sábado, 29 de julho de 2017

O Status dos Filhos e as Coisas Significadas pela Quinta Casa, por Abu Ali Al-Khayyat

Para isso, olhe para a Casa dos Filhos e seu senhor, e para Vênus e Júpiter, e também para a Parte dos Filhos e seu Senhor, e para o senhor da triplicidade de Júpiter. Para qualquer um destes, o que for mais digno, em um signo de muitos filhos, livre de [qualquer aspecto] dos [planetas] malvados, vendo o ASC, e especialmente se está em um ângulo ou um sucedente de um ângulo, significa muitos filhos. E se estiver em um signo que signifique poucos filhos, impedido pelos maus [planetas], e Júpiter está em combustão, e Vênus impedido, significa que o nativo será estéril e nunca terá filhos. E se o senhor do ASC é aplicado ao senhor da 7ª Casa, significa muitos filhos que não são legítimos. E se o senhor da 7ª se aplica ao senhor do ASC, significa muitos filhos de escravas. E diga que muitos filhos [são significados] por Júpiter e Vênus, poucos por Saturno e Marte, e um número intermediário pelo Sol, a Lua e Mercúrio.

Mas se os senhores da triplicidade de Júpiter estão em bons lugares no círculo, significa muitos filhos e alegria deles. Mas se um deles está em um lugar adequado e os outros em lugares abatidos ou malignos, significa que o nativo terá um filho que é excepcional e honrado. Mas a tristeza virá para ele do resto de seus filhos, porque se os senhores da triplicidade de Júpiter são cadentes dos ângulos ou sob os raios do Sol, poucos filhos são indicados.

Além disso, se Júpiter e Mercúrio estão em seus próprios domicílios ou exaltações, em ângulos ou sucedentes de ângulos, e os senhores das suas triplicidades estão em lugares adequados no círculo, livres de [qualquer aspecto] dos maldosos [planetas] e de impedimentos, significa muitos filhos e alegria deles. E olhe para a Parte dos Filhos e seu senhor, e se o planeta está em conjunção a ela, ou a estrela está aspectada com ela, julgue a fortuna dos filhos de acordo com a medida das casas e sua qualidade em força e fraqueza.

E saiba que quando a Parte dos Filhos está em um ângulo ou o sucedente de um ângulo, isso significa muitos filhos e harmonia [entre eles]. E se está cadente dos ângulos, e especialmente [se é] nessas casas que não aspectam o ASC, significa poucos filhos e seu rápido desaparecimento. Além disso, se a Parte dos Filhos não aspecta bons planetas, isso significa a morte do filho primogênito, e que pode morrer mais; e o nativo sempre terá tristeza de seus filhos. Mas se houver uma fortuna em aspecto de quadratura ou oposto à Parte dos Filhos, isso significa muitas crianças. Mas se um planeta maligno o contempla com os mesmos aspectos, isso significa poucos filhos e pouca alegria com eles. E se Vênus é impedida por Saturno, olhe para a Parte dos Filhos. E se está em um ângulo, e não aspecta Júpiter ou Vênus, significa poucas crianças e esterilidade, especialmente se a Lua também está impedida.

E se Júpiter, Vênus e Mercúrio são livres de [qualquer aspecto] dos maus [planetas], livres de retrogradação e livres de combustão, o nativo será o pai de muitos filhos. Mas se estes planetas estão impedidos pelos maus [planetas], ou em detrimento, ou na sua queda, ou sob os raios do Sol, ele não terá filhos; e se ele tiver algum, eles vão morrer.

E se uma fortuna estiver no 5º signo, e o senhor da Casa dos Filhos está livre de [qualquer aspecto] dos maldosos [planetas] e livre de impedimentos, e olhando para o MC, significa que o nativo terá muitos filhos Que se darão muito bem juntos. Por outro lado, se houver um planeta maligno na Casa dos Filhos, e o senhor da Casa dos Filhos está cadente de um ângulo, significa poucos filhos e a morte rápida de um deles, e especialmente se ele está cadente do 4º ou do 7º ângulo. E, em todas as natividades, se os luminares são impedidos pelos maus [planetas], e nenhuma fortuna os afeta, significa poucas crianças e pouco dinheiro. Portanto, se você tenha entendido e considerado justamente todas essas coisas, você descobrirá a verdade do assunto, se Deus quiser.


Capítulo 20
Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1