terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Netuno Retrógrado nas Casas Mundanas Natais, por Martin Schulman

NETUNO RETRÓGRADO NA PRIMEIRA CASA

Este indivíduo vive constantemente num estado de ilusão. Gastando muito tempo na Fase I do Processo Retrógrado, ele se imagina com diferentes identidades enquanto continua tentando se libertar de um constante sentimento de solidão. Grande parte de sua vida está num nível inconsciente, pois ele continua perdido através de sua natureza sem forma, tentando estabelecer um sentimento concreto de pertencer a si mesmo. Como um camaleão, ele está num constante estado de mudança, sempre se reajustando ao meio ambiente em que está no momento.

A maioria das pessoas com esta posição tem a tendência a sentir pena de si mesmas, sempre acreditando que alguma coisa está faltando nelas e que pode ser encontrada em outra pessoa. Este sentimento pode ser superado tão logo a pessoa aceite a parte sem forma de si mesma como sendo sua verdadeira natureza, compreendendo que isto lhe dá a liberdade para se harmonizar com seu meio ambiente, para que sua verdadeira identidade seja mais cósmica do que pessoal. Em algum momento numa vida anterior ele começou a se imaginar diferente das idéias que tinha a respeito de si mesmo. E sabendo disto ou não, este foi o início de sua viagem espiritual. Nesta vida, ele continuará a sacrificar velhas partes de sua identidade até que se harmonize verdadeiramente com sua elevada natureza cósmica. Ele aprenderá que todas as coisas da vida são apenas aparências, incluindo a imagem que ele acredita ter de si mesmo.



NETUNO RETRÓGRADO NA SEGUNDA CASA

Aqui a natureza sem forma de Netuno apresenta um conflito natural com a estrutura de forma da Segunda Casa. O indivíduo sente dificuldade para cristalizar seus sistemas de valores e tende a ser indeciso. Ele pode ser excessivamente generoso durante a Fase I mas sente que deve prevenir-se para não perder coisas durante a Fase III.

De encarnações passadas, ele aprendeu a valorizar as artes e geralmente tem um bom senso de avaliação para a música, mas a natureza Retrógrada de Netuno não lhe permite segui-las tanto quanto ele gostaria. Se elas pudessem acontecer como influências cm sua vida, ele seria muito feliz, mas o impulso natural de procurá-las deve vir de algum outro lugar no horóscopo.

Netuno está em forte desvantagem na Segunda Casa, porque continua destruindo tudo o que o indivíduo tenta conseguir. Sua segurança financeira é nebulosa, assim como os valores que defende. Toda vez que ele tenta ser firme, fica mais flexível.

Durante os seus primeiros anos, ele pode ser particularmente sensível e algumas vezes até ingênuo. Mas à medida que cresce, grande parte disto se transforma numa natureza compassiva e serena.

Embora ele venha a ter muita dificuldade para defender o que acredita estar certo, isto é apenas parte do seu Carma. Ele está vivendo esta encarnação para dissolver quaisquer falsos valores dentro de si mesmo, que trouxe do passado.



NETUNO RETRÓGRADO NA TERCEIRA CASA

Com esta posição, o indivíduo experimenta as três Fases Retrógradas. Ele tenta se sintonizar com qualquer pessoa com a qual esteja se comunicando, mas freqüentemente tem dificuldade em ser objetivo. Ele pode divagar, deixando seu ouvinte em círculos, antes de dizer o que sabe que queria dizer desde o começo. Em muitos casos havia muita tristeza nos relacionamentos de vida passada que o indivíduo está inconscientemente tentando esquecer. Isto traz dificuldade para manifestar confiança nos relacionamentos de sua vida atual. Ele é fácil de agradar, mas acha difícil acreditar que seja realmente capaz de agradar os outros. Freqüentemente, ele se afasta muito de seu caminho tentando ser aceito.

Ele pode ser altamente sensível a forças psíquicas, mas até que desenvolva mais confiança em si mesmo, este dom pode ser um obstáculo, mais do que uma ajuda. Se sua falta de confiança levá-lo a ser um pensador negativo, então a maioria de suas impressões mediúnicas serão negativas e sombrias. Mas, uma vez superado seu próprio negativismo, os elevados raios de Netuno lhe dão um insight muito bonito e claro das pessoas com que gostaria de se relacionar.

Uma vez que ele é extraordinariamente sensível aos outros, precisa ensinar a si mesmo a acreditar nas qualidades positivas dos que estão ao seu redor. Quando puder fazê-lo, sua vida muda dramaticamente para melhor.

Ele está vivendo o Carma de aprender uma forma de comunicação extraordinariamente sutil e muito evoluída, que finalmente o levará a compreensões que a linguagem não consegue expressar.



NETUNO RETRÓGRADO NA QUARTA CASA

Aqui o indivíduo experimenta muita decepção na sua posição da família. Ele tem dificuldade de se identificar com as regras de estrutura familiar durante toda sua vida, porque essencialmente baseia seus alicerces numa realidade mais cósmica. Quando ele tenta ser pessoalmente possessivo do passado, este parece escapar. As âncoras na vida nas quais normalmente tentamos nos agarrar, não são realmente oferecidas a ele. Assim, ele precisa encontrar uma outra realidade, mais universal, na qual seu alicerce seja apoiado no invisível, ao invés de na da solidez das coisas e dos relacionamentos que prendem.

Até que aprenda isto, entretanto, ele gasta a maior parte de seu tempo na Fase III do Processo Retrógrado, lamentando toda a tristeza que sente ao observar suas raízes se dissolverem sob seus pés. Freqüentemente, ele deseja poder voltar ao passado e construir aquilo que nunca existiu. Mas, carmicamente, ele precisa chegar a aprender que sua Alma nunca teve realmente necessidade do tipo de base sólida que vê nos outros.

Quando percebe isto, ele experimenta a perda do "pequeno eu" (ou como dizem os psicólogos — "a criança") a fim de abrir espaço para o adulto mais cosmicamente harmonizado. Esta é uma posição difícil para o casamento, porque a cada ano existe mais e mais necessidade de ser menos dependente. Quando o desejo por segurança emocional diminui, este indivíduo pode se elevar a grandes alturas espirituais, se aprender a levar sua imaginação criativa para a direção certa.




NETUNO RETRÓGRADO NA QUINTA CASA

Aqui muito tempo é gasto na Fase 1 do Processo Retrógrado, na qual o indivíduo inicia sua vida criando através de seus sonhos. Sendo muito intuitivo, ele tem a habilidade de ver suas próprias criações, desde que não se iluda a respeito da realidade. Algumas vezes existe uma tendência a criar sua própria realidade em lugar daquela em que o mundo à sua volta está vivendo. Então ele tenta projetá-la exteriormente, encaixando cada pessoa que encontra em personagens que possam preencher os papéis da peça que ele criou. Ao mesmo tempo, ele retribui com um instinto criativo muito sutil e bonito. Ele pode ser musicalmente ou artisticamente talentoso, mas tem que aprender a unir esforços para tornar as suas inspirações em realidade.

De muitas maneiras ele ouve um tambor diferente e freqüentemente se desviará, antes de aceitar os limites da sociedade em que vive. Ele sempre quer um sonho pessoal com o qual se identifique e que o faria ser diferente do espaço mundano que vê. Geralmente suas crenças religiosas são muito diferentes dos princípios de qualquer religião ortodoxa estabelecida. Há muita sensualidade com esta posição. Esta é outra manifestação do sentimento interior individual de liberdade de expressão Netuniana, de seus inconscientes impulsos criativos.

Carmicamente sua vida gira em torno do aprendizado de como acreditar interiormente naquilo que deseja que os outros acreditem exteriormente. Assim, de todas as maneiras que puder expressar o impressionar a si mesmo, ele fará o que tiver que ser feito a fim de estabelecer e então construir sobre um sistema de crença que era muito frágil em vidas anteriores.



NETUNO RETRÓGRADO NA SEXTA CASA

Este é o verdadeiro Anjo de Misericórdia. Aqui, as qualidades dispersivas de Netuno Retrógrado são oferecidas aos outros como uma missão de cura, ajuda, e grande sacrifício pessoal. Muitas pessoas nas profissões médicas e de enfermagem, bem como curandeiros de fé, são abençoados com esta posição.

Geralmente expressada na Fase I do Processo Retrógrado, o indivíduo busca oportunidades e situações onde ele seja necessário. A maioria de seus sonhos e ambições são dedicados a criativamente servir a sociedade que lhe deu tanto no passado. Verdadeiramente, esta é uma das posições especiais de Netuno, pois permite, a todos que a possuem, trazer sua compreensão cósmica para o plano terrestre, onde possa ser útil aos outros. Nesta casa, Netuno está em sua queda astrológica, descrevendo exatamente quão difícil é fazer isto pessoalmente. Mas Netuno não é um planeta pessoal. Desde que o indivíduo possa ser um servidor sem ser um escravo, ele fará o melhor que puder para viver a vida de um humanitário muito dedicado.

Carmicamente, ele está vivendo uma vida para servir, e quanto mais o fizer, mais se liberta do círculo do Carma.



NETUNO RETRÓGRADO NA SÉTIMA CASA

Esta posição força o indivíduo a se tornar muito independente. A força prometida de outros é negada, seja através do escapismo de um companheiro no casamento, ou da irrealidade de outras pessoas na vida do indivíduo. Ele aprende a confiar e a depender de si mesmo. A Fase Retrógrada que é enfatizada dependerá naturalmente do signo que estiver na cúspide da Sétima Casa, mas dependerá muito também do companheiro do indivíduo.

Geralmente ele reage como uma espécie de resposta secundária à maneira como este planeta está sendo usado por aqueles a quem ama. Através de uma tremenda sensibilidade aos sentimentos de outras pessoas, ele fica mais compassivo enquanto os anos passam. Ele aprende a esperar menos dos que são menos capazes de dar. E aprende a construir mais dentro de si mesmo.

Ele está vivendo através de um Carma muito espiritual, de experimentar um amor impessoal naquela área de sua vida onde ele conscientemente esperou um amor pessoal. Ao mesmo tempo em que passará por alguns desapontamentos em seus relacionamentos íntimos, ele é abençoado com uma tremenda oportunidade para o desenvolvimento da Alma através do sacrifício sincero.

Ele terá que retirar muita força de dentro de si mesmo, porque nesta encarnação ele experimentará muita solidão. E muito do amor que espera receber dos outros será, na realidade, o espelho fiel do que ele mesmo distribuiu.

Assim, é menos o amor dos outros que ele sente do que o quanto eles lhe mostram da quantidade de amor que ele está dando. Se for casado, ele pagará uma dívida Cármica ao seu parceiro, através de um amor de sacrifício.



NETUNO RETRÓGRADO NA OITAVA CASA

Esta é uma posição muito forte para Netuno Retrógrado, dando ao indivíduo um insight aguçado dos valores dos outros. Ele gosta de servir, e é muito consciente das necessidades alheias. Ao mesmo tempo, a natureza Retrógrada do planeta tende a fazê-lo conter-se. Ele guarda suas impressões para si mesmo, freqüentemente parecendo estar num estado de animação suspensa, até sentir que precisam de sua ajuda. Aqui, existe muita visualização sexual semiconsciente, baseada no que a pessoa sente que necessita da vida. Contudo, nesta área e no mundo dos negócios e das finanças, ele precisa de direção, para que não se confunda. A natureza Retrógrada de Netuno combinada com as tendências interiores da Oitava Casa tornam-no muito introspectivo enquanto ele gasta a maior parte de seu tempo na Fase III do Processo Retrógrado.

Uma das características mais singulares desta posição é que o indivíduo nasce com talentos mediúnicos naturais, que, se adequadamente desenvolvidos, podem levar a uma vida muito rica de constante realização cósmica.



NETUNO RETRÓGRADO NA NONA CASA

Aqui, Netuno Retrógrado encontra um lugar especial, no qual seus poderes intuitivos exaltam a compreensão da mente superior. Se positivamente aspectado, a profundidade de inspiração pode ser enorme. O indivíduo é capaz de captar a mais alta essência da vida e seu verdadeiro significado. Com freqüência ele sente rejeição e uma sensação de solidão em seus relacionamentos pessoais, mas isto serve apenas para torná-lo mais cosmicamente ciente de sua natureza divina.

Ele é excessivamente sensível ao seu meio ambiente, tendendo às vezes a exagerar suas impressões sensoriais. Seu humor é fortemente influenciado pelas condições do tempo e pelas vibrações gerais harmoniosas de onde ele estiver no momento. Sendo uma alma muito compassiva, ele pode dirigir suas sensações intencionalmente, se sentir que está atendendo a algum chamado superior.

É durante a Fase I do Processo Retrógrado que as qualidades visionárias desta posição se tornam destacadas. Carmicamente, o indivíduo está destinado a compreender a si mesmo nos seus níveis mais sutis. Um afastamento temporário da sociedade o ajuda a ver, mais claramente, sua essência superior. Nesta vida, ele está prosseguindo uma procura da verdade, seguindo a ordem da natureza e da lei cósmica natural.



NETUNO RETRÓGRADO NA DÉCIMA CASA

Aqui, Netuno Retrógrado se encontra numa posição difícil. A necessidade pessoal do indivíduo por um sentido na vida é continuamente destruída pela falta -de forma da realidade cósmica que ele alcança. Ele freqüentemente se sente confuso a respeito de suas metas, porque sente o plano infinito do mundo e tem dificuldade para compará-lo a qualquer coisa que poderia fazer. Assim, ele pode ter um tremendo insight mas seu impulso é enfraquecido pela natureza não-competitiva de seu ser.

Ele pode ser altamente criativo e deveria se envolver numa ocupação na qual as qualidades inspiradas e visionárias são necessárias. Se o signo na cúspide da Décima Casa for negativo, então o indivíduo gasta muito tempo na Fase III do Processo Retrógrado, na qual ele não apenas absorve os ideais de seus companheiros, mas também tende a ser tímido quando confrontado com situações públicas ou sociais.

Ele está trabalhando através de um Carma de aprender a ser não apenas impessoal em sua carreira, mas também a não se identificar com status ou posição social. Uma vez que aprenda isto, ele pode ser profundamente intuitivo e altamente profético, tendo muito sucesso social, porque não o está desejando. Talvez, o caminho mais fácil de alcançar a verdadeira compreensão de seus sentimentos seja quando perceber que ele, que ganhou "a corrida de ratos", simplesmente provou que é o maior rato!



NETUNO RETRÓGRADO
NA DÉCIMA-PRIMEIRA CASA

Aqui o indivíduo tende a se retirar do processo criativo. Ele gasta a maior parte do seu tempo na Fase III se refugiando num mundo de sonho que se tornou sua realidade. Ele tende a estar no lado não-prático, pois o alcance de sua imaginação ultrapassa de longe a realidade do mundo à sua volta. Ele é altamente compassivo e freqüentemente sacrificará muita coisa pelas necessidades dos outros. Ele é tão profundamente apreciativo da vida, que criar coisas para si mesmo é muito menos importante do que apenas experimentar a essência de tudo que pode absorver.

Ele gosta de se sentir necessário pelos seus amigos, pois deles obtém um sentido mais profundo.

Com esta posição, o indivíduo traz a esta vida um Carma construído sobre sonhos passados. Isto geralmente o torna idealista a ponto de não se disciplinar facilmente aos padrões da sociedade. Ele sempre sente que há uma música superior, um significado mais sutil para a vida, e uma compreensão mais profunda daquilo que o mundo chama de amor. De todas as posições do Zodíaco este é o indivíduo que pode generosamente dar, não somente sem esperar qualquer coisa em retorno, mas nem mesmo querendo que a outra pessoa saiba que foi ele quem deu.

O nível de consciência pode ser extraordinariamente alto, pois as tradições e restrições da sociedade não restringem a imaginação criativa do indivíduo. Um sonhador em vidas passadas, uma pessoa que busca a consciência Uraniana nesta vida, ele precisa aprender a equilibrar tudo que sente intuitivamente, com tudo que precisa lidar em níveis mais mundanos e práticos. Assim, não lhe é suficiente imaginar alguma coisa idealisticamente maravilhosa. Ele precisa encontrar os caminhos através de outras áreas em seu mapa para imprimir seus sonhos em sua realidade criativa.



NETUNO RETRÓGRADO
NA DÉCIMA-SEGUNDA CASA

Aqui, em sua casa natural, Netuno Retrógrado dá um grande insight em toda realidade cósmica. O indivíduo é capaz de ver a totalidade das coisas sem ter que dissecá-las. Sua visão é livre e impessoal porque ele pode facilmente dissolver o Carma passado não tendo opiniões a seu respeito. Muitos com esta posição são capazes de mediunidade, pois eles podem compreender a essência das coisas sem ficarem pessoalmente envolvidos. O passado facilmente se dissolve pois o indivíduo sabe instintivamente que este não tem base na realidade.

Durante a primeira metade da vida, os atributos menos cósmicos de Netuno Retrógrado são acentuados. O indivíduo experimenta uma tristeza interior que o torna uma espécie de lata de lixo psíquica, coletiva, para todos que entram em contato com ele. Mas uma vez que comece a perceber a verdadeira essência das coisas, muito de sua própria autopiedade é substituída por uma tolerância maior para com o universo no qual ele vive.

Há uma forte tendência a experimentar a Fase III do Processo Retrógrado, pois ele volta atrás, para as imagens de tudo que já viveu, numa realidade mais sutil, a fim de que tudo que não precisa levar consigo para o futuro, se torne solto.

Quase sempre, esta posição dá ao indivíduo a habilidade de se harmonizar com sua verdadeira identidade cósmica.




Extraído de:
SCHULMAN, Martin: Planetas retrógrados e reencarnação. São Paulo : Agora, 1987.

2 comentários: