quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Revoluções Lunares (Catherine Aubier)

Método de previsão que serve para descrever o clima de um determinado mês, o mês começando no dia e na hora precisos em que a Lua volta sobre sua posição de nascimento. Calcula-se esse momento da mesma forma que a hora de aniversário de Revolução solar (ver esse termo), depois estabelece-se o Tema correspondente, como se fosse um Tema de nascimento.

Esse método apresenta uma dificuldade: com efeito, levando-se em conta a rapidez do movimento da Lua, é necessário conhecer a hora de nascimento com precisão de segundos para determinar uma posição lunar exata.

Existe um outro método de Revolução lunar mais acessível: consiste em calcular o Tema mensal para o momento em que a Lua passa sobre a posição do Sol natal (em nosso exemplo, o Tema natal de Valéry Giscard d'Estaing, deveremos calcular a que hora a Lua, a cada mês, passa a 131 18'13" de Aquário).

Em todos os casos, essas revoluções são estabelecidas para o local em que se encontra a pessoa nesse momento.

Para nós, as revoluções solares são tão úteis quanto é preciso ser prudente com as revoluções lunares, que podem unicamente apresentar um interesse nos períodos particularmente importantes de vida de alguém.