sábado, 20 de maio de 2017

Da Lua, suas propriedades e significados, por William Lilly

Nome — Verificamos que a Lua é chamada pelos antigos de Lucina, Cynthia, Diana, Phoebe, Latona, Noctiluca, Prosérpina; ela é o planeta mais próximo da terra; a sua cor no elemento é vulgarmente conhecida;

Movimento — completa o seu percurso através dos doze signos em 27 dias, 7 horas e 43 minutos, ou perto disso; o seu movimento médio é 13 graus, 10 min. e 36 segundos, mas ela anda por vezes menos e outras vezes mais, nunca excedendo os 15 graus e 2 min. no espaço de 24 horas.

Latitude — A sua maior latitude Norte é 5 graus e 17 min., aproximadamente. A sua maior latitude Sul é de 5 graus e 12 min. Nunca está retrógrada mas sempre direta; quando está lenta de movimento e anda em 24 horas menos do que 13 graus e 10 min., considera-se equivalente a um planeta retrógrado.

Domicílio — Tem o seu domicílio no signo de Câncer e no de Capricórnio o seu detrimento; está exaltada a 3º de Touro e sofre a sua queda a 3º de Escorpião; governa a triplicidade da terra durante a noite, viz. Touro, Virgem e Capricórnio.

Triplicidade - Ao Sol e a ela não são atribuídos termos.

Nos doze signos, são estes os graus do seu Decanato ou Face:


Natureza — É um planeta feminino, noturno, frio, úmido e fleumático.

Modos ou atos quando bem colocada ou dignificada - Significa alguém de modos tranquilos, uma criatura suave, terna, amante de todas as ciências honradas e engenhosas, pesquisando novidades e deleitando-se com elas, naturalmente propensa a mudanças de casa, inconstante, só querendo saber do momento presente, medrosa, pródiga e facilmente assustada, contudo amando a paz e a vida livre de preocupações; se for um artífice, a pessoa aprende muitos misteres e frequentemente ocupar-se-á de vários tipos de ofício.

Quando mal colocada — Um mero vagabundo, uma pessoa ociosa, detestando o trabalho, um bêbado, um tonto, alguém sem talento nem projetos, gostando de viver como pedinte e de forma descuidada, alguém que nunca está satisfeito com nenhuma condição de vida, boa ou má.

Corpo físico — Geralmente apresenta um homem de estatura razoável, de cor branca, o rosto redondo, olhos cinzentos e um pouco baixos; muito cabelo, tanto na cabeça como na cara e noutras partes; geralmente um olho um pouco maior do que o outro; mãos curtas e carnudas, tendendo todo o corpo para o carnudo, gorducho, corpulento e fleumático; se está impedida pelo Sol, numa natividade ou pergunta, geralmente significa algum defeito no olho ou perto dele; o defeito é perto do olho se ela estiver impedida nas casas sucedentes; na visão, se ela estiver desafortunada nos ângulos, e com estrelas fixas chamadas Nebulosae.

Qualidades dos homens e das mulheres - Significa rainhas, condessas, damas, todo o tipo de mulheres, assim como o povo, viajantes, peregrinos, marinheiros, pescadores, fabricantes de cerveja, vinhateiros, carteiros, cocheiros, caçadores, mensageiros, (alguns dizem os delegados do Papa), moleiros, fabricantes de malte, bêbados, vendedoras de ostras, peixeiras, mulheres-a-dias, tripeiras, e em geral aquelas mulheres que andam com mercadorias nas ruas; assim como parteiras, enfermeiras, carroceiros, aguadeiros, carregadores de água.

Doenças - Apoplexias, paralisia, cólica, dor de barriga, doenças do lado esquerdo, cálculos, a bexiga e os órgãos sexuais, a menstruação e o fígado nas mulheres, hidropisia, fluxos da barriga, todas as doenças frias e reumáticas, estômago frio, a gota dos pulsos e dos pés, ciática, cólica, lombrigas nas crianças e nos adultos, reumas ou danos nos olhos, viz. no esquerdo nos homens e no direito nas mulheres; indigestões, tosses podres, convulsões, epilepsia, escrófula, bexigas e sarampo.

Cores e sabores — Das cores o branco, ou branco amarelado claro, verde claro, ou um pouco prateado. Dos sabores, os frescos ou sem qualquer sabor, tais como os das ervas antes de estarem maduras, ou aqueles que umedecem o cérebro, etc.

Ervas, plantas e árvores — As ervas que estão sujeitas à Lua têm folhas suaves e sumarentas, têm um gosto aguado ou um pouco doce, e gostam de crescer em lugares úmidos, ficando rapidamente maduras e sumarentas; e são a couve, o melão, a cabaça, a cebola, mandrágora, papoila, alface, nabo silvestre, a árvore da lima, cogumelos, endívias, todas as árvores ou ervas que têm grandes folhas redondas, amplas, de boa sombra e que dão pouco fruto.

Animais ou pássaros - Todos os animais que vivem na água, tais como os sapos, a lontra, os caracóis, a doninha, o coelho, todas as aves marinhas, o cuco, os gansos e patos, a coruja.


Peixes — A ostra e a conquilha, todos os crustáceos, o caranguejo e a lagosta, a tartaruga, as enguias.

Lugares — Campos, fontanários, banhos, enseadas do mar, estradas e lugares desertos, cidades portuárias, rios, tanques de peixes, piscinas, lugares pantanosos, áreas costeiras, pequenos riachos, fontes, portos para navios ou docas.

Minerais - Prata.

Pedras — A selenite, todas as pedras suaves, cristais.

Tempo — Com Saturno, ar frio; com Júpiter, sereno; com Marte, ventos e nuvens vermelhas; com o Sol, de acordo com a estação; com Vênus ou Mercúrio, chuvas e ventos.

Ventos - Em operações herméticas, ela gosta do Norte e, geralmente, quando é o planeta mais forte no esquema, viz. em qualquer lunação, desperta o vento, de acordo com a natureza do planeta ao qual se aplica em seguida.

Orbe — É de 12 graus antes e depois de qualquer aspecto.

Anos — Os seus anos máximos são 320, os maiores 108, os médios 66, os mínimos 25. Na gestação rege o sétimo mês.

Países — Holanda, Zelândia, Dinamarca, Nurembergue, Flandres.

Anjo - Gabriel.

Dia da semana — O seu dia é a segunda-feira, a primeira hora e a oitava depois do nascer do Sol são suas. O seu inimigo é Saturno e também Marte.


William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 80-3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário