segunda-feira, 15 de maio de 2017

Do planeta Júpiter e o seu significado, por William Lilly

Júpiter está colocado a seguir a Saturno. Entre os antigos Verificar-se-á que é por vezes chamado Zeus, ou Phaeton. Aparenta ser o maior de todos os planetas aos nossos olhos (excetuando o Sol, a Lua e Vênus); Cor — a cor é brilhante, clara e de um tom azulado.

Movimento - Excede Saturno no seu movimento, terminando o seu percurso através dos doze signos em doze anos; o seu movimento médio é de 4 min. 59 segundos; o seu movimento diurno é de 8, 10, 12 ou 14 min., dificilmente mais.

Latitude - A sua maior latitude Norte é 1° 38'. A sua maior latitude Sul é 1° 40'.

Domicílio - Tem domicílio em dois dos signos do zodíaco, viz. Sagitário seu domicílio diurno, e Peixes seu domicílio noturno. Sofre detrimento em Gêmeos e Virgem. É exaltado em Câncer, tem a sua queda em Capricórnio.

Triplicidade — Rege a triplicidade do fogo durante a noite, viz. Áries, Leão e Sagitário.

Termos — Tem também estes graus atribuídos aos seus Termos, viz.


São atribuídos à sua Face ou Decanato,


Está retrógrado cerca de 120 dias, fica cinco dias na sua primeira estação antes da retrogradação, e quatro dias estacionário antes da direção.

Natureza — É um planeta diurno, masculino, temperadamente quente e úmido, aéreo, sanguíneo, é o grande benéfico, autor da temperança, modéstia, sobriedade e justiça.

Modos e atos quando bem posicionado - Neste caso é magnânimo, fiel, modesto, aspirando de forma honrada a assuntos elevados, em todos os seus atos amante da justiça, desejoso de beneficiar todos os homens, realizando coisas magníficas, honrado e religioso, de doce e afável conversação, maravilhosamente indulgente para com a sua mulher e filhos, respeitando os anciãos, um grande Júpiter for o significador de qualquer homem numa pergunta, ou regente do ascendente numa natividade, e estiver bem dignificado, pode-se julgar que a pessoa tem as qualidades mencionadas.

Quando mal posicionado - Quando Júpiter está desafortunado, então desperdiça o seu patrimônio, deixa que todos o ludibriem, é hipocritamente religioso, tenaz e duro na defesa de falsos princípios na religião, é ignorante, descuidado, nada agradável no amor aos seus amigos; tem uma inteligência grosseira e obtusa, esquemática, rebaixando-se a todas as companhias, baixando-se e curvando-se sem haver necessidade.

Corpo físico — Significa uma estatura direita, reta e alta; tez corada e agradável; um rosto oval ou longo, cheio ou carnudo; testa alta; grandes olhos cinzentos; o seu cabelo é suave e castanho torrado; muita barba; um estômago grande e profundo; coxas e pernas fortes e proporcionadas; os pés longos, sendo a parte mais indecente de todo o seu corpo; no seu falar é sóbrio e de discurso grave.

Oriental — A pele é mais clara, a sua tez tem uma cor de mel, ou uma cor entre o branco e o encarnado, sanguínea e corada; olhos grandes, o corpo é mais carnudo, normalmente tem algum sinal ou cicatriz no pé direito.

Ocidental — Uma tez pura e bela, a estatura mais baixa, o cabelo castanho claro, ou quase um louro escuro, careca à volta das têmporas ou testa.

Homens e a sua qualidade geral - Significa juizes, senadores, conselheiros, eclesiásticos, bispos, padres, sacerdotes, cardeais, chanceleres, doutores da lei civil, jovens estudantes, e estudantes da universidade ou faculdade, advogados, donos de lojas de roupa e de lã.

Doenças — Pleurisia, todas as enfermidades do fígado, ouvido esquerdo, apoplexias, inflamação dos pulmões, palpitação e tremores do coração, cãibras, dores de coluna, todas as doenças situadas nas veias ou costelas, e resultantes da corrupção do sangue, estrabismo, gases, toda a putrefação do sangue ou febres resultantes da sua excessiva abundância.

Sabores - Governa os odores doces e bem cheirosos, ou aquele odor que ao olfato não é excessivo nem ofensivo.

Cores — Verde mar ou azul, roxo, cinza, uma mistura de amarelo e verde.

Ervas e drogas — Cravo da Índia, cobertura exterior da noz moscada, noz moscada, goivo, morango, bálsamo, stachys officinalis, linhaça, arsênico, fumaria officinalis, pulmonaria officinalis, pimpinela, annagallis arvensis, orégãos, ruibarbo, prunella vulgaris, borragem, echium vulgare, trigo, epilobium angustifolium, violetas, marchantia polymorpha, mangericão, romãs, peônias, alcaçuz, menta, almécega, margarida, açafrão.

Plantas, árvores — Cerejeira, bétula, amoreira, carvalho, oliveira, groselha, amendoeira, hera, freixo de Maná, noz moscada, a vinha, a figueira, o freixo, a pereira, aveleira, faia, pinheiro, passas.

Animais — A ovelha, o veado, a camurça, o boi, elefante, dragão, tigre, unicórnio; São-lhe próprios aqueles animais que são suaves e gentis, mas que beneficiam grandemente a humanidade.

Pássaros - A cegonha, a narceja, a cotovia, a águia, a pomba, a codorniz, as abelhas, o faisão, o pavão, a galinha.

Peixes — O golfinho, a baleia, a serpente, Silurus glanis ou baleia de rio.

Lugares - Deleita-se perto de altares de igrejas, em convenções públicas, sínodos, assembleias, em lugares limpos, doces, em guarda-roupas, palácios de justiça, oratória.

Mineral - Aço.

Pedras Preciosas — Ametista, safira, esmeralda, granada, topázio, cristal, mármore, e aquilo que em Inglaterra chamamos pedra de sabão.

Tempo — Geralmente provoca a serenidade, ventos do Norte agradáveis e saudáveis, e graças aos seus raios suaves, afasta o mau tempo de qualquer planeta maligno anterior.

Ventos — Governa o vento Norte e aquela parte que tende para Leste.

Orbe — A sua radiação ou orbe é de nove graus antes e depois de qualquer aspecto seu.

Gestação — Governa o segundo e o décimo mês; a sua exata sede é o fígado humano; e entre os elementos rege o ar.

Anos — Os seus anos máximos são 428, os seus maiores 79, os seus médios 45 e os mínimos 12.

Idade — Homens de meia idade, ou de julgamento e discernimento maduro.

Clima - Governa o segundo clima.

Países — Babilônia, Pérsia, Hungria, Espanha, Cullen.

Números — É-lhe atribuído o número três. Anjo - Zadkiel.

Dia da semana — Quinta-feira, e rege a primeira hora depois do nascer do Sol, assim como a oitava; a duração da hora planetária calcula-se a partir do nascer do Sol e de uma tábua que se segue.

Todos os planetas, exceto Marte, são amigos de Júpiter. Ao apanhar qualquer erva própria de Júpiter, assegurar-se que ele esteja muito poderoso em dignidades essenciais e acidentais, e que a Lua esteja de alguma forma em bom aspecto a ele e, se possível, que ela esteja em algumas das dignidades dele, etc.


William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 61-5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário