sexta-feira, 12 de maio de 2017

Lua, por Marcos Monteiro

Não é preciso descrevê-la, mesmo para os leitores que vivem em cidades grandes. Se você consegue ler isso, já viu a Lua e provavelmente já leu algum romance, conto ou poema que a mencione.

Sua cor prata/branca é conhecida. Ela é um dos dois únicos planetas astrológicos cuja imagem tem extensão. Seu ciclo ao redor do Zodíaco dura aproximadamente 28 dias, sendo o corpo mais rápido do céu.

Ela também é o único astro que tem fases contínuas. Da conjunção com o Sol (Lua nova), na qual ela some no céu, a Lua vai lentamente retomando seu formato até formar um disco perfeito (Lua cheia), na oposição ao Sol; isso não dura, no entanto, porque assim que ela atinge o ponto máximo, volta a diminuir até sumir de novo, no fim do ciclo.

A Lua nunca fica retrógrada — ou seja, ela nunca parece se mover no sentido contrário ao do céu, mas varia bastante de velocidade.

Sua "dança" com o Sol é bastante óbvia. Ela muda de forma de acordo com a sua posição com relação a ele; o ciclo do Sol marca o ano, o da Lua os meses (que são doze; o Sol passa por um signo enquanto a Lua passa pelo Zodíaco); assim, ela é considerada a consorte do Sol. Ou seja, sempre que o contexto permitir, ela significa a esposa do que o Sol significar (a mulher, a mãe, a rainha). A prata é associada à Lua — além da coloração igual, a Lua tem associação com os lagos e espelhos d'água, enquanto a prata era o metal feito para fabricar espelhos.

A associação da Lua à mulher e ao ciclo menstrual é clara, como também à água e ao ciclo das chuvas e às marés — a Lua é o único planeta fluido, que se esvazia e enche continuamente.

A Lua também (por ser o planeta que "nasce" todo mês) é associada aos bebês. Também significa nutrição (por ser o planeta que cresce) e, assim, a mãe. Bebês e mães: lar, família, nutrição, carinho, aconchego, proteção.

Ela é fria e úmida (fleumática), como a água. É um planeta noturno e feminino.

Os alimentos associados à Lua são os com sabor fraco (aguados) e suculentos (pepinos, tomates, sopas em geral), com muita água, ou que vieram da água (ostras, caranguejos), ou aqueles cujo formato é "lunar" (abóboras e repolhos).

Animais lunares são os aquáticos, relacionados à água, ou redondos.

As plantas lunares são as redondas, suculentas, ou as plantas aquáticas.

A Lua é o planeta mais próximo da Terra, então ela é considerada a "ligação" entre os demais planetas e o nosso mundo. Ela é considerada o "fluxo dos eventos" e é normalmente o co-significador da pessoa que faz a pergunta em astrologia horária.

Como ela é a esposa do Sol, é o significador natural da mente (como a esposa, ou o espelho, do Sol, o Espírito, a Luz divina), da poesia (como expressão das verdades do Sol).

Das sete artes liberais, ela está ligada à gramática, à arte da oração, da expressão. Das virtudes, é dela a esperança, a virtude que sempre se renova. Dos pecados, o associado com o planeta mais rápido é a preguiça.

Marcos Monteiro, in Introdução à Astrologia Ocidental, Edição do Autor, 2013, p. 107-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário