sábado, 13 de maio de 2017

Vênus, por Marcos Monteiro

É o único astro que permite a leitura em noites sem Lua.

É de um brilho claro, bonito, cativante. Só aparece no começo ou no fim da noite, porque também nunca se afasta muito do Sol, fazendo o mesmo movimento que Mercúrio, mas de forma mais lenta (e se afastando mais, pouco mais que um signo e meio: 48 graus). Assim, ela não só se afasta mais do Sol, como também está, normalmente, mais lenta que Mercúrio. No fim das contas, no entanto, também percorre o Zodíaco em um ano.

Seu brilho doce, sua dependência do Sol, sua força no céu, o fato de ser a luz mais resistente ao dia além da Lua (ela permanece visível no começo do dia, ou aparece ainda antes do fim da tarde), o fato de estar sempre presente no encontro do dia e da noite, tudo isso concorre para a sua significação como o planeta do amor, da concórdia, da união, em sentido amplo — as forças que comandavam os átomos, para os gregos, eram o amor (que os une) e o ódio (que os separa): Eros e Tânatos (nesse contexto, Vênus e Marte, se a mitologia me permitir essa licença poética). É esse o amor de Vênus; o amor romântico é só uma particularização desse princípio geral.

E um planeta noturno e feminino, frio e úmido (ela é fleumática).

Os alimentos associados a Vênus são os de sabor doce e cheiro agradável, os alimentos belos e arrumados.

Vênus também significa a mulher, mas a ênfase é na mulher enquanto sexo feminino, não enquanto mãe. É a esposa, a concubina, a amante, a cortesã, a prostituta, a musa, a modelo, a beleza, o amor romântico, o desejo sexual, o desejo de união.

As doenças venéreas ("venéreo' quer dizer "de Vênus"), o açúcar, a diversão, os jogos, os restaurantes (bares, como locais onde se ingerem líquidos, estão mais associados à Lua), essas coisas são todas relacionadas a Vênus.

As plantas relacionadas a Vênus são as bonitas, com flores grandes e de cheiro bom, claras, agradáveis, com flores brancas, rosas, amarelas. O lírio, a rosa, a violeta, a macieira.

Os animais relacionados a Vênus são os belos e mansos, como o coelho, a pomba, o pavão, o boto, o cisne, o golfinho, ou que têm o canto bonito, como o rouxinol.

O metal relacionado a Vênus é o cobre, o metal dos ornamentos e da decoração. Era usado em objetos de arte e, pela sua sonoridade, na fabricação de instrumentos. Até sua ferrugem (verde, uma cor associada a Vênus) é bonita.

Está ligada à retórica, a arte de convencer, de ganhar as simpatias, nas sete artes liberais. A caridade é a virtude associada a ela; a luxúria é o pecado capital correspondente.

Marcos Monteiro, in Introdução à Astrologia Ocidental, Edição do Autor, 2013, p. 111-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário