sábado, 20 de maio de 2017

Temperamento Melancólico, por Helena Avelar e Luis Ribeiro

O temperamento Melancólico reúne as qualidades Frio e Seco e está associado ao elemento Terra.

Tem uma personalidade reflexiva e concentrada. Pode ser bastante reservado e moderado nas suas manifestações; é por vezes subestimado, pois parece menos interessado nas coisas do que realmente está. É pouco exuberante na sua expressão, mas muito concretizador nas suas acções. O seu foco de atenção é a realidade objectiva, o que lhe confere muita solidez e segurança. Tende a lidar melhor com factos do que com ideias. É geralmente engenhoso e bom investigador, apresentando muita paciência e preserverança.

Em termos emocionais é pouco demonstrativo e, tal como o Colérico, é rígido na sua sensibilidade. No entanto, a qualidade Frio torna-o bastante susceptível, tendendo à tristeza, ao pessimismo e, quando emocionalmente desequilibrado, à depressão.

Devido à qualidade Seco tem dificuldade em chorar e retém a sua ira durante muito tempo, podendo mesmo chegar a ser rancoroso. A rigidez deste temperamento leva-o a ser muito obstinado, desconfiado e anti-social, o que lhe pode trazer alguma solidão. E geralmente crítico e perfeccionista nos seus feitos, podendo em casos extremos ser intolerante e implacável.

Quando combinado com o temperamento Sanguíneo torna-se mais social, arrojado e alegre, apresentando um comportamento menos pessimista e defensivo. Esta combinação é tida como muito temperada, pois mistura qualidades opostas.

Se apresentar uma subtonalidade de Colérico ganha maior dinâmica, sociabilidade e determinação. No entanto, a predominância da qualidade Seco confere-lhe uma atitude solitária e individualista.

Ao conjugar-se com o Fleumático, ressalta a predominância de Frio, o que reforça a reserva e a retracção. Origina-se um comportamento semelhante ao Melancólico puro, embora um pouco mais flexível e adaptável.

Em termos fisionómicos, o corpo melancólico tende a apresentar uma estatura média e uma constituição magra. A pele é áspera e fria ao toque, geralmente de cor amarelada ou baça e com pouca pilosidade. O cabelo tende a ser escuro.

O temperamento melancólico está associado a um humor denominado "bílis negra". A sua função é a retenção de substâncias no corpo, conferindo consistência aos tecidos e aos líquidos, solidificando os ossos e fortalecendo a memória e a sobriedade. O seu órgão receptáculo é o baço.



Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - um guia prático da tradição astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 44-5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário