domingo, 30 de julho de 2017

As Enfermidades do Nativo e suas Causas, Abu Ali Al-Khayyat

No que diz respeito às ocorrências de enfermidades e suas causas e tipos, considere o 6º signo e seu senhor, e a Parte das Doenças, juntamente com o seu senhor, e os planetas que estão com ele, seja fortunas ou maléficas, e também a Lua, e o senhor do seu domicílio, porque tem maior significação em enfermidades. Mas se a maioria deles são fortunas, ou se qualquer um deles tem mais testemunhos de dignidade e é bem colocado e configurado com o senhor do ASC, significa que o nativo será saudável e que ele terá [somente] menores enfermidades e poucos [destas]. Mas se a maioria deles é maléfica [planetas], e qualquer um deles tem maior dignidade, e ainda é impedido pelos maus [planetas] e configurado com o senhor do ASC, significa que o nativo terá uma variedade de doenças, especialmente se estiver em qualquer um dos ângulos ou sucedente dos ângulos.

Mas se Saturno é mais digno do que os outros, ou se o planeta mais forte do que o resto é impedido por Saturno, isso significa muitas doenças, a saber: paralisia, hemorroidas, hidropesia e todas as enfermidades que são frias e secas e difíceis de curar. E se Marte é o mais digno deles, ou se aquele que tem mais dignidades é impedido por Marte, isso significa doenças quentes, de cólera e de sangue, febres, delírios e apoplexia.

E se Saturno estiver no 6º signo do ASC ou da Lua, ou em um aspecto de quadratura ou em oposição a esses lugares, significa muitas doenças frias, especialmente se estiver em um signo úmido. Mas se Marte está em tal posição, significa que o nativo terá muitas fraquezas quentes, das quais ele será liberado rapidamente ou morrerá rapidamente.

E se a Lua e o seu senhor e o 6º signo estão livres de impedimentos e os [aspectos de] os maléficos [planetas], significa que o nativo será saudável; mas se, pelo contrário, são impedidos, significa sua morte e muitas enfermidades. E se um planeta maligno está no ASC, especialmente Marte em uma natividade noturna, e está conjunto à Lua, isso significa fraqueza de visão e destruição de um olho. Da mesma forma, se os luminares são impedidos pelos maus [planetas], ou estão conjuntos à Cauda do Dragão da Lua, a fraqueza da visão é significada e a destruição dos olhos. Pois se a Lua está unida aos maléficos [planetas] por aspecto quadratura ou por oposição, e está em um signo úmido, significa que as muitas enfermidades do nativo serão do frio e da umidade. E se estiver em um signo seco, com essas mesmas condições, significa doenças do calor e da secura.

E se o planeta que significa enfermidade é oriental, as enfermidades estarão no início da vida nativa. Mas se for ocidental, serão no fim de sua vida. Se estiver no ASC, eles irão acontecer no começo da vida; se no MC, eles vão acontecer no meio da vida; se no Ângulo da Terra, eles irão acontecer ao redor do fim. Mas, em qualquer caso, as enfermidades do nativo estarão de acordo com a força ou fraqueza essencial do planeta. E quando a Parte das Doenças e o seu senhor estão livres de [qualquer aspecto] dos [planetas] do mal, promete que o nativo será sadio e seu corpo saudável. Mas se eles são impedidos, ameaça as dores e as torturas mais severas, mas especialmente se nenhuma fortuna os afeta.

Em geral, o ASC e a Lua são significantes do corpo, e o senhor do ASC e o senhor da Lua são os significadores da mente. Se, portanto, o ASC e a Lua são impedidos, mas os seus senhores estão livres de [qualquer aspecto dos] planetas do mal, isso significa alguma fraqueza do corpo do nativo, mas a firmeza de sua mente e julgamento. E se o ASC e a Lua estão livres de [qualquer aspecto] dos maléficos [planetas], mas os seus senhores são impedidos, significa solidez do corpo, mas doença, terror e tristeza da mente.


Capítulo 24
Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário