ser que você se rebele contra qualquer forma de autoridade. Quando o regente da quarta Casa está na décima. quase sempre a segurança vem através de um dos pais, ou dos dois.

Regente da quarta na décima primeira: Com esse posicionamento, é possível que você tenha crescido num lar onde seus amigos eram sempre bem-vindos e podiam passar a noite; talvez tenham até vivido com você durante alguns períodos. A sua criação pode tê-lo estimulado a se tomar bastante orientado para os seus objetivos — é possível que você tenha estabelecido suas prioridades enquanto ainda morava com os pais. Existe a possibilidade de você adotar alguma criança; se não usar o regente de forma positiva, o seu dia-a-dia pode ter um ritmo febril.

Regente da quarta na décima segunda: Você tem dentro de si uma tremenda força oculta da qual lança mão quando precisa e que surpreende os que não o conhecem intimamente. Se os aspectos planetários forem usados positivamente, é possível que você seja um verdadeiro rochedo de Gibraltar; se forem usados negativamente, pode ser que você desperdice as energias e suas inseguranças podem causar uma saúde deficiente como uma forma de fuga. Para você, o seu lar sempre vai ser muito importante; é o refúgio de que necessita para se recolher e recarregar as baterias. Você precisa de um canto — não importa o tamanho — que possa chamar de seu e onde possa se recolher sem ser perturbado. As pessoas podem achar que o conhecem; a face que você mostra ao mundo, entretanto, não é o seu eu verdadeiro — esse só é conhecido por aqueles que compartilham o seu lar. Pode haver algum segredo a respeito de sua infância de que os outros não saibam, algum escândalo na família, ou mesmo algum problema de drogas ou alcoolismo com alguém da família que você quer manter em segredo. Ocasionalmente pode haver o desejo de esconder todos os antecedentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário