terça-feira, 1 de agosto de 2017

Lotes, por Benjamin Dykes

A maioria das pessoas já ouviu falar do Lote (ou "Parte") da Fortuna, embora muitas vezes haja poucas informações sobre o que isso significa. Na astrologia tradicional, você encontrará rapidamente muitos lotes (insira sua piada aqui sobre a existência de "lotes" de lotes). Já na época de Paulo de Alexandria no século IV dC, havia mais de 100 lotes listados em alguns textos, embora seja improvável que o astrólogo médio usasse todos ou mesmo a maioria deles. Para a maioria dos trabalhos natais, você só precisa de cerca de sete ou mais (dependendo do que você está interessado). Mas se você é um astrólogo mundano ou financeiro, pode interessar-lhe saber que há lotes para produtos específicos: muito feijão, por exemplo, ou muito açúcar. Estes lotes foram utilizados para prever mercados e preços.

Mas o que é um lote? Em termos mecânicos, expressa uma proporção e, de forma interpretativa, tem a ver com resultados concretos e o fluxo de eventos. Vejamos primeiro como calcular um lote, especialmente porque a maneira tradicional de contar lotes é mais fácil do que o método moderno algébrico.

Nos livros modernos, os lotes geralmente são expressos da seguinte maneira: X-Y + Z, onde X e Y e Z indicam pontos específicos no mapa. Então, por exemplo, muitas vezes achamos que o Lote da Fortuna em gráficos diurnos é calculado como a posição de: Lua - Sol + Ascendente. Na minha opinião, este não é  um procedimento útil, e esconde razões importantes para o motivo de que certos lotes terem sido calculados da forma como eram. Na astrologia tradicional, Lot é determinado tomando o intervalo - na ordem do zodíaco - entre dois lugares, e depois projeta a mesma distância de um terceiro ponto (normalmente o Ascendente). Vejamos primeiro o Lote da Fortuna na figura abaixo.



Este é um mapa diurno, porque o Sol está acima do horizonte. Agora, o Lote da Fortuna é calculado primeiro usando os dois luminares, o Sol e a Lua. Porque o gráfico é diurno, começamos com o mais diurno dos dois (o Sol) e contamos os graus para a frente no zodíaco até alcançar a Lua. Então, nós mantemos este mesmo intervalo em mente, e projetamos exatamente esses muitos graus para frente do grau do Ascendente.

O Sol está a 14°30' Câncer. Se contamos para a Lua aos 26°37 ' Virgem, esta é uma distância de 72°07'. Agora, nós levamos essa distância e projetamos para frente do grau do Ascendente, que está no 26°17' Escorpião. Isso nos leva a 08°25' Aquário.

Se este tivesse sido um mapa noturno, transformaríamos a fórmula. Em vez de começar com o Sol, contamos a partir do mais noturno dos dois (a Lua) para frente ao Sol, e projetamos esses graus do Ascendente.

Desta forma de olhar para as coisas, não precisamos lembrar vantagens e desvantagens, mas simplesmente lembramos quais planetas estão envolvidos, e para qual começar, com base em se o mapa é diurno ou noturno. Estamos sempre avançando no zodíaco. Eu acho isso muito mais fácil e mais natural do que lembrar de vantagens e desvantagens.

Agora que você sabe como calcular o Lote exatamente, deixe-me mostrar-lhe um atalho. Para muitos propósitos, precisamos apenas saber em que signo está o Lote, e não o grau exato. Então, vamos calcular o Lote novamente usando apenas nossos olhos. Se começarmos a partir do Sol, podemos ver que a Lua está além do seu aspecto sextil para Virgem. Então, vamos saltar para o seu sextil aos 14° de Virgem, e podemos ver que a Lua está cerca de 12° além disso. Isso significa que o montante que projetamos do Ascendente será um sextil, mais cerca de 12°. Se projetamos um sextil do Ascendente, chegamos a 26° Capricórnio. Se adicionarmos mais 12 graus, cruzamos Aquário em cerca de 8°, o que é exatamente o que obtivemos com o método mais preciso. Para usar este atalho, você deve ter certeza de que sua contagem não o leva a dentro de poucos graus do limite de um signo. Se o fizer, você deve usar o método mais exato para se certificar de qual signo o Lote cai.

Vamos calcular um Lote diferente, o Lote de Casamento de acordo com Hermes (eu uso na minha própria prática). Este Lote é construído usando Saturno e Vênus, que significam estabilidade e laços (Saturno) e amor romântico (Vênus). Suponhamos que este seja o mapa de um homem. Para um homem diurno, o Lote é construído começando com o planeta diurno (Saturno), e contando até Vênus, e depois projeta a mesma distância do Ascendente. Mas para um homem noturno, começamos com o planeta noturno (Vênus), e contamos para Saturno, projetando a mesma distância do Ascendente. Vamos usar o método de atalho aqui. Saturno está a 10° Libra, e devemos contar para Vênus a 3° Câncer. Você pode ver que se cruzarmos a oposição de Saturno em 10° Aries e adicione mais dois signos, chegamos a 10° Gemini. Vênus está no próximo signo, a cerca de 23° de distância, porque tem 20° graus restantes em Gêmeos, e ela está 3° além disso. Então, devemos ir à oposição do Ascendente, adicionar mais dois signos, mais 23°. A oposição do Ascendente está em 26° Touro. Adicionando mais dois signos nos leva a 26° Câncer. Agora temos que adicionar 23°. Você pode facilmente ver que isso nos colocará em Leão, então, para a maioria dos propósitos, podemos parar aqui e dizer que o Lote do Casamento está em Leo. Mas se quiséssemos ser um pouco mais exatos, diríamos que faltam 4° em Câncer, o que deixa 19° para adiantar. O Lote está em cerca de 19° Leo. (Na verdade, está a 18 ° 44 ' Leo).

Como mencionei, para muitos fins, consideram-se que os lotes ocupam o signo inteiro e não apenas um grau específico. Então, se um lote cair em 14° Gemini, então o próprio Gêmeos é considerado o local do Lote. Isso não é uma questão de preguiça ou insegurança sobre matemática. Por exemplo, ao olhar para os trânsitos, você pode ter percebido que quando um planeta entra em um determinado signo, há um efeito relacionado a essa casa, mesmo que o planeta ainda não tenha atingido uma cúspide ou outro ponto específico. Da mesma forma, quando um planeta entra em um signo que contém um Lote, o Lote pode ser ativado mesmo que o planeta ainda não tenha atingido o grau exato do Lote.

Uma outra característica dos Lotes é desenhada a partir de uma característica específica do Lote da Fortuna: a saber, que os ângulos por Signos Inteiros dos Lots (e especificamente o Lote da Fortuna) são mais "enérgicos".  Por exemplo, em no mapa acima do Lote da Fortuna está em Aquário. Isso significa que os planetas natais e os trânsitos por Signos Inteiros ao Lote da Fortuna angular são mais enérgicos - o próprio signo, suas duas quadraturas e o signo oposto: Aquário, Escorpião e Touro e Leão.

Mas o que isto significa realmente? Vejamos primeiro o que a Fortuna significava para os antigos. Estamos acostumados a falar de boa e má fortuna, mas filósofos antigos, como Aristóteles, tentaram expressar o que exatamente significa Fortuna. O próprio exemplo de Aristóteles é exatamente esse. Suponha que você decida um dia para ir ao mercado. Enquanto você está olhando para vegetais e especiarias e galinhas, de repente você se depara com um homem que lhe deve dinheiro e ele lhe paga esse dinheiro. Aristóteles quer saber o seguinte: o que fez com que isso acontecesse, e a própria Fortuna é uma causa de eventos?

O que você precisa entender é que esse exemplo vem da física de Aristóteles, que considera o que causa eventos e mudanças. Sabemos que elementos e forças normais e cotidianas causam que certas coisas aconteçam, mas a maioria das pessoas também considerariam esse pagamento acidental de dinheiro em uma questão de "boa fortuna". Então, o que é Fortuna exatamente e como é uma causa? Aristóteles diz que a fortuna causa coisas, mas de uma maneira muito especial. Possui os seguintes modos:

1. Não pode ser algo que sempre ou geralmente acontece (pois essas coisas acontecem por necessidade através de causas naturais normais).

2. Ela deve servir para um propósito, ou seja, para nosso benefício ou dano.

3. Embora esteja relacionado à uma escolha, a situação que se apresentou não foi iniciada por sua escolha.

4. É fisicamente causada por causas normais e duradouras por tempo indeterminado.

Então, não é como se você estivesse fisicamente forçado a ir ao mercado ou estava lá o tempo todo; ser pago está relacionado a escolhas em sua vida, mas você não tomou uma decisão explícita de encontrar o homem; serviu   convencionalmente a bons ou ruins eventos (ter dinheiro é bom!); E foi o resultado de muitas outras causas normais indefinidamente: você foi ao mercado porque estava sem comida, ele veio ao mercado porque era um bom dia e sua mãe precisava de remédio, e ele acabou de receber seu pagamento e porque o mercado estava lotado em uma parte, abriu-se caminho para o seu fim, e assim por diante...

Astrologicamente, o que isso significa é aproximadamente o seguinte: o lugar do Lote da Fortuna indica como e se (e quando) o nativo estará dentro do fluxo de eventos, de modo a colher coisas convencionalmente boas e más, podendo aproveitar (ou sofrer) coisas não escolhidas, mas que se apresentam. Uma vez que os Lotes em ângulos de Signos Inteiros também são enérgicos, então os planetas e trânsitos e outros métodos de previsão que ocorrem nesses lugares também serão bastante enérgicos e participarão deste fluxo de eventos.

Uma maneira de ver isso é em termos de algumas citações tradicionais sobre o status social e a eminência de uma pessoa. Os astrólogos tradicionais criaram uma espécie de hierarquia de condições para descrever níveis de facilidade e sucesso na vida, daqueles que desfrutam da maior fortuna e eminência (e sem muito esforço), e aqueles que sofrem bastante e precisam lutar para chegar aos seus objetivos. Uma das indicações para uma vida mais pobre, é ter o Lote da Fortuna na décima segunda casa. Agora, por que isso?

Bem, podemos observar esta declaração de duas maneiras. Em primeiro lugar, se o Lote da Fortuna estiver no décimo segundo signo, é aversão ao Ascendente: é como se o fluxo de eventos e oportunidades não estivesse realmente disponível para o nativo, ou o nativo raramente está no lugar certo No momento certo, ou mesmo não reconhece oportunidades. Por outro lado, significa que o fluxo de eventos está focado na duodécima casa (erros, inimigos), então, novamente, os tipos de oportunidades e eventos em que o nativo se encontra, podem não ser muito úteis.

Isso significa que o nativo não pode ter sucesso na vida? Não. É verdade que cerca de 1/12 da humanidade terá o Lote da Fortuna na duodécima, e provavelmente pelo menos 1/12 da humanidade luta e trabalha. Mas isso também pode significar isso: alguém com muita fortuna tem que buscar a sua própria sorte; enquanto muitas coisas convencionalmente negativas podem estar presentes na vida, o nativo tem que trabalhar duro para ter sucesso, porque as coisas boas não são apresentadas [gratuitamente] a ele num prato de prata. Então, ele ainda pode ter sucesso, mas poderá exigir muito mais esforço pessoal para superar os obstáculos. Esta é um modo de distinguir o que parece meramente fadado a ser (ter o Lote na décima segunda) da reação do nativo perante a vida: isto é, a necessidade de trabalhar duro para fazer sua própria sorte. Nem todo mundo empreende tal esforço, e o triste fato é que muitas pessoas irão falhar, mesmo com esforço. Mas, como astrólogos práticos, podemos ressaltar a necessidade desse trabalho e a presença dessa má sorte (ou a dificuldade de estar no lugar certo no momento certo) e ajudar nossos clientes a lidar de maneira realista com isso. Às vezes, estamos bem posicionados no fluxo de eventos, às vezes não, e essa é a verdade sobre a vida.

Os lotes em ângulos por Signos Inteiros são usados ​​também em métodos de predição.

Sem entrar em especificidades sobre técnicas, quando uma técnica de temporização envolve uma posição angular, por Signos Inteiros especialmente, muitas vezes observamos um evento notável relacionados a um dado Lote.


Capítulo 11
Benjamin Dykes, in Traditional Astrology for Today - An Introduction, Cazimi Press, Minneapolis, Minessota, EUA, 2011. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente).

O livro está à venda aqui:
https://www.amazon.com/Traditional-Astrology-Today-Benjamin-Dykes/dp/1934586226/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1497110339&sr=8-4&keywords=benjamin+dykes

Nenhum comentário:

Postar um comentário