terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sobre as Doze Casas do Céu (William Lilly)

Sobre as doze Casas do Céu, e alguns nomes ou termos de Astrologia.


A esfera do Céu, considerada em sua totalidade, é dividida em quatro partes iguais pelo Meridiano e pelo Horizonte, formando quatro quadrantes, e cada quadrante, por sua vez, é dividido em três partes, de acordo com os outros Círculos estabelecidos a partir de pontos de Seções do Meridiano e do Horizonte, mencionados acima, de modo que o Céu inteiro é dividido em doze partes iguais, que os Astrólogos chamam de Casas ou Mansões, considerando seu começo a partir do Leste.

O primeiro Quadrante é descrito do Leste ao Meio-Céu, ou da linha da primeira casa à linha da décima casa, e contém a décima segunda casa, a décima primeira e a décima; é chamado de quarto Oriental, Vernal, Masculino, Sanguíneo e Infante.

O segundo Quadrante vai da Cúspide do Meio-Céu à cúspide da sétima casa, contendo a nona, a oitava e a sétima casa, e é chamado de quarto Meridiano, Estival, Feminino, Jovem e Colérico.

O terceiro Quadrante vai da cúspide da sétima casa até a cúspide da quarta casa, e contém a sexta, a quinta e a quarta casa; é chamado de quarto Ocidental, Outonal, Masculino, Melancólico, Adulto, frio e seco.

O quarto Quadrante vai da cúspide da quarta à cúspide da primeira casa, e contém a terceira, a segunda e a primeira casa; é Norte, Feminino, Ancião, da natureza do Inverno, Fleumático.

A primeira casa, a décima, a sétima e a quarta são chamadas de ângulos, a décima primeira, segunda, oitava e quinta são chamadas de Sucedentes e a terceira, a nona, a sexta e a décima segunda são chamadas de Cadentes.


Os Ângulos são as mais poderosas, as Sucedentes lhes seguem em virtude e as Cadentes são pobres e de pouca eficácia:
As casas sucedentes seguem os Ângulos, as Cadentes vêm após as Sucedentes; em força e em virtude elas estão na seguinte ordem:

1 10 7 4 11 5 9 3 2 8 6 12

O significado disso é o seguinte: se dois Planetas estiverem igualmente dignificados, um no Ascendente, o outro na décima casa, deves julgar que o Planeta no Ascendente está com um pouco mais de força para causar o efeito do que ele Significa, do que o que está na décima:
Age da mesma forma no restante, do modo em que estão ordenadas, lembrando que Planetas em Ângulos de forma mais imperiosa mostram seus efeitos.

Quando dizemos o Senhor do Ascendente, ou Significador do querente, ou coisa da qual se pergunta, não queremos dizer outra coisa além do Planeta que é o Senhor do Signo que está ascendendo, ou Senhor do Signo de cuja casa a coisa demandada é perguntável; com relação à sétima casa, o Senhor daquele signo que esteja descendendo na sua cúspide é o Significador, e assim se dá com o resto, mas falaremos mais sobre isso nos Julgamentos a seguir.

Co-Significador é quando encontrares outro Planeta em aspecto ou conjunção com o Planeta que é o significador principal; este Planeta mencionado deve ter uma significação, maior ou menor, e auxiliar, ou não, na execução da coisa desejada; e assim, terá algo a ver com o julgamento, e deverá ser considerado: se for um Planeta amigável, ele significa o bem; se for um infortúnio, o contrário, ou seja, ou a destruição da coisa, ou perturbação em seus assuntos.

O Almútem de qualquer casa é o Planeta que tem o maior número de dignidades no signo que ascende ou descende na Cúspide de qualquer casa, da qual, ou a partir da qual, extrairás seu julgamento.

O Almútem de um Mapa é o Planeta que estiver mais forte em dignidades Essenciais e Acidentais, entre todos os do Esquema do Céu.

A Cabeça do Dragão, às vezes denominamos Anabibazon.
A Cauda do Dragão Catabibazon.

A Longitude de um Planeta é a sua distância do começo de Áries, numerada de acordo com a sucessão dos signos, até o lugar do Planeta.

Latitude é a distância de um Planeta da Eclíptica, tanto em direção ao Norte quanto em Direção ao Sul, motivo pelo qual dizemos que um Planeta tem Latitude Setentrional ou Meridional, quando ele se afasta da Eclíptica em direção ao Norte ou ao Sul

Somente o Sol se move continuamente na Eclíptica, e nunca tem latitude nenhuma.

A Declinação de um Planeta é a sua distância a partir do Equador, e à medida que ele declina em direção ao Sul ou ao Norte, ele é denominado do Norte ou do Sul.

Sobre as doze Casas, sua Natureza e sua Significação.

Já dissemos, anteriormente, que há doze signos e também doze Casas do Céu; agora, então, chegou o momento de relacionar a natureza destas doze casas, cujo conhecimento exato é tão necessário, que aquele que aprender a natureza dos Planetas e Signos sem o julgamento exato das Casas, é como um homem imprevidente, que adquiriu uma variedade de mobílias e móveis para casas, mas não tem onde as colocar.

Não há nada relacionado à vida do homem neste mundo que não tenha relação, de um modo ou de outro, com as doze Casas do Céu, e, assim como os doze signos são próprios de cada um dos membros do corpo do homem em particular, também as doze casas não somente representam as diversas partes do homem, mas suas ações, qualidade de sua vida e de seu viver, e a curiosidade e o julgamento de nossos Pais Antigos em relação à Astrologia foi de tal forma, que ele determinaram a cada casa uma significação particular, e assim distinguiram os acidentes distribuídos pelas doze casas, de modo que quem compreende as Questões relacionadas a cada uma delas, não sentirá falta de bases suficientes a partir das quais julgar ou apresentar uma resposta racional sobre qualquer acidente contingente, e seus sucessos posteriores.


Sobre a Primeira Casa e Sua Significação.

A primeira casa contém toda a parte do Céu da linha onde está o número um, até o número dois, onde começa a segunda casa.

Ela tem a significação da vida do homem, da estatura, cor, complexão, forma e figura daquele que propõe a Questão, ou nasce; em Eclipses e grandes Conjunções e com relação ao ingresso anual do Sol em Áries, ele significa o povo comum, ou o Estado geral do Reino para o qual o mapa é feito.

E como ela é a primeira casa, ela representa a cabeça e a face do homem, de modo que se Saturno, Marte ou o Nodo Sul estiverem nesta casa, no momento da Questão, ou no momento do nascimento, deves observar alguma marca na face, ou no membro apropriado ao signo que estiver, então, na cúspide desta casa: por exemplo, se Áries estiver no Ascendente, a marca, verruga ou cicatriz é, sem erro, na cabeça ou na face, e se em poucos graus do signo ascendendo, a marca será na parte superior da cabeça; se estiver no meio do signo que estiver na cúspide, a verruga, marca ou cicatriz estará no meio da face, ou perto dela; se estiver nos últimos graus ascendendo, a face será marcada perto do queixo, na direção do pescoço. Eu confirmei que isso é verdade em centenas de exemplos.

Das cores, ela tem o Branco; ou seja, se um Planeta que possuir significações de branco estiver nesta casa, a compleição do significado será mais pálida, branca e esmaecida; ou, se inquirires sobre a cor das roupas de algum homem, se seu significador estiver na primeira casa, e em um signo correspondente, o vestuário do significado será branco ou cinza, ou de algum modo próximo a esta cor; do mesmo modo, se a Questão for sobre gado, quando os seus significadores estiverem nesta casa, eles denotam que ele será desta cor, ou de uma cor próxima. A casa é Masculina.

Os Co-significadores desta casa são Áries e Saturno, pois, como esta casa é a primeira casa, da mesma forma Áries é o primeiro signo, e Saturno o primeiro dos Planetas, e portanto, quando Saturno estiver, ao menos, moderadamente bem fortificado, nesta casa, e em aspecto benevolente com Júpiter, Vênus, o Sol ou a Lua, ele promete uma constituição boa e sóbria do corpo, e normalmente vida longa. Mercúrio também tem seu júbilo nesta casa, porque ela significa a Cabeça, e ele a Língua, a Imaginação e a Memória; quando ele está bem dignificado e bem posicionado nesta casa, ele produz bons oradores Ela é chamada de Ascendente, porque quando o Sol chega à cúspide desta casa, ele ascende, ou seja, surge no Céu, e se torna visível no nosso Horizonte.

