terça-feira, 16 de maio de 2017

Do planeta Marte e dos seus vários significados, por William Lilly

Marte, a quem os antigos por vezes chamavam Mavors, Aris, Pyrois, Gradivus, vem a seguir a Júpiter; Cor no elemento - É menor do que Júpiter ou Vênus e apresenta-se à nossa vista com uma cor brilhante, fogosa; completa o seu percurso no zodíaco em cerca de um ano e 321 dias; Latitude - a sua maior latitude Norte é 4° 31', a Sul é 6° 47'.

Movimento - O seu movimento médio é de 31° 27'. O seu movimento diurno é por vezes de 32, 34, 36, 38, 40, 42, 44 minutos por dia, raramente mais. Tem em Áries o seu domicílio diurno e em Escorpião o seu domicílio noturno; está exaltado a 28° de Capricórnio e está deprimido a 28° de Câncer, sofrendo detrimento em Libra e Touro; está retrógrado 80 dias; está estacionário antes de virar retrógrado durante dois ou três dias, etc. Fica estacionário antes da direção dois dias; depois, só um dia.

Triplicidade - Governa toda a triplicidade da água, viz. Câncer, Escorpião e Peixes.

Termos — Na totalidade dos doze signos, Ptolomeu atribui-lhe estes graus para os seus Termos:


São atribuídos estes graus ao seu Decanato:


Natureza — É um planeta masculino, noturno, de natureza quente e seca, colérico e fogoso, é o maléfico menor, autor de brigas, disputas, conflitos.

Modos quando bem dignificado - Invencível em feitos de guerra e de coragem, não se deixando vencer por ninguém, insubmisso à razão, atrevido, confiante, inamovível, conflituoso, reclamando toda a honra para si, valente, amante da guerra e das coisas que lhe pertencem, arriscando-se a todos os perigos, não obedecendo de boa vontade a ninguém, nem se submetendo a ninguém; um grande arauto dos seus próprios atos, competindo com todos na comparação das vitórias, mas de atitude prudente nos seus próprios interesses.

Quando mal colocado - É então um falador sem modéstia nem honestidade, gosta da carnificina e das brigas, assassino, ladrão, promotor de sedições, lutas e comoções, ladrão de estrada, variável como o vento, traidor, de espírito turbulento, perjuro, obsceno, impetuoso, inumano, não temendo a Deus nem querendo saber do ser humano, ingrato, traidor, opressor, insaciável, aldrabão, furioso, violento.

Corpo físico - Geralmente os marciais têm esta forma: são de estatura média, os seus corpos são fortes e os ossos grandes, sendo mais magros do que gordos; a sua tez é de cor castanha avermelhada, ou de cor viva, o rosto redondo, o cabelo ruivo ou louro, e muitas vezes encrespado ou encaracolado, olhos cor de avelã vivos e penetrantes, um rosto atrevido, confiante, e a pessoa é ativa e destemida.

Oriental — Quando Marte está oriental, significa homens valentes, com alguma cor branca misturada com a sua vermelhidão, um corpo alto, decente e cabeludo.

Ocidental — De tez muito ruborizada mas baixo de estatura, cabeça pequena, um corpo liso e não cabeludo; cabelo louro, liso, sendo os humores naturais geralmente mais secos.

Qualidades dos homens — Príncipes governando por tirania e opressão, ou tiranos, usurpadores, novos conquistadores.

Profissões - Generais de exércitos, coronéis, capitães, ou quaisquer soldados que detenham o comando dos exércitos, todo o tipo de soldados, médicos, farmacêuticos, cirurgiões, alquimistas, bombardeiros, carniceiros, marechais, sargentos, polícias, carrascos, ladrões, ferreiros, padeiros, vendedores de armas, relojoeiros, alfaiates, fabricantes de espadas e facas, barbeiros, tintureiros, cozinheiros, carpinteiros, guardas florestais, guardas de ursos, jogadores, curtidores de peles, carregadores.

Doenças — A Vesícula, o ouvido esquerdo, sezões terçãs, febres ardentes perniciosas, dores de cabeça, furúnculos, a peste e todas as feridas da peste, queimaduras, tênias, bolhas, frenesins, perturbações cerebrais loucas e súbitas, icterícia amarela, fluxo sanguinolento, fístulas, todas as feridas e doenças na zona genital, cálculos, tanto nos rins como na bexiga, cicatrizes ou pequenas marcas na cara, todas as feridas pelo ferro, herpes e aquelas outras doenças que surgem devido à abundância ou excesso de cólera, ira ou paixão.

Cores e sabores — Encanta-se com a cor encarnada, ou amarela, fogosa e brilhante como o açafrão, e com aqueles sabores que são amargos, agrestes e que queimam a língua; dos humores, a cólera.

Ervas — As ervas que atribuímos a Marte são aquelas que se aproximam do vermelho, cujas folhas são pontiagudas e afiadas, cujo gosto é cáustico e ardente, que gostam de crescer nos lugares secos, são corrosivas e penetram na carne e nos ossos com um calor muito sutil. São as seguintes: as urtigas, todo o tipo de cardos, silvas, scabiosa succisa, fringilla montifringilla, cebolas, convolvulus scammonia; alho, semente de mostarda, pimenta, gengibre, cebolinho, dictamus albus, marroio, conio, sândalo vermelho, tamarindos, todas as ervas que atraem ou provocam a cólera por simpatia, rabanetes, rícino, arsênico, assarum, carduus, benedictus, cantáridas.

Árvores — Todas as árvores que são espinhosas, tais como o espinheiro e o castanheiro.

Bestas e animais — Pantera, tigre, mastim, ave de rapina, raposa; entre as criaturas vivas, aquelas que são aguerridas, famintas e atrevidas, o castor, o cavalo, a mula, a avestruz, a cabra, o lobo, o leopardo, o burro selvagem, os mosquitos, as moscas, o pavoncino, o basilisco, o grifo, o urso.

Peixes — A carpa, o tubarão, o barbo, todos os vermes fétidos, escorpiões.

Pássaros — O falcão, aves de rapina, o papagaio, todos as aves vorazes, o corvo, o corvo marinho, a coruja, alguns mencionam a águia, a gralha

Lugares - Oficinas de ferreiros, fornalhas, matadouros, lugares onde tijolos ou carvões são queimados, ou foram queimados, chaminés, forjas.

Minerais — Ferro, antimônio, arsênico, enxofre, ocre.

Pedras — Diamantino, magnetite, calcedônia verde, jaspe, ametista multicolor, pedra sabão, óxido de chumbo.

Tempo — Nuvens vermelhas, trovão, relâmpago, sinais de fogo e ares pestilenciais que geralmente aparecem depois de longo tempo de seca e bom tempo, devido a nevoeiros impróprios e doentios.

Ventos — Desperta os ventos ocidentais.

Orbe — A sua orbe é de apenas sete graus antes e depois de qualquer dos seus aspectos.

Anos — Num ser humano, governa o período florescente da juventude, e dos 41 aos 56; os seus anos máximos são 264, os maiores 66, os médios 40 e os menores 15.

Países - Saromaíia, Lombardia, Batavia, Ferraria, Goíhland, e o terceiro clima.

Dia da semana — Governa a Terça-feira, e nela a primeira hora e a oitava a partir do nascer do Sol, e na gestação o terceiro mês.

Anjo - Samael. O seu único amigo é Vênus, sendo todos os outros planetas inimigos.


William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 65-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário