sexta-feira, 19 de maio de 2017

Do Mercúrio, o seu significado, natureza e propriedades, por William Lilly

Nome — É chamado Hermes, Stilbon, Cyllenius, Archas. Mercúrio é o menor de todos os planetas, não se distanciando nunca do Sol mais do que 27°; por esta razão é raramente visível à nossa vista.

Cor - é de cor prateada escura; o seu movimento é de 59 min. e 8 segundos; mas é por vezes tão rápido que anda um grau e 40 min. num dia, nunca acima disso; de forma que não deve ser de espantar vê-lo andar por vezes 66, 68, 70, 80, 86 ou 100 minutos num dia; está estacionário um dia e retrógrado 24 dias.
Latitude — A sua maior latitude Sul é de 3° 35'. A sua maior latitude Norte é 3° 33'.

Domicílio — Tem em Gêmeos e Virgem os seus domicílios e está exaltado a 15° de Virgem; sofre detrimento em Sagitário e Peixes, sendo a sua queda em Peixes.

Triplicidade — Rege a triplicidade do ar durante a noite, viz. Gêmeos, Libra e Aquário.

Termos — Tem estes graus em cada signo para seus Termos:


Natureza — Não lhe podemos chamar masculino nem feminino, pois ele é um ou outro conforme está ligado a qualquer outro planeta; pois se estiver em conjunção com um planeta masculino, toma-se masculino; se estiver com um feminino, torna-se feminino, mas de sua própria natureza é frio e seco, e portanto melancólico; com os bons é bom, com os planetas nefastos é mau;

Elementos — nos elementos, a água; entre os humores, os mistos, sendo regente do espírito animal; é o autor da sutileza, dos truques, das artimanhas, do perjúrio, etc.

Modos quando bem posicionado - Estando bem dignificado, representa um ser humano de cérebro, intelecto e cogitação sutil e sagaz; um excelente argumentador ou lógico, argumentando com erudição e discernimento, e usando de grande eloquência no seu discurso, ou um pesquisador em todos os tipos de mistérios e de conhecimento, agudo e perspicaz, aprendendo quase todas as coisas sem professor; ambicionando a excelência em todas as ciências e desejando naturalmente viajar e ver lugares estrangeiros, um ser humano de imaginação infatigável, curioso na procura de qualquer conhecimento oculto, capaz pelo seu próprio gênio de produzir maravilhas; dado à adivinhação e ao conhecimento mais secreto, se se tornar mercador, nenhum homem o suplanta no campo do comércio, ou na invenção de novas formas pelas quais obter riqueza.

Modos quando mal posicionado ou dignificado - Uma mente problemática, uma espécie de homem frenético, a sua língua e pena contra todos os homens, exclusivamente dedicado a perder o seu tempo e dinheiro na conversa e em chegar a conclusões sem nenhuma utilidade; um grande mentiroso, gabarola, falador, coscuvilheiro, falso, contador de histórias, dado a artes do mal, como a necromancia e outros conhecimentos malignos que tais; crédulo, um asno ou um perfeito idiota, inconstante no lugar em que está e na opinião que defende, aldrabando e roubando em todo o lado; um mexeriqueiro, fingindo todo o tipo de conhecimentos, mas não tendo qualquer estudo verdadeiro ou sólido; um superficial, um tipo meramente frenético; se for um adivinho, então será apenas um tipo verbal, frívolo, sem discernimento, facilmente pervertido, não sendo constante em nada a não ser nas palavras vãs e na gabarolice.

Corpo físico — Vulgarmente denota alguém de estatura alta e corpo direito, magro e frugal, uma testa alta e um rosto um pouco estreito e longo, nariz comprido, belos olhos, nem pretos nem cinzentos, lábios e nariz finos; pouco pelo no queixo, mas muito na cabeça, sendo este um castanho escuro tendendo para o preto; braços, dedos e mãos compridos; a sua tez é de cor azeitona ou castanha; deve-se observar Mercúrio mais do que os outros planetas, pois tendo qualquer aspecto a um planeta, geralmente participa mais da influência desse planeta do que o faz qualquer outro; se for a Saturno, então é pesado, a Júpiter mais sóbrio, a Marte mais precipitado, ao Sol mais cortês, a Vênus mais brincalhão, à Lua mais evasivo.

Oriental — Quando está oriental, a sua tez é cor de mel, ou bem bronzeada; a estatura do seu corpo não é muito alta, mas bem articulada, olhos pequenos, não muito cabelo; na verdade, de acordo com a altura do corpo, muito bem feito, tendo contudo um defeito na tez, viz. castanha suja, e na língua, viz. só interessada nos seus próprios fins.

Ocidental — Quando está ocidental, um rosto dourado, um corpo magro, membros pequenos e finos, olhos encovados e com brilho rubro ou de fogo, toda a constituição do corpo tendendo para o seco.

Qualidade dos homens e profissões - Geralmente significa todos os homens letrados, filósofos, matemáticos, astrólogos, mercadores, secretários, escrivães, adivinhos, escultores, poetas, oradores, advogados, professores, donos de papelarias, impressores, cambistas, embaixadores dos imperadores, comissários, escriturários, artífices, contabilistas, solicitadores, por vezes ladrões, sacerdotes arengadores, sectários fanáticos e sem cultura, gramáticos, alfaiates, estafetas, mensageiros, criados, usurários.

Doenças — Todas as vertigens, letargias ou tonturas da cabeça, loucura, inconstância ou qualquer doença do cérebro, tuberculose e toda a gaguez e imperfeições da língua; imaginações vãs, todos os defeitos da memória, rouquidão, tosses secas, abundância excessiva da expectoração, todo o catarro do nariz e da cabeça, a gota da mão e do pé, atraso mental, todos os males da mente e da área intelectual.

Cores e Sabores — Cores novas e mescladas, o cinzento misturado com a cor do céu, tal como aparece no pescoço da pomba, cores cambiantes ou consistindo de muitas cores misturadas numa só. Nos sabores, uma mistura de todas as coisas juntas, de forma que não se lhe pode dar um nome exato, mas geralmente despertam os espíritos, são sutis e penetrantes, e de alguma forma insensíveis.

Ervas e Plantas — As ervas atribuídas a Mercúrio são conhecidas pelas variegadas cores das flores, e gostam de lugares arenosos e estéreis, têm as suas sementes em cascas, cheiram pouco ou sutilmente, e têm principal relação com a língua, cérebro, pulmões ou memória; dispersam os gases, confortam os espíritos animais e abrem as obstruções. Feijões, o trevo, a noz e a nogueira, a árvore da avelã e a sua noz, o sabugueiro, ophioglossum vulgatum, serpentária, pulmonaria officinalis, grão de anis, piper cubeba, mangerona, as ervas que são usadas para as adivinhações, tais como a verbena, os juncos; das drogas, o xarope de açúcar, hiera, diambra.

Animais — A hiena, o macaco, a raposa, o esquilo, a doninha, a aranha, o galgo, o hermafrodita por ter os dois sexos, todas as criaturas espertas.

Pássaros — O pintarroxo, o papagaio, o picanço, a andorinha, a gralha, a carocha, a formiga, o gafanhoto, a abelha, a serpente, a garça.

Peixes — Peixe garfo, mugem.

Lugares — Lojas de mercadores, mercados, feiras, escolas, salões comunitários, salas de jogos, cortes de tênis.

Minerais - Mercúrio.

Pedras — Marcassita ou pedra de fogo, achates, topázio, vitríolo, todas as pedras de várias cores.

Ventos e Tempo — Deleita-se com o tempo ventoso, tempestuoso, violento e borrascoso, e desperta o vento representado pelo planeta a quem ele se aplica; por vezes chuva, granizo, raios, trovões e tempestades; em países quentes, tremores de terra, mas isto deve ser corretamente deduzido a partir do signo e da estação do ano.

Orbe — A sua orbe é de sete graus antes e depois de qualquer aspecto.

Anos — Os seus anos máximos são 450; os maiores 76, os médios 48 e os menores ou mínimos são 20; na gestação governa o sexto mês.

Países — Pertencem-lhe a Grécia, Flandres, Egito,
Paris.

Anjo — O seu anjo é chamado Rafael.

Dia da semana — Governa a quarta-feira, a sua primeira hora e a oitava. Os seus amigos são Júpiter, Vênus e Saturno, os seus inimigos são todos os outros planetas.



William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 76-80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário