quinta-feira, 16 de junho de 2016

Saturno nos Signos, por Robert Hand

Saturno em Áries.

Dificuldade de imaginar-se em um relacionamento construtivo com outra pessoa. Temor que a outra pessoa possa inibir sua luz ou exercer um forte controle. Então há uma tentativa de ficar na solidão e independente dos outros, mas há uma forte necessidade de contacto humano. A melhor solução é encontrar pessoas que deixem fluir sua individualidade e existência. Pessoas críticas devem ser evitadas, se não há um crédito de construtividade na crítica delas oriundas. A relação com o pai é extremamente importante, se não for positiva gerará um grande sentimento de frustração.

Obviamente este posicionamento é construtivo para ajudar a ser uma pessoa independente. É mais fácil galgar posições sem depender do suporte de outros. Faz também agir com mais cuidado que a média das pessoas.


Saturno em Touro.

Há uma forte necessidade de estabelecer uma base firme na  vida.  Liberdade  total não faz sentir-se bem, precisa de uma base segura que possa ser controlada e contabilizada ao longo da vida. Trata-se de um direcionamento para a segurança. Por outro lado, isso pode levar a uma certa rigidez e à dificuldade de mudança e adaptação, mas existe uma qualidade de força considerável, uma incrível resistência a adversidades e a tempos difíceis. Compartilhar as coisas com outras pessoas não é muito fácil, não porque haja egoísmo, mas por causa do medo de não ter os provimentos suficientes e fundamentais Ao suporte material para tocar a vida com tranquilidade. A obsessão pela segurança e a manutenção de seus bens materiais se estende também para as amizades.

Nos relacionamentos afetivos existe uma tremenda paciência para com as outras pessoas, compreendendo seus erros antes de sentir raiva ou condenar suas atitudes. Esta é uma qualidade admirável se combinada com a perspicácia que pode ajudar em muito a construir relacionamentos sólidos. Entretanto, a mesma demora para sentir uma ofensa, reflete-se numa grande dificuldade de livrar-se dela quando chaga a realizar-se. Perdoar depois de sentir a ofensa torna-se muito difícil sendo necessário o grande esforço para tal. A inflexibilidade deve ser vencida principalmente nos assuntos de amor, porque para haver um bom convívio e não tornar-se uma pessoa intolerável, deve ser aprendido um modo de internalizar as ideias, à criatividade e às sugestões advindas da outra pessoa. Isso é especialmente verdade em assuntos ligados ao prazer sexual.


Saturno em Gêmeos.

Necessidade aprender a disciplina e a ordem. Dificuldade de pensar em intangíveis ou indefinidas ideias ou naquilo  que está desorganizado. É preciso aprender a expressar-se claramente aos outros e desenvolver a intuição.

Palavras sucintas ao falar de amor, mas com um grande intensidade e poder de impacto. Há possibilidade de, com a ênfase das palavras, passar mais do que a realidade dos sentimentos.


Saturno em Câncer.

Necessidade de segurança emocional. Precisa de amor e da segurança de um lar e de uma família. O lar é um refúgio para os problemas pessoais. Há um certo receio de abandono nos momentos em que mais necessita. Insegurança e medo de algumas pessoas. Insegurança emocional. Habilidade para disciplinar os sentimentos.

Insegurança advinda da inibição sexual.


Saturno em Leão.

Tendência a ficar só, principalmente se não consegue ver qualidades nas pessoas de seu ambiente. A solidão não é uma coisa boa, cria um sentido de alheamento e de incompreensão dos outros. Algumas vezes é difícil expressar-se, mas deve encontrar coragem para tal. Tendência a ter excessiva reserva.

O prazer sexual é visto de modo sistemático. As relações são cuidadosamente planejadas. Tudo precisa correr segundo os planos previstos. Surpresas causam abalo nas estruturas do relacionamento e portanto não são, inadvertidamente, bem vindas.


Saturno em Virgem.

Busca de tudo que é preciso para ser claro, prático e definido. A organização é um dos principais aspecto da vida. Deve ser-lhe dado a oportunidade para desenvolver tarefas e realizar bons trabalhos. Não gosta de dispender energias inutilmente e preocupa-se com com isso antes de fazer qualquer coisa. Forte senso crítico que deve tomar cuidado para não se voltar contra a própria pessoa. Saturno em Virgem tende a condenar-se quando realiza um trabalho cujo nível esteja abaixo do alto padrão por si determinados.

Nos relacionamentos afetivos preocupa-se com detalhes. Não costuma demandar demais da outra pessoa nem a condená-la por não atingir às expectativas.Procura ter a certeza de que cada aspecto do relacionamento esteja correndo bem. Prazer pelas variações sexuais. Gosta de dar o direcionamento da relação sexual. Não se sente bem com algo inesperadamente novo. Ciúmes especialmente em relação à lealdade física.


Saturno em Libra.

Indica que é necessário um bom tempo para tomar decisões e que é necessário saber tudo sobre o assunto antes de se definir. A indecisão é uma característica comum numa pessoa com esta configuração.

As relações com as outras pessoas são dominadas por uma forte reserva e é necessário um longo tempo de convívio para confiar em alguém.

O forte senso de justiça é evidente em todos os relacionamentos em qualquer área da vida. Há consciência das regras e dos deveres a cerca de tudo. Se não encontrar alguma outra pessoa em que acreditar certamente preferirá viver só. O mesmo ocorrerá se os próprios sentimentos e razões não forem compreendidos. Com a idade isso tende a diminuir.

Nos relacionamentos de natureza afetiva, há uma tendência a ter equilíbrio e estabilidade.


Saturno em Escorpião.

Tendência a ter ao longo da vida muitas mudanças profundas e psicológicas são muito difíceis de ser suportadas. Há uma tentativa de ignorar ou de reprimir as energias que brotam dentro de si.  Tudo em vão porque os impulsos emocionais podem levar a ações incontroláveis e que conscientemente jamais seriam iniciadas. Isso tudo pode levar ao consumo excessivo da vitalidade e ao esgotamento da saúde. Deve-se buscar compreender o que leva à motivação. Há relutância em expressar os verdadeiros sentimentos, especialmente na juventude.

Para relacionamento sexual-afetivo deve ser encontrada uma pessoa de sexualidade bastante ativa. A frustração sexual leva ao ressentimento, que acumulado torna qualquer relacionamento insuportável. Longa memória afetiva. Atitude sexual intensa.


Saturno em Sagitário.

Aproximação muito cuidadosa de uma nova experiência e conhecimentos. Hesitação em aceitas uma nova ideia. Espírito conservador em muitas áreas da vida. Dificilmente rebela-se contra a ordem instituída não busca atitudes inconvencionais. Respeita as autoridades. Fortes ideais. Talento para a organização por causa da atenção aos detalhes.

Relacionamentos em contínuo movimento, principalmente quando surgem dificuldades. Tendência a  evitar situações evasivas. Talento para enfocar assuntos específicos.


Saturno em Capricórnio.

Aparência de ter mais idade do que realmente tem. Segurança. Seriedade. Sisudez. Tendência a levar a sério demais uma cobrança. Altos padrões de perfeição. Autopoliciamento constante e sistemático. Habilidade para capitalizar. Senso comum.

A racionalidade evita os maiores obstáculos dos relacionamentos. Força para sustentar outra pessoa mais fraca ou menos estável. Paciência para relacionamentos de longo prazo.


Saturno em Aquário.

A racionalidade pessoal deriva da racionalidade do ambiente em que vive. A proposta coletiva é a fonte das propostas individuais. Durante a juventude a influência dos amigos é marcante, ou seja, a influência do ambiente próximo. Com o amadurecimento, os horizontes se ampliam e a influência passa a ser de uma comunidade , ou de um ambiente, cada vez mais amplo. Deve ser tomado um certo cuidado de não aceitar a tudo sem uma adequada crítica. Uma certa preocupação com as necessidades pessoais, também é sempre oportuna. É importante desenvolver um senso de valores a partir do centro de si.

Nos relacionamentos afetivos, há facilidade de ver os próprios problemas de um ângulo externo, o que facilita a impessoalidade das decisões. Este posicionamento fornece o dom de poder viver vários relacionamentos simultâneos sem que um interfira no outro.


Saturno em Peixes.

Este é um dos posicionamentos mais difíceis de Saturno, porque sua energia, racional e concreta, não se afina com a fantasiosa e idealista natureza de Peixes. Saturno quer ordenação, Peixes dissolução.

Por um lado, é possível surgir um sentimento de nada poder fazer na vida; faz pensar que se é mais limitado do que realmente é. Faz sentir, também, a obrigação de suprir as necessidades dos outros antes das próprias, o que significa jamais satisfazer-se. Tudo isso pode solucionar-se com algo muito difícil para quem tem este posicionamento: aprender a simplificar, ou seja, a busca da simplicidade. Aprender a equilibrar a rigidez de Saturno com a flexibilidade de Peixes.

Nos relacionamentos afetivos, obtém maior segurança com uma pessoa sensível e que lhe dirija uma atenção consistente. Além disso, que seja uma pessoa prática e lhe dê conforto emocional.