Questões relacionadas à segunda casa


A partir desta casa se requer julgamentos relacionados às posses ou à fortuna de quem faz a pergunta, ou à sua Riqueza ou Pobreza, a todos os Bens removíveis, ao Dinheiro emprestado, ao Lucro ou jogo, à perda ou ao dano; em processos de Lei, ela significa os Amigos ou Assistentes do homem; em duelos privados, o Preposto do Querente; em um Eclipse ou Grande Conjunção, a pobreza ou Abastança do povo; no ingresso do Sol em Áries, ela representa a Munição, os Aliados e o Suporte que a Comunidade deverá fornecer; ela significa suas reservas bélicas.

No homem, ela representa o pescoço e suas partes traseiras em direção aos ombros; das cores, ela representa o verde.

Assim, se alguém inquirir acerca de qualquer coisa especificada acima para esta casa, deves procurar por significação a partir dela. É uma casa feminina e Sucedente, chamada em alguns Autores Latinos de Anaphora.

Ela tem os Co-significadores Júpiter e Touro; então, se Júpiter estiver nesta casa, ou for o Senhor dela, temos um testemunho de riqueza ou fortuna; O Sol e Marte nunca estão bem posicionados nesta casa, qualquer um dos dois mostra dispersão de substância, de acordo com a capacidade e a qualidade de quem tiver nascido, ou tiver feito as perguntas.


A Terceira Casa

Tem a significação de Irmãos, Irmãs, Primos e Familiares, Vizinhos, Viagens pequenas ou Viagens ao interior, mudanças freqüentes de um lugar para outro, Cartas, Epístolas, Rumores, Mensageiros; ela rege os Ombros, os Braços, as Mãos e os Dedos.

Das cores, ela governa o Vermelho e o Amarelo, ou a cor do açafrão selvagem (laranja-amarelado), ou da canela. Ela tem como Co-Significadores Gêmeos, como Signo, Marte, como Planeta, o que é uma razão pela qual Marte, nesta casa, a menos que esteja unido com Saturno, não é muito infortunado; ela é uma casa Cadente, e é o júbilo da Lua; assim, se ela estiver posicionada nesta casa, especialmente em um signo móvel, temos um testemunho de muitas viagens, andanças, caminhadas trotes e marchas, ou de ficar pouco tempo quieto. A casa é Masculina.


A Quarta Casa.

Dá julgamento sobre os Pais em geral e sempre do Pai de quem pergunta, ou de quem nasce; sobre Terras, Casas, Moradias, Heranças, Lavoura da Terra, Tesouros escondidos, a determinação ou fim de qualquer coisa; Cidades, Vilas ou Castelos, sitiados ou não, todas as Moradas antigas, Jardins, Campos, Pastagens, Pomares, a qualidade e a natureza dos solos que se adquire, Vinhedos, Milharais, etc., e se a terra será Arbórea, Pedregosa, ou estéril.

O Signo da quarta denota a Cidade, o Senhor do Signo, o Governador; ela rege o Peito e os Pulmões.

Das cores, o Vermelho. Seu Co-significador é Câncer, e dos Planetas, o Sol; nós a chamamos de o Ângulo da Terra, ou Imum Coeli [Fundo do Céu]; ela é feminina e o Ângulo do Norte; em Natividades ou Questões, esta quarta casa representa os Pais, assim como o Sol durante o dia e Saturno, à noite; no entanto, se o Sol estiver localizado nesta casa, ele não será um infortúnio, mas na verdade aponta que o Pai será de uma disposição nobre, etc.


A Quinta Casa.

Por esta casa, julgamos sobre Crianças, Embaixadores, sobre o estado de uma Mulher grávida, sobre Banquetes, Tavernas, Casas de Bebidas, Jogos, Mensageiros ou Agentes a serviço da República; sobre a riqueza do Pai, a Munição de uma Cidade sitiada; se a Mulher grávida dará à luz um menino ou uma menina; sobre a saúde ou doença do Filho ou Filha de quem fez a Questão.

Ela rege o Estômago, o Fígado, o Coração, os Lados e as Costas, e é masculina.

Das cores, ela rege o Preto e o Branco, ou a cor do Mel, e é uma casa Sucedente. Seus Co-Significadores são Leão e Vênus, que tem seu júbilo nesta casa; portanto, é a casa do Prazer, do Deleite e da Alegria, é completamente afligida por Marte ou Saturno, e eles, posicionados nela, mostram crianças desobedientes, inconvenientes e desagradáveis.


A Sexta Casa.

Ela está relacionada com Servos, Serventes Domésticas, Escravos das Galés, Porcos, Ovelhas, Lebres, Coelhos, todos os tipos de Gado pequeno, e com lucros e perdas advindos destas; Enfermidades, suas qualidades e causas, o principal humor prejudicado, se a doença será longa ou curta; Trabalhadores diurnos, Inquilinos, Fazendeiros, Pastores de Ovelhas, de Porcos, de Gado doméstico pequeno; ela significa Tios, ou os Irmãos e Irmãs do Pai.

Ela rege a parte inferior da Barriga, e os intestinos até o Traseiro; esta casa é uma casa Feminina e Cadente, infortunada, uma vez que não faz aspecto com o Ascendente.


Das cores, as cores negras; Marte tem o seu júbilo nesta casa, mas seus Co-Significadores são Virgem, dos Signos, e Mercúrio, dos Planetas; é comum encontrarmos que Marte e Vênus em Conjunção, nesta casa, são testemunhos de um bom Médico.


A Sétima Casa.

Ela concede julgamento do Casamento, e descreve a pessoa sobre a qual se pergunta, se é Homem ou Mulher, todos os tipos de questões de Amor, nossos inimigos públicos, o Defensor em um processo de Lei; na Guerra, o Partido oposto; todas as disputas, Duelos, Processos Legais; na Astrologia, o próprio Astrólogo; na Medicina, o Médico; Ladrões e Roubos; a pessoa que roubou, se ela é Homem ou Mulher; Esposas; Pessoas Amadas, sua forma, descrição, condição, de nascimento Nobre ou ignóbil; no ingresso Annual, se podemos esperar Guerra ou Paz; da Vitória, quem sobrepuja, e quem perde; Fugitivos; Foras-da-Lei e Banidos.

Ela tem Libra e a Lua como co-significadores; Saturno ou Marte afligidos nesta casa mostram infortúnio no Casamento.

Das Cores, uma cor escura e Negra.

Ela rege as Coxas, e do Umbigo às Nádegas; é chamada de Ângulo do Oeste e é Masculina.

A Oitava Casa.

As Propriedades de Homens falecidos, Morte, sua qualidade e natureza; o Testamento, o Legado e as Vontades de Homens falecidos; Dote da Esposa, Porção da Donzela, se grande ou pequena, se fácil de ser obtida ou apenas com dificuldade.
Em duelos, representa o Preposto do Adversário; em Processos Legais, os amigos do Defensor.
Que tipo de Morte um homem terá; ela significa medo e angústia mental. Quem será o herdeiro ou desfrutará da herança do Morto.

Ela rege as Partes Pudendas. Das cores, o verde e Negro.

Ele possui Escorpião, dos Signos, como Co-Significador, e Saturno; as Hemorróidas, a Pedra na Vesícula, Incontinência Urinária e Ardume ao Urinar, Venenos e a Bexiga são regidos por esta casa; é uma casa Sucedente, e Feminina.

A Nona Casa.

Através desta Casa damos julgamento de Viagens longas ou Jornadas que atravessem o mar; de Religiosos, ou Clérigos de qualquer tipo, sejam Bispos ou Ministros inferiores; Sonhos, Visões, Países estrangeiros; de Livros, Aprendizado; dos Ganhos, Benefícios e Direitos de Nomeação Eclesiais; da família da Esposa, e das Esposas dos familiares.

Das cores ela tem o Verde e o Branco.

Do corpo humano, ela rege o Traseiro, os Quadris e as Coxas; Sagitário e Júpiter são os co-significadores desta Casa, pois se Júpiter estiver localizado nela, ele naturalmente significará um homem devoto em sua Religião, ou um de maneiras modestas; eu muitas vezes observei que quando a Cauda do Dragão, Marte, ou Saturno estiverem localizados e afligidos nesta casa, o Querente será pouco mais do que um Ateu ou um desesperado Sectarista. O Sol tem o seu júbilo nesta Casa, que é Masculina e Cadente.


A Décima Casa.


Ela normalmente representa Reis, Príncipes, Duques, Deões, Primeiros-Ministros, Comandantes-em-Chefe, tanto de Exércitos quanto de Cidades; todos os Tipos de Magistratura e Oficiais de Autoridade, Mães, Honra, Privilégio, Dignidade, Ofício, Advogados; a profissão ou Atividade que se pratica; ela significa Reinos, Impérios, Ducados, Países.

Das cores, ela tem o Vermelho e o Branco, e rege os joelhos e a parte traseira das coxas.

É chamada de Medium coeli [Meio do Céu], ou Meio-Céu e é Feminina. Seus Co-Significadores são Capricórnio e Marte; tanto Júpiter quanto o Sol são bastante afortunados nesta Casa, quando nela estão posicionados; Saturno, ou o Nodo Sul, normalmente negam a Honra, como a pessoas de qualidade, mas de pouca estima no mundo, aos olhos do vulgo, sem muita alegria em sua Profissão, Atividade ou Mistério, é um Mecânico.


A Décima Primeira Casa.

Ela naturalmente representa os Amigos e a Amizade, Esperança, Confiança, Segurança, o Louvor ou a Depreciação de alguém, a Fidelidade ou a Falsidade dos Amigos; em relação aos Reis, ela representa seus Favoritos, seus Conselheiros, seu Servos, seus Associados ou Aliados, seu Dinheiro, suas Finanças, seu Tesouro; na Guerra, sua Munição e Soldados; ela representa os Cortesãos, etc; em uma Comunidade governada por poucos Nobres e Comuns, ela representa sua assistência no Conselho: como em Londres, a décima Casa representa o Lorde Prefeito, a décima primeira o conselho dos Comuns; o Ascendente, a generalidade dos comuns desta Cidade.
Dos Membros, ela rege as pernas até os tornozelos. Das cores, ela rege o Açafrão ou o Amarelo.
Ela tem como co-significadores Aquário, dos signos, e Sol, dos planetas; Júpiter tem o seu júbilo nesta casa; é uma casa Sucedente, Masculina, e em virtude é equivalente tanto à sétima quanto à quarta Casas.


A Décima Segunda Casa.

Ela tem a significação dos Inimigos privados, das Bruxas, do gado Grande, como Cavalos, Bois, Elefantes, etc., Tristeza, Tribulação, Prisões, todas as formas de aflição, males auto-inflingidos. Etc. e de homens que maliciosamente prejudicam seus vizinhos, secretamente os delatam ou informam seus segredos às autoridades.

Ela tem como co-significadores Peixes e Vênus; Saturno tem o seu Júbilo nesta casa, porque naturalmente Saturno é o autor do Malfeito, e ela rege, no corpo humano, os pés.

Na Cor ela apresenta o Verde.

É uma casa Cadente, Feminina, e chamada, às vezes, vulgarmente, Cataphora, o que na verdade é um nome que serve a todas as Casas Cadentes.

Este é o Caráter verdadeiro das diversas Casas, de acordo com a Doutrina Ptolomaica e a minha própria experiência de alguns anos. Eu devo confessor que os Árabes realizaram diversas outras divisões das Casas, mas eu nunca, em minha prática, encontrei nenhuma verdade nestas divisões, e portanto delas nada digo.



Extraído de: Christian Astrology, livro I, capítulos VI e VII.
Tradução de Marcos Monteiro - http://mvmonteiro.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Obrigado por ter divulgado o texto, eu só descobri hoje. Sinta-se à vontade para reproduzir o que quiser!
    Um abraço,

    Marcos.

    ResponderExcluir