sexta-feira, 19 de maio de 2017

Temperamento Sanguíneo, por Helena Avelar e Luis Ribeiro

O temperamento Sanguíneo reúne as qualidades Quente e Húmido e está associado ao elemento Ar.

Tal como o Colérico, produz uma personalidade dinâmica e activa, mas a qualidade Húmido torna-o versátil e adaptável. O Sanguíneo caracteriza-se por uma personalidade vivaz, espontânea e entusiástica, muito comunicativa e sociável; os seus interesses abarcam um grande número de assuntos. Quando devidamente temperado origina indivíduos curiosos, estudiosos e investigadores.

Em termos emocionais é bastante sensível; chora com facilidade, pelo que se liberta facilmente dos seus pesares e angústias. Por esse motivo, não guarda grandes rancores, sendo naturalmente alegre e afável.

A sua extrema fluidez pode levar à dispersão, à perda de concentração e a uma notória falta de perseverança. Outras facetas negativas são a desorganização e a indisciplina, pois este temperamento pode ser muito instável e irrequieto. Também a sua grande sociabilidade pode degenerar em superficialidade e futilidade.

Se apresentar traços de Melancólico, o dinamismo e a volatilidade típicos do Sanguíneo adquirem mais estrutura e consistência. A vivacidade e alegria do temperamento ficam mais contidas e o indivíduo torna-se mais sóbrio e conservador. É uma combinação muito equilibrada devido ao contraste das qualidades primitivas (Quente e Húmido com Frio e Seco) e é particularmente eficaz para o estudo e a investigação.

Quando o temperamento secundário é Fleumático, dá-se uma espécie de "diluição" do temperamento Sanguíneo: a presença do Frio torna-o menos exuberante e alegre, mais timorato, mas mantém-se volúvel e adaptável, devido à ênfase na qualidade Húmido.

Quando combinado com o Colérico, ocorre uma predominância de Quente — o temperamento torna-se mais intenso e aguerrido, perdendo um pouco da sua flexibilidade natural. No entanto, o Seco confere maior determinação e perseverança às acções do Sanguíneo.

Em termos fisionómicos, o corpo Sanguíneo tende a ser carnudo e cheio, mas sem ser gordo. A estatura é robusta, de altura média ou alta. A pele é lisa, quente e húmida ao toque, de tom branco e rosado.

Em termos médicos o temperamento sanguíneo está associado (como o próprio nome indica) ao Sangue. Veiculado pelas veias e artérias, este humor tem como função a alimentação e transporte de substâncias através do corpo.


Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - um guia prático da tradição astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 43-64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário