quarta-feira, 26 de julho de 2017

A Reputação e Nobreza dos Irmãos, por Abu Ali Al-Khayyat

Saiba que o primeiro senhor da triplicidade da casa dos irmãos significa irmãos mais velhos; O segundo [senhor], os do meio [irmãos]; o terceiro, mais jovens [irmãos]. Se um destes estiver em seu próprio domicílio ou em sua própria exaltação, livre de [qualquer aspecto] dos [planetas] malignos, em um lugar adequado no círculo [das casas] e em relação ao Sol, significa a elevação daqueles irmãos dos quais é o significador. E a aplicação do senhor da 3ª casa a um planeta em exaltação ou em seu próprio domicílio significa que os irmãos serão prósperos e estarão associados a nobres e príncipes. Mas a sua aplicação para um planeta cadente ou sua conjunção com um [planeta] em sua queda significa que os irmãos serão inúteis e se associarão a homens sem valor.

A separação da Lua de um planeta em seu próprio domicílio, ou postulada em sua exaltação, significa que os irmãos mais velhos terão alta posição e grande fama. E sua aplicação a um planeta em seu próprio domicílio significa que o nativo será elevado e seu nome conhecido, e que aquele que nasceu depois dele também será elevado.

Mas quando você encontra a Cabeça do Dragão da Lua na casa dos irmãos, presume que o nativo será de menor condição e status do que todos os seus irmãos. E se a Cauda [do Dragão] estiver na casa dos irmãos, isso significa um status mais feliz para os nativos do que para seus irmãos.

E se o senhor do 3º signo é uma fortuna, livre de [qualquer aspecto] do mal [planetas], significa harmonia entre os irmãos e bom status para os nativos. Mas se eles são maus [planetas] e se aplicam a maléficos, isso significa destruição dos irmãos e condenação pela lei do nativo. Do mesmo modo, quando uma estrela benéfica está na Casa dos Irmãos ou em aspecto quadrado ou oposto, significa felicidade dos irmãos e da lei do nativo. E quando há um infortune nesses lugares, significa condenação da condição dos irmãos e da lei do nativo.

Nota: "lei do nativo" está relacionada à religião e seus costumes. (N.T.)

Além disso, quando você quer saber se o nativo do que seus irmãos estão em melhores condições, olhe para os senhores da triplicidade do ASC e dos senhores da triplicidade da casa dos irmãos, se um dos senhores das casas acima mencionadas está em um lugar melhor ou mais digno, este estará em melhores condições. Você lembrará, além disso, que o primeiro senhor da triplicidade significa irmãos mais velhos, o segundo [senhor] do meio [irmãos] e o terceiro irmãos mais novos. Da mesma forma, o Sol e Saturno significam irmãos mais velhos, Júpiter e Marte irmãos do meio, Mercúrio mais novos [irmãos], a Lua irmãs mais velhas e Vênus as irmãs mais novas. Portanto, se qualquer um desses planetas ou dos senhores da triplicidade da 3ª casa está mais forte e mais afortunado e em um lugar mais digno, aqueles cujo significante se encontra assim, estará em melhores condições entre os irmãos.



Capítulo 14
Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário