quinta-feira, 18 de maio de 2017

Do planeta Vênus e dos seus vários significados e natureza, por William Lilly

Nome — Ao Sol sucede Vênus, que é por vezes chamada Cytherea, Aphrodite, Phosphoros, Vesperus, Ericina.

Cor no elemento — Ela tem uma cor brilhante e é muito conhecida entre o povo pelo nome de estrela da tarde ou Vesperus; e isso é quando ela aparece depois do Sol se pôr; as pessoas do povo chamam-lhe a estrela da manhã, e os eruditos Lúcifer, quando ela se vê muito antes do nascer do Sol;

Movimento — O seu movimento médio é 59' 8"; o seu movimento diurno é por vezes 62' por dia, 64, 65, 66 ou 70, 74, 76 minutos; mas nunca excede os 82 minutos;

Latitude — A sua maior latitude Norte ou Sul é de nove graus e dois minutos; em Fevereiro de 1643 ela tinha oito graus e 36 min. de latitude Norte.

Domicílios - Tem Touro e Libra como domicílio, está exaltada a 27º Peixes, sofre detrimento em Áries e Escorpião e tem a sua queda a 27º de Virgem.

Triplicidade — Governa a triplicidade da terra durante o dia, viz. Touro, Virgem e Capricórnio; está estacionária dois dias antes da retrogradação, e outros tantos antes da direção, e normalmente fica retrógrada durante 42 dias.

Os seus Termos — Ela tem estes graus em cada signo para seus Termos:


Estes são os graus atribuídos ao seu Decanato:


Elementos, natureza - É um planeta feminino, temperadamente frio e úmido, noturno, a fortuna menor, autora do riso e da alegria; dos elementos, o ar e a água são venusianos; dos humores, a fleuma com sangue, com o espírito e semente genital.

Modos e qualidade quando bem posicionado - Significa um homem tranquilo, não sendo dado a zangas ou a altercações na justiça, nem malvado, agradável, limpo e arrumado, apreciando a alegria nas suas palavras e atos, limpo nas suas roupas, bebendo mais do que sendo glutão, dado à luxúria, frequentemente envolvido em questões amorosas, ardente nos seus afetos, musical, deleitando-se nos banhos e em todas as reuniões de festa e divertimento honrado, ou com peças de teatro ou máscaras, facilmente crédulo, e nada dado ao esforço ou a ter trabalhos, dado ao convívio, alegre, nada desconfiado, um homem ou mulher verdadeiramente virtuoso, frequentemente invejado mas não dando razões para tal.

Quando mal posicionado - Então é extravagante, dispendioso, totalmente dado à licenciosidade e à companhia de mulheres lascivas, não querendo saber da sua reputação, cobiçando camas ilegais, incestuoso, um adúltero, fanático, um mero superficial, sem fé, nem reputação ou crédito, gastando as suas posses em cervejarias, tabernas e entre gente escandalosa e perdida; um mero preguiçoso, sem se importar com as coisas desta vida, ou com qualquer coisa religiosa; um mero ateu e um selvagem.

Corpo físico — Um homem de estatura razoável, mas não alto, sendo a sua tez branca, tendendo um pouco para o escuro, o que o torna ainda mais belo; olhos muito belos e um pouco escuros; um rosto redondo e não grande, cabelo claro, suave, e abundante, sendo geralmente de cor castanha clara, uma linda boca e lábios rosados, o rosto bastante carnudo, olhos vivos, um corpo muito belo, encantador e extremamente bem feito, uma pessoa apreciadora de adereços e de se apresentar bem tanto nas roupas como no corpo, uma covinha nas bochechas, um olhar firme e cheio de seduções amorosas.

Oriental — Quando está oriental, o corpo inclina-se para o alto, ou há uma espécie de verticalidade na postura da pessoa, não é corpulenta nem alta, mas bem constituída. Diz-se que é uma pessoa verdadeiramente venusiana, quando o homem ou a mulher é bonito, harmonioso e elegante.

Ocidental — Quando está ocidental, o homem tem uma estatura mais baixa, sendo contudo muito agradável e atraente no aspecto e nas proporções, e bastante apreciado por todos.

Qualidades dos homens e profissões — Músicos, jogadores, comerciantes de seda, de tecidos, de linhos, pintores, joalheiros, atores, lapidários, bordadores, modistas, esposas, mães, virgens, membros do coro, violinistas, gaiteiros, quando ligado à Lua cantores de baladas, perfumistas, costureiras, pintores de quadros, gravadores, estofadores, retratistas, luveiros, todos aqueles que vendem aquelas mercadorias que adornam as mulheres, tanto no corpo (como roupas) como no rosto (como loções para a pele).

Doenças — As doenças por ela significadas são principalmente as da matriz e dos órgãos genitais; nos rins, barriga, costas, umbigo e naquelas partes; a gonorreia ou Corrimento dos rins, sífilis francesa ou espanhola; qualquer doença resultante de excesso de luxúria. Priapismo, impotência, hérnias, etc. Diabetes ou doença urinária.

Sabores e cores — Nas cores ela significa o branco, ou cor do céu leitoso misturado com castanho, ou um pouco de verde. Nos sabores, gosta daquilo que é agradável e saboroso; geralmente com o úmido e doce, ou com o que é muito delicioso; nos cheiros, aquilo que é untuoso e aromático, e que inclina à luxúria.

Ervas e Plantas — Mirto sempre verde; todas as ervas que ela governa têm um sabor doce, um odor agradável, uma flor branca; aquelas de humor suave, cujas folhas são macias sem as bordas em serrilha. Ela governa o lírio branco e amarelo, e o lírio do campo e da água. Arum maculatum, avenca, violeta, narciso branco e amarelo.

Árvores — Macieiras doces, roseiras brancas, a figueira, o plátano branco, o freixo selvagem, terebinto, oliveira, laranjeiras doces, artemísia, pé-de-leão, bálsamo, verbena, nozes, amêndoas, milho miúdo, valeriana, tomilho, âmbar, láudano, almíscar, coentros, pêssegos, alperces, ameixas, passas.

Animais — O veado, a pantera, gado pequeno, o coelho, o vitelo, a cabra.

Aves — Pomba, alvéola, pardal, galinha, rouxinol, tordo, pelicano, codorniz, ficedula, um pequeno pássaro que se alimenta de uvas, carriça, águia, cisne, andorinha, gralha.

Peixes - O golfinho.

Lugares — Jardins, fontes, quartos de noivas, acomodações belas, camas, cortinas, escolas de dança, guarda-roupas.

Metais e Minerais — Cobre, especialmente coríntio e branco; latão, todos os objetos de metal amarelo.

Pedras — Lacre, a safira cor do céu, coral branco e vermelho, alabastro, lápis-lazúli porque expele a melancolia, berilo, crisólita. Vento e Tempo — Governa o vento Sul, por ser quente e úmido; na composição do ar, rege Etesiae; no Verão anuncia serenidade ou tempo limpo; no Inverno, chuva ou neve.

Orbe — A sua orbe é de 7° antes e depois de qualquer aspecto seu.

Anos — Os seus anos máximos são 151, os seus maiores 82, os seus médios 45 e os mínimos 8. No ser humano, ela governa a juventude, dos 14 aos 28.

Países — Arábia, Áustria, Campânia, Vienna, Polônia, Turing, Parthia, Media, Chipre, e o sexto clima.

Anjo — O seu Anjo é Anael.

Dia da semana — O seu dia da semana é Sexta-feira, do qual ela rege a primeira e a oitava horas; e na gestação o quinto mês. Os seus amigos são todos os planetas, exceto Saturno.


William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 72-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário