sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As Qualidades Astrológicas (*)


Os signos de uma mesma qualidade têm como o próprio nome diz, certas qualidades em comum. Agora vamos dividir os personagens da nossa peça:

- os ambiciosos (cardeal),
- os perseverantes (fixos)
- os espertos (mutável).

As qualidades estão associadas ao início, meio e fim de cada estação do ano.


Cardeal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio)

Esta qualidade representa o início de cada estação.

Por isso esses signos representam ambição, espírito empreendedor, pioneirismo, iniciativa e a vontade de buscar aquilo que se quer. Podem também ser apressados, imprudentes e dominadores. Esta qualidade representa a energia necessária para começarmos algo.

A expressão: “se não tem tu, vai tu mesmo”, explica bem o que ela significa. Ela não espera. Faz acontecer, abrindo o seu próprio caminho.

As pessoas pouco ligadas a esta qualidade, podem ser muito paradas, do tipo que gostam de empurraros seus problemas para os outros. Se contentam com pouco, porque não gostam de esquentar a cabeça.

Já as pessoas muito ligadas a ela podem ser muito ambiciosas. Estão sempre apressadas, fazendo um monte de coisas, mas não tendo tempo para aproveitar a vida. Também podem ter dificuldade de terminar o que começam.


Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário)

Esta qualidade representa o meio das estações, quando o trabalho correspondente a estação correspondente está estabilizado, por isso representa lealdade, obstinação, determinação, força, constância, estabilidade, capacidade de se concentrar. Ela representa as qualidades necessárias para estabilizar, tudo o que começamos, a frase: “o apressado come cru”, nos dá uma idéia, do que esta qualidade age, ela vai com calma e lentamente vai conseguindo o que quer. Ela também busca a segurança. As pessoas pouco ligadas a ela podem ter grandes idéias, serem inteligentes e criativas, terem muita iniciativa, mas não podem não concretizar, o que começam, ou alguém tem que terminar por elas. Já as pessoas muito apegadas a ela, são teimosas, egoístas e sofrem muito com as mudanças. Ela também se não forem ensinadas desde pequenos, a se porem em movimento atavés dos esportes ou realizando pequenas tarefas, podem se tornar mais preguiçosas, que as pessoas das outras qualidades, que tiveram a mesma falha na sua criação.


Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes)

Esta qualidade representa o fim de cada estação, quando é necessária uma adaptação da estação, que está terminando para a que está começando. Por isso ela representa adaptabilidade, flexibilidade, versatilidade, engenhosidade. A expressão: “na vida você tem, que aprender a se dobrar, senão você se quebra” é a essência do que essa qualidade representa. É graças a ela que nós conseguimos nos adaptar a mudanças na vida. Ela nos diz quando é a hora de ir a luta e começar (cardeal), e quando é hora de ficar (fixo).

As pessoas pouco afeitas a esta mutabilidade, tendem a percorrer uma só direção, uma só linha de comportamento, sem perceberem quando é a hora mais apropriada para mudar de rumo, podendo ser ou muito independentes (cardeal), ou teimosos (fixo).

Já pessoas muito ligadas a ela podem ser indecisas, incapazes de decidir um rumo para as suas vidas. Podem ser muitos dependentes dos outros, inconstantes e irresponsáveis. Tendem a ser mentirosos e nos casos mais drásticos, podem se tornar criminosos (principalmente trambiqueiros), porque os valores morais, podem ser fracos(adaptáveis).

Os signos mutáveis também são chamados de signos comuns.

Como acontece com os elementos o equilíbrio das qualidades é importante para uma vida mais equilibrada e mais rica.

Você deve ter percebido, que as qualidades e os elementos podem ter coisas em comum, ou não. Quando você estudar um signo, é importante juntar as idéias associadas ao elemento e a qualidade, que ele pertence, para compreendê-lo melhor.

Áries é fogo e cardeal
Touro é terra e fixo
Gêmeos é ar e mutável
Câncer é água e cardeal
Leão é fogo e fixo
Virgem é terra e cardeal
Libra é ar e cardeal
Escorpião é água e fixo
Sagitário é fogo e mutável
Capricórnio é terra e cardeal
Aquário é ar e fixo
Peixes é água e mutável

Por exemplo: Áries é um personagem que tem muita energia e entusiasmo (fogo), que é voltada para ir atrás de suas ambições (cardeal), entre outras coisas.

A marca nada mais é, que a junção do elemento e da qualidade, que tem uma influência maior na sua personalidade. Se for o elemento ar e a qualidade fixa, sua marca é Aquário, já que Aquário é o signo de ar fixo. A pessoa com esta marca teria um intelecto forte (ar) e seria constante (fixo), só pra citar uma das várias possibilidades.

Não confunda marca com o signo. Uma pessoa com marca em aquário, não quer dizer que seja aquariana, apesar de que, se o sol ou a lua e ou ascendente estiverem no signo associado à marca, sua força será muito maior e também será mais fácil expressar a características do signo em questão.

Como já dissemos os signos e as casas estão relacionadas, por isso:

As casas relacionadas aos signos de fogo são chamadas de casas da vida.
As casas relacionadas aos signos de terra são chamadas de casas dos bens materiais.
As casas relacionadas aos signos de ar são chamadas de casas dos relacionamentos.
As casas relacionadas aos signos de água são chamadas de casas das conclusões.
As casas relacionadas com os signos cardeais são chamadas de casas angulares.
As casas relacionadas com os signos fixos são chamadas de casas sucedentes.
As casas relacionadas com os signos mutáveis são chamadas de casas cadentes.

Os planetas nas casas angulares têm mais força, porque nos empurram para agir, nas sucedentes têm menos força e nas cadentes menos força (com exceção da nona onde junto com a décima, nós dizemos que um planeta está elevado, quando contido nela).

Quando há uma ausência por elemento, ou qualidade por signo, esta carência é em parte atenuada quando as casas relativas a esse ponto de carência estiverem preenchidas com alguns planetas. Já quando são as casas que estão vazias, mas os signos correspondentes a elas estão cheios, o desequilíbrio é ainda mais atenuado, com exceção da carência de planetas nas casas angulares, que pode tornar uma pessoa mais sem iniciativa, do que alguém sem planetas cardeais, mas com essas casas com vários planetas.

Lembre-se de procurar saber qual é o seu elemento e a sua qualidade dominante, ou se há um equilíbrio entre eles, se há alguma carência. Tente fazer isso com os amigos, parentes, personagens de livros, tv, cinema, para crianças e até personagens de desenhos animados. Faça também com as pessoas que você encontra na rua, porque essas idéias só vão ficar gravadas na sua cabeça e também se desenvolver através da associação de idéias se você praticar, como tudo descrito nesse livro, e não existe outro treino mais eficaz do que procurar entender os outros e a nós mesmos.



--------------

* extraído do texto "A Análise dos Símbolos Astrológicos, autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário