sexta-feira, 28 de julho de 2017

A Fortuna dos Pais e as Coisas Significadas pela Quarta Casa, Abu Ali Al-Khayyat

Para a fortuna dos pais, considere o lugar do Sol em uma natividade diurna e no lugar de Saturno na natividade noturna. Mas em um gráfico diurno, bem como em um gráfico noturno, você irá [também] olhar para a Parte do Pai e seu senhor, e para ambos os pais, o 4º signo do ASC com o seu senhor.

Em seguida, no que diz respeito à mãe, você fará seu julgamento de Vênus de dia e da Lua de noite, e de dia e de noite da Parte da Mãe e seu senhor. E se você encontrar [todos] os significadores do pai e da mãe, ou a maioria deles, tendo muitos aspectos e dignidades nos ângulos, ou no sucedentes dos ângulos, e Fortuna está na casa do pai, e os senhores da triplicidade daquele luminar que é o Senhor do Tempo são felizmente postados em lugares fortes no círculo [de casas], significa prosperidade para os pais e boas circunstâncias e muita alegria para eles. Mas se eles são impedidos e em casas malignas, isso significa condições infelizes para os pais e uma enfermidade duradoura.

Mas se o Sol está em um lugar adequado e numa natividade diurna e os senhores da sua triplicidade estão em casas malignas, significa que o pai estará em circunstâncias prósperas no momento da natividade, mas em circunstâncias infelizes no futuro. [Mas] se o mesmo luminar estiver em uma casa malvada, e os senhores da sua triplicidade estão em boas casas, significa condições ruins para os pais no momento do nascimento do nascimento, mas indica boas [condições] no futuro.

Em geral, o Sol em natividades diurnas [junto] com a Parte do Pai tem significação sobre a condição do pai na hora da natividade; e Saturno e a Parte do Pai significam a fortuna do pai nas natividades noturnas. Portanto, direcione o grau do Sol e da Parte do Pai em natividades diurnas, e o grau de Saturno e a Parte do Pai em natividades noturnas, para o corpo das fortunas e para os maléficos e para os seus raios.

Pois se os significadores acima mencionados estão unidos a fortunas ou têm Alictisal com eles, significa elevações e felicidades para o pai; e quando eles são unidos por direção aos maus [planetas], ou têm Alictisal com eles, isso significa enfermidades e outros perigos que acontecem aos pais, mas especialmente quando eles se tornam iguais em graus, e se, com as infortunas prevalecentes, ou se as fortunas não projetam seus raios ali. Além disso, em tal direção, quando a Parte do Pai e o seu senhor estão unidos, seja por corpo ou por raios [o pai] entrará em muito dinheiro.

Alictisal - Um termo técnico transcrito a partir da "conjunção" al-ittisal árabe. Sahl ibn Bishr (Introdução à Ciência dos Julgamentos das Estrelas em Interrogações 1.4) define-o como "um planeta leve e rápido que vai se juntar com um planeta mais lento e pesado". (N.T.)

E quando Mercúrio está com Marte ou quando o aspecta com raios hostis, significa uma intensificação do ódio entre os irmãos e a desonestidade, traição e engano de um contra o outro.

Além disso, a Parte do Pai em casas boas e fortes do ASC e do significador do pai - ou o Sol ou Saturno - de acordo com o que a distinção de tempo [diurno ou noturno, respectivamente] dá, significa um aumento de honra para o pai. Mas em casas do ASC, ou de Saturno ou do Sol, que estão cadentes, significa circunstâncias ruins para o pai: propriedade servil, desprezo e status baixo. Vocês também julgarão a situação da mãe: de dia de Vênus e da Parte da Mãe; e de noite da Lua e da Parte da Mãe; assim como eu expliquei a você na significação do pai do Sol e do resto dos significadores.

Olhe para o grau da Lua Nova ou a Lua Cheia [sizigia] que precede a natividade. E, se as fortunas aspectam ela e os maus [planetas] estão cadentes [a partir] dela, isso significa boas circunstâncias para os irmãos e para os pais e a sua elevação; mas se o aspecto [dos planetas] do mal e as fortunas estiverem cadentes a partir dela, o contrário é significado. Mas, se tanto as fortunas como os [planetas do mal] a aspectam ao mesmo tempo, significa um status médio para eles, e especialmente se a Lua estiver em uma posição afortunada. E sabemos que o signo da Lua Nova e do seu senhor significam a fortuna do pai e o signo da Lua Cheia e seu senhor a fortuna da mãe.

Além disso, olhe para o 4º signo, porque se Júpiter ou o Sol está nele, ou o aspectam, isso significa a elevação do pai e sua grande fortuna. E se Vênus ou a Lua estiver nela, ou aspectem o signo, a elevação e o alto status da mãe são significados e sua boa fortuna. E se algum dos maus [planetas] está nele, ou o aspectem, e as fortunas não estão em aspecto, então julgue a servidão, o infortúnio e a pobreza dos pais dos nativos. E se esse signo é o domicílio ou exaltação do Sol, significa servidão e infortúnio para o pai; mas se é o domicílio da Lua ou a sua exaltação, significa servidão para a mãe e que ela é de baixo status social.

Além disso, se os próprios luminares estão em signos móveis [cardinais], significa inconstância para os pais e circunstâncias instáveis, juntamente com uma grande variedade de coisas. Além disso, você pode saber que o Sol [em mapa] diurno e Saturno {em mapa] noturno significam a situação do pai no momento da natividade; e os senhores dos domicílios de ambos os significadores [ao seu tempo] significam as futuras fortunas do pai.

E quando os significadores do pai, que são o senhor do domicílio do Sol em natividades diurnas e o senhor da sua triplicidade estão em suas próprias exaltações; ou o senhor do domicílio de Saturno nas natividades noturnas e os senhores de sua triplicidade estão em suas próprias exaltações; e em boas casas da figura, e a Parte do Pai, e seu senhor de noite e de dia, [estão] em seus próprios domicílios ou exaltações, todos livres de [qualquer aspecto] às infortunas, com um aspecto da fortuna, significam a elevação e alta dignidade e abundância de riqueza para os pais do nativo e, especialmente, se a Parte da Fortuna e seu senhor estão, felizmente, junto com a Parte do Pai , Pois isso também significa que a boa fortuna do pai vai durar, e o filho entrará em uma suntuosa herança deixada por seus pais.

Mas, contrariamente, se o senhor do domicílio do Sol em uma natividade diurna e o senhor da sua triplicidade; ou o senhor do domicílio de Saturno nas natividades noturnas e o senhor da sua triplicidade; estão em casas malignas ou em detrimento, ou em sua própria queda, configurados com o mal [planetas], significa a queda do pai e a perda de seus bens.

Olhe mais para os valores e posses da família e de seu sucesso em riquezas e dignidades da Ductoria dos planetas diurnos a partir do Sol e dos planetas noturnos a partir de Saturno. E se você encontrar algum deles em sua própria Ductoria, isso significará aumento e elevação e ampliação da honra e valor da família no futuro.

Similar é o julgamento sobre a fortuna da mãe a partir da Ductoria dos planetas noturnos e da Lua. E se algum deles está em sua própria Ductoria, denota a elevação da mãe e sua importância e um aumento de dignidade para ela no futuro.

Ductoria - Um termo técnico transcrito a partir do árabe dusturiya de uma palavra persa média que significa uma posição de poder.

Além de tudo isso, ao julgar o status da família, olhe o Sol de dia e seu senhor e o senhor da sua triplicidade; ou, se a natividade é noturna, olhe para Saturno e o senhor do seu domicílio e os senhores da sua triplicidade. Pois, se o Sol e a Lua e os senhores dos domicílios acima mencionados e os senhores das triplicidades estão em ângulos, livres de [quaisquer aspectos com] os maus [planetas] e de detrimentos, significa alegria e prosperidade para o nativo e seu família. Mas se [estes significadores] forem encontrados como impedidos e unidos aos maldosos [planetas], sem aspecto com o ASC e cadente, significa um estado infeliz e a morte para os nativos, bem como para sua família.



Capítulo 16
Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário