segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Signo Ascendente, por Howard Sasportas


O Signo Ascendente é a constelação do zodíaco que está ascendendo no horizonte na hora do nascimento. Em outras palavras é o signo que está no nascente no momento em que a pessoa nasce. Signo Descendente, ao contrário, é o que está no poente, ou seja o signo que está descendendo na hora do nascimento.

Em termos de significado astrológico, o Signo Ascendente informa a personalidade do ser. A forma com que a pessoas se expressa no mundo e a forma com que é vista pelas demais pessoas.
Vejamos o diferentes tipos de personalidades mundanas informada pelo Signo Ascendente.

Ascendente: Áries

Com Áries no Ascendente, a pessoa deveria encarar a vida de maneira direta e enérgica. Há necessidade de ser decidido, de agir e ter o poder de criar e dirigir a vida. A essência de Áries Ascendente é encontrar este poder criativo dentro de si, e não ficar esperando que as coisas aconteçam. A vida apresenta-se como uma aventura, uma busca, um desafio. Se os demais posicionamentos no mapa indicam uma natureza calma e retraída, haverá maior esforço para desenvolver as qualidades arianas. Quando a expressão de Áries Ascendente é negada, a frustração interior acumulada pode explodir periodicamente como doenças, explosões dramáticas e ferozes, ataques de raiva ou quaisquer outras formas de comportamento auto-destrutivo.
Se Áries está ascendendo, o signo oposto, Libra, vai estar no Descendente, avisando a pessoa para equilibrar sua autonomia desenfreada com um pouco de consideração pelo próximo. No entanto, se os que têm este Ascendente precisam escolher entre um extremo e outro, é provavelmente mais prudente que eles errem a favor da auto-afirmação e audácia em vez de conter-se demais com o objetivo de manter a paz ou se adaptar às exigências dos outros. Depois de terem encontrado o próprio poder e liberarem a coragem de serem eles mesmos, aí então podem aprender a regular, ajustar e dispor de sua natureza conforme suas necessidades. Finalmente, as qualidades de Libra, de graça, previdência e consideração pelo ponto de vista das outras pessoas terão de ser incluídas.

Ascendente: Touro

A pessoa que tem Touro, um signo fixo de terra, no Ascendente, deve encarar a vida com mais vagar e estabilidade. Em vez de se precipitar para as coisas, Touro Ascendente deveria planejar, estruturar e trabalhar de modo sistemático para as suas metas. A fixidez desse signo no Ascendente sugere que a pessoa precisa aderir ou continuar numa fase de experiência por muito mais tempo que as outras. O perigo consiste na pessoa ficar preguiçosa ou indolente demais e continuar com algo simplesmente por hábito, fidelidade e segurança, quando determinada coisa já foi ultrapassada em seu propósito e serventia. É necessário para Touro Ascendente aprender quando segurar e quando soltar.
A pessoa com Touro Ascendente também tem necessidade de se sentir confortável na parte material e terrestre da vida, e de ver resultados concretos e palpáveis para seu esforço. Uma boa consideração para com o corpo e suas necessidades deveria ser desenvolvida. O ideal seria não ser demasiadamente impelida ou governada pelos instintos; no entanto, dissociar o "self" da natureza básica dos instintos também não é uma situação recomendável.

Quando Touro se encontra no Ascendente, Escorpião está no Descendente. Isso significa que emoções fortes e intensas serão sentidas na esfera dos relacionamentos. Ciúmes e possessividade podem ser a base de muitos problemas com os outros, e aqueles com Touro no Ascendente terão que enfrentar, examinar e desenvolver maior domínio sobre a parte destrutiva de sua natureza emocional. Em outras palavras, Escorpião no Descendente forçará a olhar para dentro de si, sondar motivações ocultas e causas secretas para transformar a maneira como usa o poder. O Descendente Escorpião não permite encarar a vida como ela se apresenta à primeira vista. Por causa de problemas interpessoais, é sacudido de sua letargia e obrigado, periodicamente, a limpar e eliminar o que tem guardado dentro de si, modificando velhos padrões de comportamento que não servem mais.

Ascendente: Gêmeos

Gêmeos Ascendente encara a vida como uma curiosidade e desejo de compreender como funcionam e pessoas e coisas. Versatilidade e adaptabilidade são duas características para um bom êxito, mas podem contribuir para despertar outros interesses e tão diversos que se manifesta a síndrome do "pau para toda obra, mestre de nenhuma". Gêmeos Ascendente detesta perder alternativas e se entregar a uma única coisa, o que significaria excluir outras tantas.

Desenvolver a capacidade de se comunicar por intermédio da escrita, da fala ou qualquer outra forma de trocar idéias contribui para o seu senso de identidade, bem como aumenta o seu impacto junto ao meio ambiente. De certo modo, pessoas assim estão destinadas a distribuir informações e colher certas idéias e atitudes num lugar e depois depositá-las ou aplicá-las em outras áreas.
Se Gêmeos está no Ascendente, Sagitário está no Descendente. Através de um relacionamento, Gêmeos Ascendente entra em contato com o ponto de vista de outras pessoas, pelo qual pode compreender, explorar e interpretar a vida. O melhor parceiro é o que pode anular a tendência de se perder num labirinto de idéias ou numa teia de inconseqüências.. A visão mais ampla e as aspirações de Sagitário Descendente ajudam a manter um sentido de direção e uma meta em vez de diversificar constantemente. Em outras palavras, outras pessoas muitas vezes fornecem o sentido de propósito geral que Gêmeos Ascendente não consegue encontrar sozinho.

Gêmeos Ascendente tem mãos hábeis e "duas mentes", que em muitas situações podem aparentar ser pessoas diferentes em situações diferentes. É perito em personificar os outros.

Ascendente: Câncer

Com Câncer no Ascendente consegue-se uma maior realização por intermédio de uma sofisticada harmonização com os sentimentos. Algumas pessoas que têm Câncer no Ascendente são de tal maneira emocionalmente vulneráveis e expostas que aprendem a proteger-se, desenvolvendo uma rígida carcaça externa. A sua principal tarefa é encontrar meios de usar sua própria sensibilidade em vez de serem esmagados por ela. Outras pessoas com Câncer Ascendente podem ignorar o que existe por baixo da superfície calma e disciplinada. Estas pessoas atrairão experiências que dão ênfase à necessidade de reconhecer, respeitar e liberar os sentimentos.

O caranguejo fornece a descrição apropriada do Câncer Ascendente. Além de colocar-se pronto para esconder-se em sua concha, o caranguejo tem um jeito específico de se aproximar de situações a partir de uma posição lateral. O caranguejo não se sente bem na água o tempo todo, então arrisca-se na terra; em seguida, porém, retira-se de novo para a água. Mostra também a dança de fluxo das marés: dois passos para a frente, um passo para trás. Câncer Ascendente deveria aprender a respeitar e aceitar o sentido interno e orgânico de seu próprio ritmo e cadência. Neste sentido é capaz de entrar em sintonia com a natureza clínica da vida. Há também a grande tenacidade de Câncer. Suas garras não soltam facilmente o que seguram. Câncer Ascendente agarra-se aos seus sentimentos, sejam eles de alegria ou de dor, e não os abandonam facilmente, até que sentimento mais forte apareça. Explicações, discussões e racionalizações não terão sucesso com o caranguejo.

O signo de Câncer é associado ao útero e aos seios. Os seios fornecem o alimento para sustentar uma nova vida, e o útero é o meio ambiente perfeito onde alguma coisa pode crescer. Se Câncer está no Ascendente, a pessoa cresce em auto-conhecimento, desenvolvendo qualidades de alimentar e cuidar. Seja cuidando da família, de um negócio ou de uma causa fortemente sentida.

Quando Câncer está no Ascendente, Capricórnio está no Descendente e evoca as qualidades que põem em equilíbrio os extremos de Câncer. As pessoas com Câncer Ascendente podem ser inundadas e assoladas por ondas de emoções e sentimentos, mas para manter um relacionamento é necessário que façam uma clara distinção entre as emoções apropriadas e úteis e aquelas que devem ser filtradas ou controladas. Através do relacionamento constrói-se uma estrutura para a qual os diversos sentimentos desagregados e caóticos de Câncer possam fluir. É possível que representem suas próprias necessidades para conseguir realizar-se na vida através da ajuda a outra pessoa para que esta se torne um sucesso e consiga se estabelecer. Com este posicionamento espera-se um parceiro que ofereça segurança, força e estabilidade. Entretanto. em certo momento, Câncer Ascendente vai ter que encontrar essas qualidades dentro de si e não ficar à espera que os outros lhas tragam.
As pessoas com Câncer Ascendente são muito sensíveis e ligadas ao ambiente familiar. Por serem muito cuidadosas preferem realizar mudanças lentamente. Quando conhecem uma pessoa mostram-se amigáveis mas preferem não tocar em assuntos mais íntimos até que conheça essa pessoa muito bem. Entretanto quando passa a acreditar em alguém o faz inteiramente. Por essa razão os amigos da juventude costumar acompanhar a pessoa ao longo de toda a vida.

Para quem tem Câncer no Ascendente a casa, o lar, é muito importante e isso se manifesta desde a mais tenra infância. Quando a pessoa cresce e muda-se da casa paterna, mas preferirá ficar por perto.
Quando a pessoa que apresenta no Mapa Natal Câncer Ascendente está segura e autoconfiante, pode ser uma pessoa generosa. Especialmente adora proteger pessoas desprotegidas. É sensível ao sentimento dos outros e sabe como que as palavras podem ferir facilmente os seus sentimentos.
Nas áreas onde falta autoconfiança a pessoa encontra sérios problemas. A sensibilidade torna difícil aceitar críticas principalmente das pessoas que ama. Quando os sentimentos são feridos, a tendência é retirar-se e evitar os outros.

Se encontra um lar paterno instável durante a infância haverá um sentimento de que falta alguma coisa na vida. É importante ter segurança emocional desde o começo.

A necessidade de segurança e integridade reflete-se também na vida sexual. Quando envolve-se num relacionamento não é para ser uma coisa rápida e superficial: espera que tenha uma longa duração. Tende até a aceitar uma série de tribulações para levar adiante o "affair" ao longo do tempo. A supersensibilidade, a tendência de levar tudo a sério demais, são problemas que afetam os relacionamentos afetivos. Dá para resolver isto, em parte, escolhendo cuidadosamente as companhias. A pessoa escolhida deve atentar para as reações emocionais e discriminar aquilo que vem realmente do coração.

As desilusões podem ser muito traumáticas porque a pessoa com Câncer Ascendente tende a ser muito leal no amor e um ato de deslealdade da pessoa amada traz muita amargura. Deve ser evitado desejo de posse física; a lealdade vem mais do coração que do corpo. Com este cuidado evita-se muita injúria emocional.

Fisicamente expressa sua sexualidade com amor e devoção. Para a felicidade e o sentimento de plenitude, sexo e amor devem ser sinônimos.

Ascendente: Leão

Leão Ascendente cria um mundo no qual é necessário desenvolver o poder, a autoridade e a criatividade de expressão, requisitos básicos para se conseguir um sentido de individualidade.
No entanto, em alguns casos, Leão Ascendente ser eficiente confunde-se um pouco com ser afetivo. No caso de Leão, autopromoção, vontade de aparecer e gestos amplos são feitos por uma premente necessidade de ser alguém e de se sentir importante. Qualquer coisa é melhor do que simplesmente ser. Quem tem Leão Ascendente está sistematicamente preocupado com algo com que todos se preocupam vez ou outra: aparecer como indivíduo em seu próprio direito.

Existe, porém, o perigo de que enfrentem o mundo com orgulho exagerado. Alguns nascem querendo ser tratados com realeza; no entanto, devem estar preparados para fazer um esforço que lhes permita conseguir o desejado respeito e o status em vez de se retirar com raiva e depressa quando a glória não é despejada sobre eles de modo inquestionável. Algumas vezes tais pessoas ficam temerosas ou hesitam em tentar algumas provas só para não vivenciar a sensação do erro. Os que não tentam desenvolver uma maneira saudável de dar vazão a seu poder pessoal e à sua criatividade se tornam, às vezes, amargurados e cínicos perante o mundo, por não terem seus gênios reconhecidos.

Leão associa-se ao coração, o centro do corpo, e este signo tem muito amor para dar. Deixando de lado os grandes gestos, Leão Ascendente, assim como o Sol, pode irradiar calor generoso, cura e energia vital para aqueles que o recebem. No entanto, Leão Ascendente em geral espera algo em troca, algum tipo de gratidão e reconhecimento por tudo que fez. Um ponto decisivo é alcançado quando Leão Ascendente pode dar sem pedir nada em troca.

Enquanto é primordial para quem tem Leão Ascendente desenvolver um saudável sentido de seu próprio poder, autoridade e valor, Aquário Descendente significa que estas pessoas serão confrontadas com outras ou por situações que obrigam ver a vida a partir de uma outra perspectiva que não a do seu próprio ser. O indivíduo ainda pode ser respeitado mas tem que considerar as exigências de um sistema mais amplo do qual faz parte. Aquário na Casa das Relações Contratuais sugere que relacionamentos com uma só pessoa se constituem em treino para compartilhar e alcançar metas comuns, neutralizando dessa maneira as possíveis autocentradas e egoístas inclinações de Leão Ascendente. Para se manter um relacionamento duradouro no qual a personalidade de nenhuma das partes seja reprimida, o fogo e a paixão de Leão Ascendente devem ser esfriados e contidos (não extintos) pela arejada objetividade e justiça de Aquário.

Ascendente: Virgem

Com Virgem no Ascendente, o nascimento da individualidade se faz através da análise mental, da discriminação, da autocrítica e do processo cada vez mais específico do self. Isso muitas vezes significa desenvolver maior habilidade e competência no campo de trabalho e na área criativa escolhidos. Como signo do elemento terra, existe a necessidade de empregar os conhecimentos tendo em vista um propósito: ser útil e produtivo.

Virgem no Ascendente chama a atenção para o corpo físico e a preocupação com o seu bom funcionamento. O tratamento prático das necessidades comuns do dia-a-dia também é a manifestação deste Ascendente.

Virgem nesta posição pode ser associado ao que se poderia chamar de "a correta assimilação da experiência". A experiência, como a comida, tem que ser mastigada para depois ser engolida e digerida. Processos catabólicos dentro do corpo separam aquilo que tem valor, e que deve ser integrado, daquilo que é tóxico e venenoso. Virgem Ascendente deveria usar este processo para a digestão da experiência da vida. Analisando o self e a vida em geral, é possível extrair da experiência tudo o que é mais conveniente e reconhecido, e, no final, o que deve ser limpo e/ou eliminado. Ater-se a sentimentos tais como a negatividade e o ressentimento, durante muito tempo, significa que a psique e, mais cedo ou mais tarde, o corpo ficam obstruídos, enfraquecidos, envenenados.

Com Virgem Ascendente, existe o perigo de se tornar tão obsessivo com a ordem, a correção e a precisão que a pessoa perde a espontaneidade e a fluidez. Neste caso, Virgem se enquadra demais tornando-se fechado e rígido. Peixes aparece, de alguma forma para dizer: relaxe, deixe rolar, afrouxe o controle e seja indulgente, ocasionalmente. Peixes no Descendente encoraja Virgem Ascendente a se relacionar com os outros de uma maneira mais compassiva e com um certo grau de sacrifício e aceitação, em vez de ser sempre o juiz, o crítico. Através de Peixes Descendente, Virgem Ascendente ganha um tipo de entendimento que invade o coração quando este está aberto e receptivo. Há mais vida na vida do que aquela que pode ser medida, enquadrada e testada.

Ascendente: Libra

Libra Ascendente requer deliberação e ação cuidadosamente escolhidas, com base numa constatação objetiva e justa de qualquer situação. Em outras palavras, tudo o que os outros precisam ou querem, tem que ser levado em consideração. Um julgamento reflexivo é a tônica deste Ascendente: várias alternativas são pesadas na balança e a maneira mais apropriada de ser ou agir será selecionada. No entanto, esta capacidade de perceber o ponto de vista dos outros, bem como a habilidade de analisar uma situação por todos os seus lados, pode tornar difícil a ação. Daí a reputação de Libra Ascendente de vacilante, indeciso e de estar sempre "em cima do muro". As escolhas são bem mais fáceis de serem feitas quando se tem um sistema de valores no qual basear-se. A responsabilidade de estabelecer um conjunto de valores, padrões e idéias, sobre os quais se possa fundamentar uma ação pesa demais sobre os ombros de Libra Ascendente. Seria tão fácil deixar outra pessoa decidir por eles! E mesmo quando Libra Ascendente baseia suas ações naquilo que parece verdadeiro e justo, será que existe uma garantia de que a coisa vai dar certo até o fim? Libra Ascendente também significa tentar equilibrar o lado masculino e o lado feminino da vida, as necessidades místicas e as noções práticas entre cabeça e coração, intuição e lógica e, o mais importante entre o que queremos e precisamos e o que os outros precisam e querem. Libra Ascendente busca o relacionamento perfeito, a filosofia ideal e por isso tudo o que é harmonioso e agradável. Muitas vezes existe um interesse em artes e uma atração por sistemas abstratos, como a política ou a matemática, que lhe oferecem simetria e conceitos perfeitos. Alguns dos ideais e das crenças de Libra Ascendente podem estar muito além das relações mais básicas das realidades da vida. No entanto, ao mesmo tempo, este Ascendente pode ser bastante crítico quando alguma coisa não acontece como o desejado ou esperado. Todos que têm este posicionamento podem ser assim: "Em nome da harmonia é melhor que as coisas sejam do meu jeito, tá!". (Será que é Áries aparecendo?).

Os relacionamentos são importantes para Libra Ascendente e também necessários para a sua evolução e crescimento pessoais. Se Libra está no Ascendente, Áries está no Descendente. De certo modo, Áries na esfera da vida associada com um parceiro faz surgirem qualidades librianas. Se um parceiro é terrivelmente egocêntrico e dogmático (um tipo ariano), o Ascendente Libra vai ter que aprender a se ajustar e a fazer concessões. No entanto, se a outra pessoa se torna injusta demais, enérgica e exigente, Libra Ascendente aprende a intervir em favor de seu "self" e a exigir traços librianos de igualdade e equilíbrio. Os opostos têm uma maneira toda sua de entrar uns nos outros. Se o Ascendente Libra não gosta da maneira como você conduz as situações, logo você irá ficar sabendo.

A maioria dos livros de astrologia atribuem a Libra muito charme pessoal e um corpo bem proporcionado, porém com a tendência de engordar devido à preguiça e à autoindulgência. Os signo do Ar quando no Ascendente têm, em geral, uma visão muito primitiva delas.

Ascendente: Escorpião

Escorpião Ascendente está relacionado ao oitavo trabalho de Hércules. O herói tem que achar e destruir a Hidra, um monstro de nove cabeças que vive numa caverna no fundo de um pântano tenebroso. Primeiro ele tenta matar a besta enquanto ela ainda está na água, mas toda vez que lhe corta uma cabeça aparecem mais três em seu lugar. Finalmente Hércules lembra dos conselhos de seu mestre: "Nós nos elevamos ajoelhando-nos, conquistamos nos rendendo e ganhamos, desistindo". Hércules então ajoelhou no pântano e levantou a Hidra por uma de suas cabeças tirando-a da água (emoções) para o ar (intelecto). Afastada da água, a Hidra imediatamente começa a perder seu poder e sua agressividade. Hércules corta todas as cabeças mas aí aparece uma décima, na forma de uma jóia preciosa que ele enterra debaixo de uma rocha.

Essa história liga-se estritamente com a dinâmica de Escorpião Ascendente. De alguma maneira, quem tem Escorpião Ascendente tem que confrontar e combater o que é obscuro, tabu, oculto ou destrutivo. Alguns enxergarão a besta externamente e lutarão com o que é obscuro e maligno "lá fora". Para outros, a Hidra se esconde no fundo de suas próprias psiques, simbolizando emoções destruidoras tais como ciúme, inveja, avareza, luxúria ou ânsia de poder.

Hércules teve sucesso ao destruir a Hidra tirando-a do pântano e levantando-a no ar. Da mesma maneira, Escorpião Ascendente precisa levar para a luz da consciência aquilo que é obscuro e oculto dentro de si. Se a energia de Escorpião é reprimida, ela fervilha por baixo, envenenando a psique e produzindo um mau cheiro que impregna a atmosfera entre as pessoas. No entanto, quando a força total dessas emoções é liberada de forma desregrada, seu poder de destruição pode não ser suportado.
Existe uma terceira alternativa: em vez de reprimir o lado Escorpião da natureza, ou soltá-lo integralmente, é possível reconhecer os sentimentos envolvidos e depois transformá-los ou canalizá-los de maneira construtiva. Como a jóia que aparece quando a Hidra é destruída, os complexos negativos podem ser transformados em algo precioso. Muitos artistas produziram seus melhores trabalhos reestruturando suas paixões, iras ou desacertos em alternativas criativas.

A cobra muda de pele quando, crescida, a pressão interior torna a pele velha pequena demais. O vulcânico Escorpião Ascendente acumula a pressão interior até ocorrer uma explosão liberante e renovadora. Seja por livre escolha ou por coerção, Escorpião Ascendente derruba e remove velhas formas e estruturas, de modo que novas possam ser edificadas.

Existe uma profundidade no Escorpião Ascendente que compele os que têm este posicionamento a ocultar as origens de uma estratégia para tentar camuflar sentidos e motivações. Nada é tomado pelo seu valor aparente. Como a mulher do Barba Azul, existem portas que seria melhor deixar fechadas. Por si só o Escorpião Ascendente infere Touro no Descendente. Enquanto Escorpião tem que desafiar, atacar, destruir e modificar, Touro é paciente, estável, terra-a-terra e conservador. Touro está equipado para resistir às investidas de um Escorpião Ascendente e replicar com muita calma: "Tudo bem, mas não se esqueça de escovar os dentes." Os que têm Escorpião Ascendente sentem a necessidade de desenvolver estas qualidades taurinas nos relacionamentos como forma de equilibrar os excessos de seus fortes e turbulentos impulsos passionais.

O mais óbvio sinal físico de Escorpião Ascendente manifesta-se sob a forma de um intenso e penetrante olhar por baixo das sobrancelhas que chamam a atenção.

Ascendente: Sagitário

O símbolo de Sagitário é o arqueiro ou o centauro, normalmente descrita como uma criatura meio homem meio cavalo. A parte superior mostra o dorso humano apontando uma flecha para o Céu, enquanto a parte inferior, o cavalo, tem seus cascos firmemente apoiados no chão ou empinando de forma arredia. Precariamente equilibrado entre a besta e os deuses, Sagitário Ascendente evidencia este fundamental dilema na sua forma de encarar a vida. Uma parte de sua natureza aspira a grandes alturas, nobres ideais e elevadas realizações, enquanto o outro é dirigido por necessidades mais básicas e pelo instinto animal. Pode o lado animal rivalizar com uma visão maior? A lacuna entre o que é e o que poderia ser é algo muitas vezes penoso de agüentar para um Sagitário Ascendente: torna-se imprescindível encontrar maneiras criativas para resolver esta diferença.

Outra imagem associada a Sagitário é a do investigador - sempre existe mais um caminho, sempre algo novo a explorar e seguir. Em Sagitário Ascendente, a vida é encarada bem mais como uma jornada ou uma peregrinação. Às vezes, a jornada por si só é bem melhor que a chegada. Como um velho lema do signo: "Vejo a meta, alcanço a meta e vejo outra".

Como signo de fogo situado numa casa angular, Sagitário Ascendente gera calor e precisa de uma abertura ou visão para expressar sua energia e entusiasmo. Contanto que não ponha pessoas do lado fazendo propaganda de si, Sagitário Ascendente tem um jeito especial de inspirar os outros. Tem também a habilidade de empregar os acontecimentos da vida com significados de importância simbólica. Por isso nada é visto como existindo isoladamente, mas é analisado com relação a uma verdade ou a um princípio maior.

O perigo pode ser a arrogância, o abuso e a extravagância. Como Ícaro, Sagitário Ascendente pode voar alto demais para depois, em seguida, desabar no chão. Alguns normalmente vivem além das suas posses, outros vivem demais no mundo das possibilidades e nunca conseguem baixar suas visões para termos concretos.

Gêmeos no Descendente é o contraposto necessário a Sagitário no Ascendente. Quanto aos relacionamentos, quem tem Sagitário Ascendente pode observar de perto as leis básicas e os padrões de existência que intuíram. O tipo geminiano é o parceiro ideal para eles. A mente geminiana encontra as palavras certas para expressar os mais amplos conceitos e sentimentos sagitarianos. Gêmeos é capaz de analisar e questionar as conclusões de Sagitário e, desta maneira, forçá-lo a pensar mais atentamente. Gêmeos fornece a Sagitário os passos práticos imediatos que podem ser tomados para realizar as metas e aspirações. Sagitário decide que vai sair de férias, porém é o lado geminiano do self que pega a lista telefônica e procura o número do agente de viagens. As qualidades do Descendente podem ser importadas de outra pessoa ou desenvolvidas dentro do self na busca da totalidade.

Ascendente: Capricórnio

Saturno, o regente de Capricórnio, tem na mitologia uma personalidade fracionada. Por um lado, ouvimos que ele castrou o pai e comia seus filhos. Neste sentido, ele representa um princípio repressivo, crítico, frio e rígido. Por outro lado, no entanto, na mitologia romana ele regeu a "idade do ouro". A Saturnália era um festival de licenciosidade, de sensualidade, de abundância e indulgência: o tempo da Cornucópia.

As qualidades de Capricórnio no Ascendente refletem a natureza dual de Saturno. Lembrando o princípio geral de que nos encontramos através do desenvolvimento das qualidades do Ascendente, Capricórnio nesta posição sugere a necessidade de uma apreciação desses dois lados da vida.
O primeiro lado de Capricórnio é bem documentado. Com este signo ascendendo, tem-se muitas vezes a impressão de um severo pai observando tudo e esperando obediência a certas realizações de seus filhos. A energia e o entusiasmo devem ser usados de forma prática e produtiva, e dentro de limites definidos. Eles não podem fluir ou boiar com qualquer coisa que apareça; nem tampouco pode-se permitir que sejam soterrados por qualquer capricho ou paixão. A fim de atender às exigências do "pai dentro de si mesmo", Capricórnio Ascendente precisa planejar com cautela a sua vida e estruturá-la, construindo-a lógica e calmamente conforme suas metas e ambições. A energia tem de ser medida com muito cuidado, e isso exige disciplina e controle. Capricórnio rege os joelhos, e cedo ou tarde os que têm este Ascendente terão de se curvar em submissão a uma autoridade maior - interior ou exterior - que espera algo deles. Como Jó, é muitas vezes através de grande carga de trabalho e frustrações que Capricórnio Ascendente é humilhado e aprende a aceitar certas leis, limites e estruturas. Como Cristo, pode, no último minuto, haver dúvidas sobre a validade de seu sacrifício.
Em poucas palavras, Capricórnio Ascendente tem necessidade de fazer algo do "self" e alcançar certo valor e respeito coletivos. Ele pode se rebelar ou tentar escapar de lições e responsabilidades, mas normalmente acontece que ele simplesmente se sente melhor encarando suas obrigações tanto diante de si mesmo como dos outros.

E o outro lado de Saturno - a divindade que reinou durante o a Idade do Ouro? Como signo cardeal da terra, Capricórnio tem a capacidade de lidar com eficiência no mundo material. É desenvolvendo seu conhecimento em potencial para lidar com assuntos práticos e organizá-los que Capricórnio Ascendente vive um sentido de realização e consumação. Junto com Virgem, não existe ascendente mais capaz de pôr ordem num caos do que Capricórnio, nem que tenha maior visão de possibilidades e de torná-las realidade. Também não podemos esquecer o lado Sátiro ou Pan do terrestre Capricórnio - a capacidade de apreciar sentidos físicos e o mundo natural. Talvez porque Capricórnio Ascendente está tão consciente das mais duas realidades da vida é que ele pode, por contraste, desfrutar de tudo o que é sensual e bonito.

Capricórnio Ascendente tem o sensível e aquático signo de Câncer no Descendente. A imagem de Câncer, não-agressiva, carnuda e redonda opõe-se com naturalidade à rigidez e à inflexibilidade de Capricórnio e as modera. Capricórnio Ascendente, tão intratável para o mundo, corre muitas vezes para sua casa a fim de ser mimado e acalentado pela pessoa companheira. Apesar da rigidez interior, ou da falta de confiança em si mesmo, quem tem Capricórnio Ascendente é singularmente sensível aos sentimentos dos que o cerca e muitas vezes se adapta para ir de encontro das necessidades dos parceiros. O pai severo e duro é contrabalançado pela mãe protetora, que tudo aceita. Se numa das esferas da vida vai longe demais numa só direção, a vida o compensa em outros lugares.
Muitos astrólogos acreditam que Capricórnio Ascendente, como um bom vinho, amadurece e se aperfeiçoa ficando melhor e mais feliz com o tempo.

Ascendente: Aquário

Ironicamente, os que têm Aquário Ascendente (Ascendente: Ponto do Conhecimento) recebem uma sentido mais claro de sua única e particular identidade, ficando para trás e tendo uma visão objetiva e impessoal da vida. Apreciar os acontecimentos, as pessoas, as circunstâncias e mesmo eles próprios de uma perspectiva mais afastada, permite-lhes uma imagem mais global ou completa dos planos das coisas. Um conhecimento maior do grupo, e um mais amplo sentido do contexto social em que funcionam, substitui um quadro de referência puramente subjetivo ou pessoal.

Aquário é corregido por Saturno e Urano. O lado Saturno de Aquário Ascendente pode parecer a um grupo uma melhora no seu próprio sentido de identidade e importância. Junto com isso surgem dúvidas; por exemplo, como "estar no grupo certo", como "fazer o que é certo" etc. O lado mais uraniano de Aquário Ascendente, no entanto, pode julgar inapropriado conduzir a vida somente para aumentar ou sustentar a segurança ou o poder pessoal. Algo maior que o "self" individual deve ser levado em consideração.

Com base nisso, mais do que qualquer outro signo ascendente, Aquário pode agir de acordo com aquilo que sente que vai sustentar ou melhorar o funcionamento de um todo maior. O signo de aquário tem sido associado ao mito de Prometeu. Acreditando que a humanidade poderia ser melhor do que era, Prometeu roubou o fogo dos deuses e o deu ao homem. Do mesmo modo, Aquário Ascendente consegue se encontrar melhor na vida com um sentido de esperança e de visão de um novo futuro: uma crença de que aplicando as teorias e os conceitos certos, as circunstâncias poderiam ser melhoradas; porém, do mesmo modo que Prometeu é punido pelos poderes existentes por seu feito desafiador, alguns prometeanos modernos podem ser condenados, maltratados ou mesmo aprisionados por teorias ou ações que transgridam ou que destratem a autoridade estabelecida. E mais: é da natureza da vida que velhas estruturas ou paradigmas, quando apenas sobrevivem ou já ultrapassaram a sua utilidade, abram caminho para novos padrões e idéias. Aquário Ascendente muitas vezes está sintonizado com as últimas tendências e as novas idéias que pairam no ar.
Normalmente, os ideais associados com Aquário Ascendente são igualitários: fraternidade, solidariedade, justiça e igualdade para todos. Por tudo isso, Aquário no Ascendente pode assumir a causa de segmentos da sociedade que o sistema existente condena ou oprime. Às vezes, a visão deste ascendente é idealista demais e subestima a força da mais insaciável, terrena e aquisitiva natureza das pessoas. Do mesmo modo, quem tem este signo ascendente fica irritado com as emoções irracionais e centradas em si mesmo e nos outros, que entrem em conflito com suas teorias nobres e utópicas.
Leão no Descendente é o lado sombrio de Aquário no Ascendente. Sob a fria objetividade e os ideais igualitários de Aquário pode manifestar-se o anseio leonino por poder pessoal e reconhecimento. Quem tem Aquário Ascendente, com todo o seu amor à igualdade e à liberdade, é muitas vezes atraído por pessoas de grande prestígio e influência. Pode mesmo haver uma tendência a usar os outros no sentido de conseguir força, poder e importância. Por toda essa falta de egocentrismo, Aquário Ascendente é capaz de aborrecer alguém durante horas se esse alguém o fizer de bobo (a pessoa irá ficar um bom período na geladeira). Leão Descendente é um apaixonado e usa o seu próprio sentido de "self", de honra e de prestígio como primeira base de referência. Para evitar qualquer investida de Leão Descendente, seja ela interior ou exterior, O Aquário Ascendente fica alerta para não obscurecer demais a visão que Leão tem da vida. Com Aquário, existe o perigo de da necessidade de um sistema altamente funcional tomar a dianteira da singularidade, humanitarismo e da individualidade criativa dos que têm que se adequar a eles. Exemplificando com extremos, o sonho aquariano poderia facilmente transformar-se em um pesadelo orwelliano (de George Orwell, autor do livro "1984").

Ascendente: Peixes

Peixes no Ascendente pode englobar qualquer uma das muitas manifestações associadas com este signo complexo e evasivo. Da mesma forma que dois peixes nadando em direções opostas, como aparece no símbolo do signo, a necessidade de formar um sentido sólido e concreto de autoidentidade entra em conflito com aquelas forças que provocam a dissolução e a transcendência das autolimitações. A solução desse dilema requer da pessoa com Peixes Ascendente o desenvolvimento de uma identidade que não exclua a consciência de que ela faz parte de algo maior do que o "self". Uma personalidade rígida demais tornaria isso impossível e uma identidade por demais difusa criaria dificuldades na hora de se lidar de maneira eficiente com a vida. Na primeira situação, nada do que está além das autolimitações poderia entrar no conhecimento, enquanto, no segundo caso, a pessoa fica completamente tomada pela sua sensibilidade e abertura. Os perigos são, de um lado, a inflexibilidade e, de outro, o caos e a desintegração.

Peixes Ascendente pode manifestar-se em qualquer um dos três planos tradicionalmente associados a esse signo: a vítima, o artista ou o curandeiro/salvador. A vítima não enfrenta bem as mais difíceis realidades do mundo e tenta uma via de escape ou busca de apoio, voltando-se para as drogas e o alcoolismo como uma forma de alívio. Vago e confuso, Peixes Ascendente pode seguir em frente apesar de tudo o que está acontecendo, deixando para os outros a escolha do que eles deveriam fazer. Alguns podem tentar escapar da rede do tédio e das armadilhas diárias da sociedade tradicional entrando para o submundo do crime e do comportamento aviltante. No entanto, outra expressão deste signo no Ascendente é o tipo artístico. Inspirado no mundo imaginário da psique, o artista canaliza suas percepções através de alguma mediunidade. O terceiro plano, o curandeiro ou salvador, dedica a sua vida a servir os outros, esforçando-se por tornar real uma visão da vida vislumbrada num mais amplo estado de consciência. A dor do mundo é sentida como a sua própria dor. Nos três planos, com algumas variações, este Ascendente é assimilado por algo que suprime ou invalida uma existência mais mundana ou uma limitada visão da vida.

Uma tônica para Peixes Ascendente é o sacrifício da vontade pessoal. No entanto, quando levado a extremos, quem tem este Ascendente vai repetidamente armar situações nas quais os outros tendem a levar vantagem. Além de serem pisoteados como o proverbial capacho, a falta de corretas proibições e limites muitas vezes significa abandonar o "self" a emoções e apetites que, a longo prazo, são excessivos e autodestrutivos.

Virgem no Descendente oferece os princípios de discriminação que proporcionarão o equilíbrio, o senso comum e um saudável cuidado com precauções e limites. Outros sentem necessidade de transmitir essas qualidades a eles, mas na verdade quem tem Peixes no Ascendente só consegue sentir-se bem melhor se puder encontrar dentro de si mesmo esses traços. Alguns com esta configuração estarão tão absorvidos em êxtases espirituais ou missões muito elevadas que terão necessidade de parceiros para cuidar das necessidades mais triviais e mundanas do seu dia-a-dia. Algumas vezes, o tipo Peixes é tão idealista e romântico que inconscientemente condena os outros e é muito crítico (Virgem Descendente) por eles não vivenciarem suas expectativas. Outros, com Peixes Ascendente, conseguem suas identidades somente através da salvação ou do servir aos outros.
Fisicamente, Peixes no Ascendente pode ter uma aparência sonhadora, romântica ou misteriosa. É possível que os olhos sejam grandes e pareçam quase-líquidos. Em suas maneiras, eles exalam uma receptividade e uma vontade de agradar que encanta e seduz os outros. Algumas vezes exibem tanta franqueza que outros se inspiram para salvá-los.